Desculpar no sentido de reconhecer o erro é positivo faz parte de uma boa educação. Não é nesse sentido que desenvolveremos o nosso tema, mas sim, 'Desculpas que não convencem a Deus'. No sentido de não realizar uma missão, justificando-se, escusando-se, sendo evasivo. Não são poucas pessoas que caem nessas armadilhas, já me vi em situações assim. Vamos tirar cinco lições de desculpas que Moises deu a Deus para não cumprir o seu chamado:
1- A desculpa da incapacidade. . "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" Êxodo 3:11. A desculpa da incapacidade está ligada a falta de autoconhecimento: "Quem sou eu?'. Não conhecer a própria identidade coloca em risco todo um projeto de vida. Quando criamos a consciência de Quem nos criou e a forma extraordinária como fomos projetados ( veja Salmos 139) nos tornamos perfeitamente capazes. Quando essa consciência não está clara olhamos para nossas limitações e nos sentimos incapazes em realizar o propósito pelo qual fomos chamados. Alguma vez você se sentiu incapacitado de atender um chamado de Deus?
2- A desculpa da incredulidade. . Mas eis que não crerão , nem acudirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu' ( Exodo 4:1. A incredulidade se contra põe no caminho da credibilidade. A incredulidade é ativa e passiva. Ativa quando está dentro de nós, passiva quando as pessoas não acreditam em nós. As vezes damos mais atenção no que as pessoas vão pensar e perdemos o foco da missão. Cumprir uma missão independe do resultado. O médico, por exemplo, cumpre sua missão para salvar um paciente mesmo em situações desfavoráveis. A missão de Moisés estava condicionada ao seu chamado e submeter-se as instruções que recebera do próprio Deus. Condições perfeitas para Moises realizar um grande trabalho, sem desculpas, mesmo tendo que enfrentar incredulidade do seu povo.
3- A desculpa da limitação física. Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente nem outrora, nem depois ue falaste a teu servo pois sou pesado de boca e pesado de língua' ( êxodo 4: 10). Os Atletas paralimpíadas tem dado lições extraordinárias de superação. Muitos recordistas, de diversas modalidades, desenvolvem habilidades motoras que superam muitos tidos como os normais. De fato, Moises tinha uma dificuldade na pronuncia. Sentia-se incapaz por não possuir uma boa eloquência, o que para Deus não era problema. Deus indaga a Moisés: 'Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê ou o cego? ( Êxodo 4: 11). "Vai e eu serei a tua boca' (cont. v.11). Imediatamente Deus resolveu o problema da gagueira de Moises. Quando Deus chama para uma missão estará junto, trazendo para si todo peso da responsabilidade. Você já se esquivou de uma missão justificando alguma limitação?
4- A desculpa da inferioridade. . "Ele, porém, respondeu: 'Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim'. Moises se sentiu muito aquém da missão e apontou para Deus que havia outras pessoas em melhores condições que ele. O espírito de inferioridade é um parasita interno que escraviza a mente a julgar-se incapacitado. O histórico dos primeiros 40 anos de Moises não era de uma homem incapaz, tímido, medroso. A sua fuga deu-se por se levantar para defender o seu povo que sofria como escravos egípcios. A sua mente perdeu o contato com o mundo real, sentia-se incapaz de aventurar-se numa missão de tamanha grandeza. A fuga nos tira do campo de batalha da vida real. Passei por esse beco da vida. Argumentei, justifiquei, para não atender determinadas demandas. Aos 70 anos decidi cumprir um arrojado projeto de vida, 70 em 10; estou vencendo todo espirito de inferioridade. Você se lembra de alguma experiência de fuga de uma missão?
5- A desculpa da Rejeição. " Então, Moisés, tornando-se ao Senhor, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falhar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo" ( Êxodo 5:22). Veja que Moises desde o começo vinha colocando sucessivas desculpas para Deus. As desculpas tem nome e elas nos acompanham no campo de batalha. Moises na primeira dificuldade real que se deparou no campo de batalha sentiu-se rejeitado por Deus. Não somos assim? Como reclamamos das coisas quando não acontecem do nosso jeito. Sempre sobra alguma coisa pra Deus. O espírito de rejeição nos leva ao desânimo, muitos desistem da missão. Por pouco Moises não desistiu. O espirito de rejeição estimula sentimentos de ressentimentos, raiva, intolerância e não pertencimento. Você já parou para pensar que somos tardios em aceitar a missão? Somos rápidos em cobrar que tudo tem que dar certo do nosso jeito? .Você já passou por algum sentimento de rejeição? Como se saiu?
'' Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil" 1 Co 15:58
Aplicação. . As coisas ficam muito mais fácil se aceitarmos quem nós somos em Cristo. Quando não assumimos a nova identidade em Cristo, que somos uma nova criatura, gera no coração e na mente um sentimento cruel de não pertencimento. Apesar de tantas desculpas, Moises, foi em frente superou todos os sabotadores internos. Lições que tiramos: Deus não deixa um filho seu pelo caminho: Deus torna clara a missão, capacita os chamados. E você, que desculpas tem apresentado a Deus para fugir da missão que confiou a você? Você se parece mais com Moises ou com Jonas? Conhecemos o desfecho da história de Moises: não cumpriu completamente a missão, não entrou na terra prometida; prevaricou nas águas de Meribá. O profeta Jonas, rebelou-se, fugiu, e ainda, contestou com Deus em perdoar inimigos do seu povo.
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário