quarta-feira, 11 de agosto de 2021

IGREJA - QUANDO SE TORNA DESPROPORCIONAL

Desproporcional significa " Que não se apresenta de maneira proporcional; sem proporção; que não é igual; desproporcionado" Dicionário Língua Portuguesa. 

A Igreja cristã foi constituída pelo Senhor Jesus Cristo para exercer um papel relevante no mundo. Seu modelo de conduta deverá ser padrão para todas as Instituições que operam na terra, tanto na  transparência  no trato com questões financeiras, quanto no trato com as pessoas, o principal objeto. Jesus é a referência tanto na missão quanto na visão Na missão, fazer discípulos. Na visão, alcançar todo o mundo. Uma Igreja para dentro e para fora.  Para dentro nutrir os fiéis na Palavra de Deus e no  cuidado das necessidades materiais. Para fora influenciar aos não crentes com o testemunho da fé evangélica e na  proclamação do Evangelho de Jesus Cristo em todo o mundo. O tema é uma reflexão: "Quando a Igreja se torna desproporcional na sua missão e na sua visão?. Destacaremos  cinco importantes áreas que fazem parte de sua missão:


1-  Oração e Palavra x Cuidado do Rebanho                                                                                             'Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" Atos 6:2-4.

. Quando a oração, a Palavra e o Cuidado do rebanho não andam juntos a missão da Igreja fica desproporcional. Esses três fundamentos básicos da missão da Igreja  são quesitos imprescindíveis  na razão de ser da Igreja.  Os Apóstolos logo que ouviram reclamações de membros desassistidos,  criaram um grupo de pessoas qualificadas para atender essa demanda.  Enquanto os Apóstolos  permaneceram  na oração e no ministério da  Palavra. A Igreja que não atende suas  demandas internas, duas coisas podem acontecer: perdas de membros para outras comunidades, ou, deixando pelo caminho membros doentes. ( I Coríntios cap. 11 retrata uma igreja desproporcional no cuidado dos rebanho. 

2-  Lideres X Liderança                                                                                                        . Um Líder que  perde o foco no preparo e na delegação de lideranças o grande prejudicado é o próprio líder. O conselho de Jetro, sogro de Moises, tornou-se uma recomendação universal para lideranças:  “Não está certo!”, exclamou o sogro. “Estás a desgastar-te; e até mesmo o povo não irá aguentar isto sempre. Escuta Moisés: é uma responsabilidade demasiada para que a suportes sozinho' Êxodo 18:17,18. Uma Igreja se torna desproporcional quando  há uma sobrecarga na liderança. É fato que todos saem perdendo. O líder vai a exaustão e os liderados não são assistidos adequadamente repercutindo na escassez na renovação de novas lideranças e no crescimento da Igreja. 

3- Trabalho Eclesiástico  x Trabalho Secular.                                                                          "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" Colossenses 3:23,24. Quando não entendemos a importância e o valor do trabalho somos levados a separar  trabalho   sagrado e trabalho  secular. Carreguei essa dicotomia por muitos anos. Salomão define bem essa questão ao dizer: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma"  Eclesiastes 9:10. A Igreja se torna muito mais relevante se explorar a influência e o potencial de seus membros espalhados em todas as áreas de atividades na sociedade. A desproporcionalidade  está no fato da Igreja esvaziar-se de sua força de influência externa atraindo essa força  para dentro de si mesma. Torna-se uma Igreja na  defensiva.  A exemplo de um treinador escalar seu time na  retranca para só se defender. 

4-  Dons Espirituais x  Recursos Financeiros.                                                                        'Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam' Mateus 6:20Uma Igreja estruturada e   organizada dependerá dos dois fatores para atender sua missão na terra.  Não há nenhuma incongruência caminhar juntos dons espirituais e recursos financeiros. Os dons cuidam de questões espirituais enquanto o financeiro cuida de questões materiais.  O próprio Senhor Jesus Cristo elegeu um tesoureiro para cuidar da  parte material.  Para manter  uma estrutura funcionando,  equipe ministerial, de apoio,  cumprir a grande Comissão pelo mundo, a Igreja precisará de mobilização de seus membros na área financeira. Uma Igreja se torna desproporcional quando se utiliza de práticas  teológicas que valorize prosperidade como  fim e não como meio; o fim, é o Reino Deus, os meios, sãos os recursos  materiais e imateriais.  Os dons espirituais são recursos imateriais  dados a Igreja para fins espirituais prerrogativa exclusiva do Espírito Santo ( confira  I Co cap.12).  Os de ordens materiais  são provisões  que Deus dá  para atender as demandas das necessidades humanas.   ( confira  2 Cor cap.9 e Jeremias cap. 29).    

5- Igreja para Dentro x Igreja para Fora.                                                                                  'Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo' Mt. 28:19.  Não deveria ter a figura de uma Igreja para dentro. A ordem de Jesus, na grande Comissão, foi clara  ( Mateus 28: 18-20).  O apóstolo Paulo enfrentou problemas com a Igreja em Corinto.  Uma igreja que desviou o foco da pessoa de Jesus com deputas internas ( I Co 3:4:4-5).  Cenário  repetido ao longo da história da Igreja. Divisão provocadas por dissensões não é motivo para se comemorar. Não é uma boa  semeadura para o  Reino de Deus. O apostolo Paulo, na sua 1a.  Carta aos Coríntios 3:5-9,   trata de dois fatores que devem nortear uma Igreja: quantidade e qualidade. Usa a figura  lavoura para definir o papel da Igreja. Sou filho de agricultor fica claro para mim essa linguagem.  A Igreja para dentro cuida da qualidade de sua semente e a Igreja para fora expande a expansão da semeadura. A desproporcionalidade está quando a Igreja semeia uma semente de má qualidade.   Está quando não há  bom uso da diversidade de suas sementes. Está quando o líder estufa o peito e se acha o dono da colheita.  Aumenta os celeiros e se torna  senhor de si mesmo, e diz: E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga" Lucas 12:19. 

6 - Transformação  x Influência                                                                                            . Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2O principal valor  de uma Igreja está no  seu  poder transformador na vida de uma pessoa,  na raiz e na identidade. Esse poder transformador  é obra exclusiva do Senhor Jesus Cristo que destruiu toda obra do pecado. A desproporcionalidade está no fato da Igreja não estar devidamente qualificada para capacitar os seus membros para serem  agentes influenciadores e de transformação.  Há muitos crentes doentes emocionais e espirituais entre nós. 

. A Igreja nem sempre é aquilo que aparenta ser. ( Comentário extraído da Bíblia Pregação Expositiva reverendo e mestre Hernandes Dias Lopes):

- " ... Ele conhece as suas obras, onde ela está e o que ela está enfrentando..' ( Apc 3: 1,8,15)

. Igreja de Éfeso - 'trabalhadora, fiel nas provas, mas perdera sua capacidade de amar a Jesus, Ela era como uma esposa que não trai o marido, mas também não lhe devota amor. ' ( Apc. 2:2-4).

. Igreja Pérgamo -  "tinha gente muito comprometida com Deus a ponto do martírio ( Apc 2:13), mas tinha também gente que caía diante da sedução do pecado'( Apc 2:14).

. Igreja em Tiatira -  'estava trabalhando mais do que trabalhara no início da carreira ( Apc 2:19), mas ação sem zelo doutrinário, o caso da Tiatira, e zelo doutrinário sem ação, o de Éfeso, não  agradam a Jesus. 

. Igreja Sardes - 'tinha reputação de viva, mas estava morta ( Apc 3.1). Além disso, havia gente no CTI espiritual (  Apc 3:2) .

. Igreja Filadélfia - 'era fraca diante dos olhos humanos, mas poderosa aos olhos de Cristo ( Apc 3:8,9). 

. Igreja Laodicéia - 'considerava-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo era pobre e miserável' ( Apc 3.17)


Aplicação 

.  Se tivesse e fosse capaz de avaliar a minha igreja, que sirvo a 42 anos,  que nota daria de 0 a 10, nos seguintes aspectos: (1) Minha Igreja cuida e edifica os seus membros a serem qualificados à prática de boas Obras? (2) Minha Igreja vem obedecendo o IDE de Jesus na expansão do Evangelho até os confins? Estou inabilitado avaliar e julgar os meus irmãos, mas posso  avaliar a mim mesmo. Quando olho para as práticas das sete Igrejas da Ásia Menor vejo-me um pouquinho de cada uma delas.  Essa reflexão é oportuna  para nos conduzir a uma sincera  autoavaliação. Reconhecer onde caímos e buscar o socorro do Senhor.  Jesus está voltando! 

 Por amor a Cristo!

Um comentário: