quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

EMPREENDER - UMA VOCAÇÃO DIVINA!

"... Nao acumuleis para vós outros tesouro sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mais ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem ferrugem corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará  o teu coração ""Mateus 6:19-21

Empreender é o termo que está mais em evidência nos dias atuais. Os cristãos tem  motivos legítimos  de empreender. Tem como referências o próprio Deus e o Senhor Jesus Cristo. Deus é o maior empreendedor da história da humanidade. Designou  o casal Adão e Eva a prosperar e  multiplicar o seu Reino aqui na terra ( Gn,2) O Senhor Jesus seguiu o mesmo espírito  empreendedor do Pai: Deixou uma ordem a sua  Igreja a multiplicar em todo mundo ( Mt 28:18,19). Como desenvolver o empreendedorismo cristão sem ser contaminado com as práticas mundanas?  Inspirado no livro "O Grande Investidor do Universo busca Empreendedores" Autor Arão Henrique Xavier, vamos extrair lições preciosas: 

I . O EMPREENDEDOR SEGUINDO O PRINCÍPIO DE I CO 13  ( substituindo a palavra amor por empreendor)                                                                        

. Deus como Empreendedor nos colocou como  seu administrador aqui na terra. Deixou um código de conduta para ser seguido. Vamos transcrever o que o autor  coloca no seu livro 'O Grande Investidor do Universo busca Empreendedores,  parafraseando I Corintios 13:

1- Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não fosse empreendedor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.

2. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do lugar, mas, se não fosse empreendedor, eu não seria nada.

3. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se não fosse empreendedor, isso não me adiantaria nada.

4. Quem empreende não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas,.

6. Quem empreende não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.

7. Quem empreende nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.


II - OITO CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR CRISTÃO

1- COMECE PELOS HUMILDES COMEÇOS.                                                                          . "Pois quem despreza o dia dos humildes começos...." Zacarias 4:10. A prática do mundo incita os jovens a ser grande sem passar pela escola da lisura, da generosidade do temor a Deus. Sinceramente  ninguém nesse mundo  começa grande. Mesmo fazendo parte de uma família geracional bem sucedida,  para se chegar a cargos de direção  é preciso passar por um processo de aprendizado. Quantos jovens perdem oportunidades em aprender com a própria vida. Gastam anos de suas vidas restritos a preparação para entrar numa carreira pública. Não são poucos os que se frustram depois de um certo tempo, acumularam alguns conhecimentos, no entanto, vazios de experiências em outras áreas importantes da vida. Para empreendedores que estão começando  iniciem  pequeno e sonhem grande. Não desperdicem  tempo com coisas banais. Jovens iniciantes comecem pela experiência com pequenos  estágios. Já no primeiro salário comecem  poupando  pequenas quantias. Sejam criteriosos com os seus ciclos de amizades.  O tempo dirá o quanto essas pequenas práticas farão de você  um  empreendedor vitorioso.

2- LEMBRE-SE QUE TUDO O QUE JÁ FOI SERÁ.                                                                     . Com os meus 72 anos vividos fica mais fácil entender  o que diz  Eclesiastes " O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol" Ecl 1:9.  Ao completar 70 anos fiz um novo propósito de vida,  que chamo de 70 em 10. Projeto de vida que  reviveu um novo espírito empreendedor.  Isso exigiu buscar novos  aprendizados agregando  experiências dos anos vividos. Já se passaram dois anos. Posso afirmar que já  colho excelentes resultados. A você que está prestes a aposentar-se, ou já se aposentou, encorajo-o a não perder o espírito empreendedor que está em você. Deus está operando um gigantesco plano de evangelização para os últimos dias; conta com sua experiência e espírito empreendedor. O grande avivamento que os primeiros cristãos vivenciaram ( relatados em Atos), está para acontecer nessa geração. Lembre-se "... o que foi é o que há de ser; e o que se fez isso tornará a fazer..." Creio nesse avivamento e tomo posse como empreendedor para o tempo que se chama hoje.E Você?

3- ACEITE RECLAMAÇÃO COMO SUGESTÃO                                                                        .Uma de minhas expecializações como empreendedor ser um  Analista de Perfil Comportamental. Dois grandes  ganhos: entender a mim mesmo; e, como relacionar-me com as pessoas em diversos níveis e perfís. Sinto-me mais qualificado para ajudar pessoas como lidarem com os seus perfís e como ser empreendedores bem sucedidos. Lições para a vida:  saber lidar com reclamações, com pessoas diferentes, pessoas difíceis,  com o  contraditório, são virtudes indispensáveis para ser empreendedor de sucesso. Muitos gestores,  executivos de grandes empresas  perdem suas funções por não saberem lidar  com pessoas mais qualificadas na equipe. Não saberem lidar com sua própria transição quando se sentir que está em declínio o seu comando. Exemplos: Samuel entristeceu-se quando o povo pediu um rei, João Batista se alegrou quiando o Senhor Jesus iniciou o seu ministério.  

4- SURPREENDA-SE SURPREENDENDO                                                                                . Passei por essa experiêcia.  Fui surpreendido comigo mesmo quando  desafiado  a viver o projeto 70 em 10. Surpreendi-me com a força de vontade de buscar energia física, poder espiritual e conhecimento intelectual. No período da pandemia  ( 2020 e 2021)  concluí vários cursos, de Coaching,  Pós Graduação em Coaching e  Master Coaching.  Especializei como Analista  de Perfil Comportamental. O desafio para esse tempo: Surpreenda-se surpreendendo. Saiba! Nada há novo debaixo do sol. O novo que há,  a disposição de inovar e  de empreender. 

5- ACREDITE NO VALOR DA EXCLUSIVIDADE                                           ,                             . A exclusividade, que o autor coloca em seu livro, não se trata no âmbito das relações humanas. O mundo é competitivo exige qualificação e excelência. A referência exclusividade é no sentido da Adoração ao Único Deus: Deus sobre tudo e sobre todos. O grande teste está no coração: 'não servir a dois senhores' Mateus 6:24. Quando Deus é nossa exclusidade tudo deve  passar pelo "Imetro' do seu padrão: exige o melhor e fidelidade absoluta. Na criação, ao concluir cada obra, havia um contentamento pleno:" E viu Deus que isso era bom". Esse deve ser o padrão de cada empreendimento que realizarmos 'isso é bom' e Deus aprova..

6- TENHA OS SEUS VALENTES                                                                                                - O empreendedor que chega ao topo do sucesso conta com muitos valentes. Jesus montou sua equipe, dentre eles, contou com três fiéis valentes, Pedro, Tiago e João. Davi montou sua equipe,  de dezenas de valentes, contava com três que dava a vida por ele ( 2 Sm 23:8-39). Os especialistas em influenciadores apontam que cada pessoa deve ter seis referencias em sua vida. São os valentes que compartilham juntos da mesma visão e propósito de vida. No meu projeto de vida 70 em 10, tenho garimpado alguns desses valentes. Já conto com um time de parceiros de jornada.                                       

7. EQUILIBRE QUALIDADE COM CUSTO                                                                                - Depois da aposentadoria fiquei um bom tempo sem reciclar profissionalmente, nem disposição em fazer novos cursos. O recomeço deu-se  nesses ultimos dois anos. Confesso que  fiquei assustado com os custos, necessários para empreender meus novos projetos. Vivemos uma cultura de pouco investimento intelecutual. Isso reflete em pouca qualidade e rendimento  no que fazemos. O empreendedor precisa rotineiramente equilibrar a qualidade  do seu empreendedorismo  com o custo da própria vida. Nesse custo da vida entra todos os pilares importantes, o espiritual, o casamento, os filhos, a saúde, o social e outros. Fracassa quem chega no topo de uma carreira, no sucesso empresarial,  se  perder a  família, ficar longe do  Dono do Negócio, que o nomeou como Seu empreendedor.                

8. NÃO TENHA MEDO DE DEMITIR                                                                                          Nem todos os perfis comportamentais conseguem tomar decisões técnicas para demitir um colaborador. O lado emocional influencia muito nesse tipo de decisão. O empreendedor está revestido de  uma função de gestor, como tal deve levar  a sua  equipe de colaboradores  a corresponder com  a visão e os objetivos da empresa. O outro lado da questão o próprio lider  autodemitir-se. Convenhamos  não é uma prática comum. Muitos chegam a exaustão, tanto na sua própria carreira,  comprotendo toda equipe, e mesmo assim, não consegue autodemitir-se. Passei por uma experiência de tomar esse tipo de decisão, demissionando-me de uma função pública que colocava em risco minha integridade física e profissional.  O resultado, ocupei função melhor e mais tranquila.                                       

REFLETINDO....

"... Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha...... "  Mateus 20:1 

A parábola dos  trabalhadores  (Mateus 20:1-16) aprendemos com o  espírito empreeendedor de Jesus. A maneira como deve ser tratado os trabalhadores deixa claro que não há donos, nem sócios, nem palpiteiros ou interesseiros no Reino de Deus.  Deus não divide a sua Soberania com ninguém.  Deus não tem sócios, nomeia administradores e exige prestação de contas ( Lucas 16:2). Quando um investidor do Reino de Deus realiza grandes coisas, visíveis aos olhos humanos, com os recursos do Grande Investidor, é o nome dEle que deve receber os holofotes dos homens!  'A nossa pequena luz brilha diante dos homens, mas irá refletir a majestade de Deus e os homnens reconhecerão a Sua Grandeza! ( extraído da pg. 154 do livro Empreeendedores). 

Por amor a Cristo!


CONVITE ......

Se você deseja iniciar 2022 empoderado como empreendedor, venha participar  de uma jornada de duas aulas. Nos dias 17 e 24 ( duas segundas feiras) - Plataforma ZOOM, horario 19:30 as 21:30 h. Entre em contato no Celular 67 992351924. INVESTIMENTO 65,00 -  PIX 67 992351924. 

"DESEMBARAÇANDO A VIDA E POTENCIALIZANDO A PRODUTIVIDADE - DO POUCO PARAO MUITO DE DEUS"















 



2. OITO CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR CRISTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário