quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

ESTAÇÕES DA VIDA - ONDE E COMO VOCÊ ESTÁ?


"Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém"                 I Ts 4:11-12 

A vida é um dom de Deus, única e singular. Uma jornada longa que exige pequenas paradas para reposição e reflexão. Na caminhada da vida deparamos com picos e vales, alegrias, tristezas, realizações e frustrações. Na minha jornada, de  72 anos, tive que fazer  várias  dessas paradas.  Essa é mais uma que faço. Você está convidado a  fazer comigo. O livro 'Fé Sem Limite' aponta  uma pesquisa entre Cristãos Americanos.  Nessa pesquisa encontramos três tipos de comportamentos entre cristãos: 1) os que ficam parados ou estacionados; 2) os que recuam e voltam ao estado  anterior; 3) os que seguem em frente.  Faça a sua  auto avaliação, qual dos três grupos você se identifica no momento atual.  Vamos fazer uma jornada de dez estações. Em cada uma delas avalie de  0 a 10 como você está:


.  Estação  1 -  Consciência  da própria natureza pecaminosa. 
- Quando nascemos não temos consciência de nossa própria identidade. Ainda não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Nenhuma consciência sobre o  pecado. Esse entendimento torna-se mais complexo para as pessoas que nascem numa cultura onde não há compreensão sobre a pessoa de Deus, da origem do pecado e de suas consequências. Há Pessoas que chegam a esse entendimento já na idade adulta; uma boa parte da vida ficou sem experimentar a vida de Deus, a experiência do novo nascimento.  Tomei consicência da minha natureza pecaminosa aos onze anos; foi quando entreguei minha vida ao Senhorio do Senhor Jesus Cristo. Avalia sua compreensão da natureza pecaminosa  de  de 0 a 10  (......)

.  Estação 2 - Consciência que  Pecado é Real, gera Morte e nos Afasta de Deus.
- Para exemplificar, estamos vivendo uma pandemia no mundo, COVID-19. Há uma ampla divulgação de conscientização  da existência do vírus, dos seus efeitos assoladores e da importância de uma imunização em massa. Mesmo assim, muitos ficam indeferentes dos perigos. Assim, muitos se comportam em relação ao pecado e das consequencias. Possuem conhecimento mas continuam indiferentes. A Bíblia afirma que o pecado gera muitos tipos de mortes: espiritual, na saúde, no casamento, nas finanças, nos relacionamentos. Como você se avalia em realação a compreensão sobre o pecado de 0 a 10 (.....)

. Estação 3 - Consciência das  implicações do Pecado Pessoal e Coletivo.
Ter uma consciência madura  das implicações do pecado na própria vida, e  por extensão,  na vida de uma coletividade.  Imagine o quanto o mundo seria melhor se essa consciência tomasse uma dimensão coletiva. Há áqueles que minimizam buscando  caminhos com práticas religiosas  Há outros que se  vestem de  uma crença fantasiosa, 'Deus para todos': mas não se comprometem com os valores morais, éticos e espirituais.  Como você se avalia nesse quesito  de 0 a 10 (.....)

. Estação 4 -  A experiência de Conversão Genuinamente Consciente.  
-  A conversão espiritual, no padrão do Novo Testamento,  ela é pessoal, instransferível e permanente. Deparamos com várias situações de pessoas que se consideram salvas. Alguns exemplos comuns:   Pessoa que nasce numa família  cristã  acha  suficiente  para considerar-se  cristã. Pessoa  movida por um momento de emoção, toma uma decisão a Cristo sem nenhuma convicção do comprometimento da jornada cristã. Pessoa que, por um momento de dor, necessidade material, acaba frequentando uma Igreja, se beneficia da Igreja; no entanto,  não passou pela experiência de conversão. Há aqueles que passaram por uma conversão genuína e conscientes; esses são os  que perseveram na fé e dão frutos para o Reino de Deus.  De 0 a 10 que avaliação você faz da sua conversão e comprometimento (......)   

. Estação 5 - Comprometendo-se com as Atividades da Igreja.
-  A recomendação  bíblica,  para desenvolver a fé cristã e para práticas de boa obras,  seja através da Igreja local. É no ambiente da Igreja onde  desenvolvemos os dons espirituais, praticamos boas obras e contribuímos para o avanço do Evangelho no mundo. Com alegria compartilho o meu testemunho: batizei-me aos onze anos de idade, já se passaram 60 anos; tenho permanecido fiel na minha Congregação. Prazeroso olhar para trás, e vê, o quanto fui e estou sendo abençoado. E você? Qual avaliação que faz do seu conprometimento com sua Igreja de 0 a 10  (......)

. Estação  6 - Assumindo a Responsabilidade  da Própria Vida
Há momento em nossa jornada que dá a impressão que a vida está nos levando para outros rumos.  Exige uma parada  para retomada de consciência, sair do piloto automático e assumir o comando da própria vida. Um tempo necessário para detectar e eliminar os sabotadores internos, da procrastinação, murmuração, de julgamento. Renunciar todo ceticismo religioso. Uma parada sincera, nada deve ser ocultado. Autoavaliar-se sem deixar nenhum pilar da vida de fora:  devocional, conjugal, filhos,  relacionamentos com a familia, trabalho, finanças, talentos, dons espirituais... Entender que não há mais tempo para uma fé  trivial e frívola.  Quando completei 70 anos tomei decisões importantes: não andar no piloto automático, enfrentar novos desafios que chamo de   70 em 10. Todas as áreas da vida passaram ocupar um lugar importante.  Como você se avalia o comando da sua vida  de 0 a 10 (.......)  
 
. Estação  7  - Estar  Vivendo uma  Fé em  Águas mais Profundas.
. Nenhum sucesso humano  justifica fechar os olhos para nossas necessidades espirituais. Ezequiel 47 relata, alegoricamente, o progresso do desenvolvimento cristão. Começamos a vida cristá  em águas rasas que ainda não dá para nadar, até chegar em águas profundas. Estágio que chamamos de  maturidade cristã: deixar-se levar pelas águas profundas do  Espírito Santo.   De 0 a 10 como está a profundidade da sua fé (......) 

. Estação 8 -  Estar Experimentando o Sobrenatural da Fé Cristã.
Vivenciar o sobrenatural da fé deve ser o desejo  de consumo de cada cristão. Pedro experimentou o sobrenatural,  algo que nenhum outro se ousou a fazer: andar sobre as águas. Aprendemos com  a experiência de Pedro que experimentar o sobrenatural de Deus não nos isenta dos nossos pontos fracos:  " Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Mateus 14:30. Que lição tremenda!  Podemos nos sucumbir numa aparente coragem quando nosso coração está tomado de insensatez e de autoconhecimento.  Acabamos nos afundando nas ondas impetuosas do orgulho e de uma falsa percepção da própria vida.  Avalie de 0 a 10 sua experiência no sobrenatural de Deus (.....)

. Estação 9 -  Estar Desfrutando da Vida Abundante.
- O cristão, que chega nesse estágio da vida cristã,  alcançou  um nível de águas profundas. Desfruta  de vida abundante. São cristãos tidos como plantas  juntos a ribeiros de aguas; darão muitos frutos para o Reino de Deus. Alcançaram niveis de  maturidade espiritual plena, de alegria, paz e sabedoria. A Exemplo de  José e Maria,  abdicam de seus projetos pessoais para abraçar um grande projeto de Deus para humanidade.  De 0 a 10 como você se vê nesse estágio de uma vida abundante (.....)

. Estação 10 -  Estar Praticando  uma Profunda Compaixão e Amor Pelas Pessoas.
- Chegamos na estação 10. A  jornada   mais significativa da fé cristã. Estar vivendo uma profunda compaixão por vidas que ainda não se entregaram à Jesus Cristo. Estar vivendo um testemunho vibrante, apaixonante,  não mede esforços para o avanço do Evangelho no mundo. O amor a Deus e as pessoas são de fato manifestos com  práticas  piedosas que transcendem barreiras religiosas, etnias, raças e condições sociais. Jesus é o seu estilo de vida. Andam com Deus, como Enoque andou. Como Estevão, que ofertou a Deus a sua própria vida. 

Refletindo:
'Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma' Hebreus 10:387,39.

Que parada abençoada! Particularmente está sendo útil para minha jornada, de rever, reestruturar e buscar discernimento espiritual para o meu projeto de vida 70 em 10: Não  deixar nenhuma pendência; Olhar  positivamente para o futuro. Que você  também aproveite essa parada. Avalie  se está  vivendo uma jornada de vida abençoada. Avalie, reavalie, tome decisões corajosas. Deixe o Espírito Santo fazer uma varredura interior. Compartilhe aqui no blogger  como se saiu avaliando as dez estações. Some as dez notas que você deu, Divida por dez, O resultado é a sua média. Creio que pode melhorar! Conte conosco.

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário