A oração de Jabez se tornou um desejo de consumo de muita gente. Quem nessa vida não deseja ser muitíssimo abençoado e bem protegido por Deus? A oração de Jabes se transformou em livro e muito lido. O que desperta a oração desse simples e desconhecido camponês do passado? Sua ousadia. Jabes não pede pouco " Se me abençoares muitíssimo...". A expressão 'muitíssimo' é um advérbio superlativo que exprime quantidade elevada. Para Deus nada é impossível. 'E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido'. Você já fez um pedido ousado para Deus? Já teve uma resposta de Deus de um grande desejo? Vou compartilhar com você que Deus continua generoso atendendo os desejos de seus filhos. "5 C's " para quem deseja Alargar as Fronteiras de suas Conquistas.
1) Coragem.
A ousadia de Jabez revela ser uma pessoa de coragem. Jabez não é exceção, outros entraram na história bíblica como corajosos. O jovem Josué entrou na galeria dos grandes conquistadores. A primeira palavra de ordem que recebeu foi: 'Sê forte e Corajoso'. As conquistas se expandem na proporção de ações corajosas. Há muita gente com projetos de conquistas engavetados, congelados no tempo, por falta de coragem em arriscar. Possíveis impossibilidades: não confiar em si mesmo, não ter um foco onde quer chegar, ser contaminado por fracassos de outros, outras causas... A falta de confiança é o maior entrave da vida. Alguns entraves frequentes: ser movido pelo que os outros falam, tipo: você não dará conta, com que recursos você vai fazer? A coragem é a alavanca que nos tira do chão da incerteza, da falta de vontade e nos arremete a um objetivo que vale a pena lutar. A coragem age mesmo na incerteza dos resultados: "Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras". Anos atrás fiz essa oração a Deus que expandisse as minhas fronteiras. Nesse tempo está acontecendo um desses desejos. Nos próximos dias estarei entregando aos leitores cristãos o livro ' 100 Meditações'. Fui tomado de coragem para superar limitações pessoais e obstáculos encontrados no caminho.
2) Conexões.
Estabelecer conexões é questão fundamental para conquista. Conectar é olhar o horizonte das possibilidades. Conectar tem a ver com uma grande visão de futuro. Ampliar ligações de influências é um passo de distância do sucesso. Deixar para trás a fronteira do comodismo, da zona de conforto. Em um mundo globalizado é impossível crescer sem conectar com as diversas "janelas"que o mundo das oportunidades oferece. Todo projeto de vida precisa maximizar as conexões para tirar o melhor proveito do que está sendo investido. As conexões não descartam as conquistas do passado, comparado a vagões atrelados a uma locomotiva que seguem a mesma rota rumo ao mesmo destino. Como está sendo importante as Conexões no projeto do livro '100 Meditações'. O blog Meditações atrela-se a novos vagões. Dez anos contribuindo com textos propositivos, abre 'janela' nova para alcançar novos tipos de leitores, novas conexões. Fantástico!
3) Competitividade.
"Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras
A competitividade exige coragem, conexão e correr riscos. Jabez não esperava os resultados do seu jeito. Usa a expressão 'tomara que me abençoe'. Teve um entendimento de consciência: Que Deus sabe o que deve e o que não deve atender nossos desejos. Outro entendimento de consciência é saber que vivemos em um mundo competitivo, não há espaço para amadorismo. A qualificação é uma exigência para quem está focado no que deseja alcançar. O 'Tomara que me abençoe', Jabez, tinha consciência que o seu pedido deveria estar alinhado ao propósito de Glorificar a Deus e abençoar pessoas. A qualificação, o foco no proposito, alinhado a vontade soberana de Deus, são quesitos favoráveis para receber o aval do Deus provedor. O que fazemos de nossas conquistas tem compromisso com a ética, com a lealdade a Deus, com lucros justos, fidelidade na parte que cabe a Deus e ao Governo. Quando falamos em arriscar novos projetos com coragem não significa validar todos os padrões que o mundo oferece. O Livro '100 Meditações' selecionou textos que apontam o caminho eficaz para uma conquista nos padrões de Deus.
4) Caráter.
"....que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!"
A Bíblia trás centenas de alertas para os perigos das conquistas. Muitos conquistadores acabam negociando os seus valores. O caráter é um valor inegociável. Nenhuma conquista deve ser aplaudida se o caráter for negociado. Jabez conquistou o coração de Deus pela sinceridade do seu coração. Independente do histórico de vida de muito sofrimento e escassez. O caráter é a parte que mais gera dor e sofrimento; um valor muito vulnerável à queda. Uma batalha interior constante que precisa contar com a ajuda de Deus para permanecer de pé. O custo da integridade passa pelas escolhas: a verdade ou a mentira; sofrer perseguição por não aderir métodos mundanos. O custo de lutar contra a própria natureza carnal, o orgulho, a inveja, o ciúme e ambição. O desenvolvimento de um caráter aprovado torna a conquista legítima e consistente diante de Deus e dos homens. Em cada texto do Blog Meditações o cuidado de não comprometer o valor do caráter cristão. Mesmo sabendo que a linha literária adotada não agrada a todos.
5- Compromisso.
"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos..."
O compromisso não é ser o melhor mais dar o seu melhor. Não colhemos fracasso colhemos resultados. Essa compreensão da vida muda tudo. O que importa é o que colhemos com o que fazemos. Certamente, Jabez, possuía muitos irmãos, contudo, sua conduta destacou entre todos, é o que diz o texto: 'mais ilustres do que seus irmãos'. Facilita o entendimento concluir que Deus não atenderia a oração de Jabez, de prosperar, e se tornar um grande empreendedor, se não tivesse qualidades de coragem, bom relacionamentos, competência, caráter aprovado, o mais importante, se não honrasse a Deus em tudo. A expressão "mais ilustre" resume toda vida de Jabez. Daí, o desfecho feliz de sua oração - "....E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". Deus valida, aprova, legitima sonhos e ações no padrão vivido por Jabez. A falta de compromisso com o trato da palavra, dos negócios, da fidelidade, tem impedido a resposta do agir de Deus nas vidas de muitas pessoas. O meu maior desejo que o livro '100 Meditações' não seja um troféu de sucesso pessoal, a minha pessoa; mas, sobretudo, que cumpra o seu propósito: abençoar pessoas e glorificar o nome do Senhor que me confiou a missão.
REFLETINDO:
REFLETINDO:
Gratidão:
Minha gratidão a você que faz parte desse ministério. Compartilhou, passou a frente abençoando outras pessoa. O Livro 100 Meditações está chegando, esperamos seja uma porção de bênção para sua vida.
Por amor a Cristo!




Essa semana estavamos no monte com as Guerreira de oracao, e lá fizemos um proposito que durante o mês de fevereiro estaríamos meditando na oração de Jabes.
ResponderExcluir