quinta-feira, 10 de março de 2022

SOFRIMENTO - NÃO BUSQUE RAZÕES, BUSQUE DEUS!

 

"Ele ( Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, ele mesmo carregou o nosso sofrimento"  ( Is. 53:4.a.)

Por mais que entendamos que o sofrimento faz parte da vida humana, em sã consciência ninguém nasceu marcado para sofrer. Deus não criou o  ser feito  a sua imagem e semelhança para o sofrimento. Deus não gera sofrimentos, mas coloca-Lo à prova, sim. Vivemos num mundo cujo sistema não anda alinhado com Deus. As Consequencias assemelham-se viver em um campo minado de bombas ocultas,  a qualquer momento podemos ser a próxima vítima.  O sofrimento pode nos ensinar muitas lições de vida

. O sofrimento não escolhe pessoas, locais ou classes sociais.                                                 Engano achar que praticar atos religiosos evitará do sofrimento. Viver uma fé  conectada em  Deus ajudará a enfrentar o sofrimento. A fé genuína torna-se  uma grande aliada para superar uma severa adversidade. O grande desafio da vida  não sucumbir ao sofrimento, subir os degraus da maturidade.  Um exemplo que todos conhecemos o de Maria, a mãe de Jesus; sendo bem aventurada, diante de Deus, teve que passar por duras provas, ao ver o seu filho, Jesus, passando por sofrimentos, humilhações e sendo condenado como um malfeitor.  Você pode compartilhar uma experiência de sofrimento que trouxe lições de vida para você?

. O fato de uma pessoa sofrer não a torna vítima do sofrimento.                                          Sofrer não é opcional. Vitimizar-se do sofrimento é uma escolha.  Um engano pensar que sempre seremos  vítimas de todo tipo de sofrimento. Sem entrar no mérito, se merecemos ou não o sofrimento, o fato inquestionável que, vivemos em um mundo decaído, dominado pelo Reino das Trevas.  O mundo  vive um estado de guerra permanente, torpedos  do mal são lançados o  tempo todo. Não há um lugar  seguro que nos proteja 100% do sofrimento. Noé, Abraão, Jó, José, Daniel, Noemi, são algumas das personagens bíblicas que passaram por sofrimentos; mas não se deixaram sucumbir pelo sofrimento.  Compartilhe se você passou por uma experiência de  sofrimento não se deixou vitimizar.

. O  sofrimento pode ser causado por escolhas erradas, consequências  do pecado.      Não podemos responsabilizar o mundo, as pessoas, por todos os nossos sofrimentos. Precisamos admitir que não acertamos o tempo todo em nossas escolhas. Sempre estamos errando algum alvo em nossa vida. Falo por experiência própria, por não aplicar sabedoria divina e não ouvir os conselhos bílicos em algumas importantes decisões.  Na altura dos meus 72 anos,  fica fácil entender que, quando erramos alvos importantes, as consequências virão em forma de sofrimentos. A bíblia não  esconde  os erros dos seus heróis. Abraão e Sara, pagaram um preço marcado por sofrimentos, por não esperar o tempo certo para receber Isaque, o filho da promessa. O rei Davi colheu sofrimentos de estupros, assassinatos, rebelião, em sua própria família, por fazer escolhas erradas. As escolhas erradas são as causas de maior parte do sofrimento das pessoas. Carregamos heranças hereditárias de sofrimentos que não precisam passar para as próximas gereações. . Como você tem encarado o sofrimento por razões de escolhas  erradas que fez? Tem assumido ou transferido a outros a culpa?     

. O sofrimento pode acontecer por viver uma vida de retidão                                                Todos conhecemos a história da vida de Jó. Acabei de lê toda história de Jó, não tenho dúvidas que foi aprovado por todas as provas duras de sofrimento que passou.  Deus usou a vida de um homem íntegro, no entendimento humano não merecia passar por tanto sofrimento. Há um ensino pedagógico da parte de Deus,  para nos ensinar que não somos totalmente íntegros ( Jó passou por uma experiência profunda do conhecimento de Deus Jó 42). Que é possível vencer o sofrimento por mais cruel que possa ser. Deus não estava interessado em desafiar ou competir com o diabo em relação a integridade de Jó. A lição mais coerente que podemos tirar que  não desfrutamos totalmente de uma plena intimidade com  Deus. Creio ser o bastante para concluir que não somos plenamente íntegros. Precisamos admittir que somos vulnerávies a fraqueza humana, inconscientemete abrimos  brechas para o diabo agir em nossas vidas.  Outra lição que a história nos ensina, o sofrimento faz parte da vida do homem, mesmo sendo íntegros e tementes a Deus.  Abraão e Sara, escolhidos para serem pais de uma grande nação não foram poupados, sofreram fome e humilhação em terras estranhas. 

. O sofrimento pode ocorrer numa situação global, e,  por lideres tiranos usurpadores  poder.                                                                                                                                Estamos vivendo dois anos de uma pademia global. A transmissão do vírus vem acontecendo de  pessoa para pessoas, de País para Países, de Continente para Continentes. Ninguém escapou dessa pandemia global. Quem não foi acometido pela doença, perdeu familiares, amigos, o emprego,  relacionamentos, doenças emocionais, desequilíbrios financeiros. Como não bastasse, enquanto escrevo esse texto  assisto cenas de  sofrimentos de uma guerra inexplicável. A Russia atacando o país  vizinho, Ucrânia.  A cena (acima) é real, provocado por esse insano combate. Ainda há música em meio a tantos sofrimentos? O mundo está consternado,  por ver,  a população de um país  passar  por incomparável  sofrimento e humilhação. Não há segurança, nem paz perene, em nenhum lugar nesse planeta terra.  

. O sofrimento funciona como um freio, para não  desejar aquilo que não nos fará nenhum bem.                                                                                                                    Desejar não é pecado, mas muitos dos nossos desejos não farão nenhum bem para nossa saúde física, emocional e muito menos a saúde espiritual.  Por sermos tardios em entender isso, muitas vezes o sofrimento funciona como um freio em nossas vidas. Há pessoas que não tem controle na sua dieta alimentar, adquire uma diabete; só depois, começa a controlar-se. Há pessoas que não conseguem  controlar seus gastos, contraem dívidas, passam a sofrer estresse, problemas nos relacionamentos, alguns chegam a um estado depressivo. Há pessoas que se empolgam com a vida social intensa,  ausentam-se da Igreja, vão se esfriando na fé; vem os revezes,  pela dor do sofrimento voltam aos braços do Pai.  Você já passou ou está passando por  um desses  tipos de experiências? Que decisão toma?

Refletindo.... 

" Estou muito disposto a sofrer,  se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para aqueles que Deus escolheu" ( 2 Tm. 2:10) 

Paulo foi um apostolo que podemos cham-a-lo do Apostolo do sofrimento. Havia uma causa: pela salvação de um pecador.  Paulo  ensina, ao seu discípulo Timóteo,  que o sofrimento só valerá apena quando trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus. Seja qual for a razão do sofrimento, um dia cessará; porque  é promessa de Jesus. "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" Jo 16:33.  A experiência de Jó nos encoraja a não ser vítimas de sofrimento: " Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustraado" Amem!

Por amor a Cristo!




3 comentários:

  1. Sofrimento faz parte da vida que nao pode e ficar sofrendo Deus sempre dará escape aprendi e cresci.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Arão! Parabéns por dividir seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  3. Lição tremenda,a palavra de Deus e perfeita

    ResponderExcluir