quarta-feira, 1 de junho de 2022

DESAPONTAMENTOS - NÃO PROCURE RAZÕES PROCURE CAUSAS!

      " Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito"  Eclesiastes 1:14

Bem vindo ao club dos desapontados. Quem nessa vida nunca passou por um desapontamento,  por uma expectativa fracassada, uma pequena decepção,  insatisfação ou mesmo desencanto na vida? A Bíblia está recheada de exemplos de pessoas que passaram por experiencias de desapontamentos. Encontraram as causas e venceram suas batalhas. Desapontamentos, planos frustrados... não significam insucessos pela vida toda. Podem apontar  indicadores importantes que mostram possíveis desvios de condutas ou padrões  que Deus não os aprova. Vamos entender como os desapontamentos fazem parte da vida humana que não deve ser fatores de desânimo e fracasso....

1-   Do Sucesso a Planos Frustrados.
“.... Fez Josafá navios de Társis,  para irem a Ofir em busca de ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom -Geber .” ( I Reis 22:49).

Estamos diante de um exemplo  (acima) de um rei que passou por altos e baixos em sua vida. A vida tem nos mostrado que a linha que divide o sucesso de planos frustrados é  quase imperceptível.  A distância que separa um do outro apenas o mover de  um polegar. Os desvios começam de forma lenta e gradual. Para ilustrar vamos citar o rei  Josafá; transitou do sucesso para planos frustrados. O sucesso veio enquanto o rei mantinha os princípios e os valores estabelecidos por Deus. Os planos frustrados vieram quando esses princípios foram quebrados. “Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Visto que te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam vir a Társis”. ( 2 cronicas 20:37).
    
Aplicando à vida: vamos ao longo da vida contabilizando planos bem sucedidos quanto planos frustrados. Projetos inviabilizados, despedaçados e quebrados. Se buscarmos sinceramente  entender as causas vamos concluir que houve, no processo, pequenos padrões de desvios. Provavelmente,  por ganancia, precipitação, egoísmo, não planejou bem, faltou bons conselhos,  principalmente do cônjuge... Faz sentido para você? 

2-   Desapontamentos, Alianças Comprometedoras.
A Bíblia Sagrada é tão completa e extraordinária nos seus registros que  não omite  desapontamentos de  seus heróis; isso - para aviso nosso.  Há casos em que  os infortúnios  independem de nossas escolhas. Jó, por exemplo, de uma vida próspera e abençoada passou por infortúnios sem precedentes da história humana, -  com  perdas da família, dos bens e da própria saúde. Jó entendeu com o sofrimento que  a vida não se define  de sucessos e acertos num determinado momento da vida. Não limita Deus nem o seu  poder  para mudar a história de qualquer pessoa.  Deixa muito claro ao declarar:  “sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” ( Jó 42:2).

Essa declaração de Jó não dá abertura para interpretações teológicas fora do contexto.  Há situações que Deus nos leva a frustrações para correção de conduta. Cremos com toda segurança na afirmação de Jó:   'nenhum dos teus planos pode ser frustrado'. Igualmente, cremos, que os planos de Deus também se cumprem frustrando planos que estão desalinhados aos princípios e padrões bíblicos. Jó, diferentemente do rei  Josafá, manteve-se fiel em aliança com o  seu Deus em meio a tantos sofrimentos e perdas. Superou os infortunios da  sua vida, acreditou que os planos de Deus não pode ser frustrados: "depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos,  até a quarta geração" Jó 42:16 

Aplicando à vida: grande parte dos desapontamentos, tem sua origem em planos com  alianças comprometedoras. Acontece no casamento, crenças idólatras. Inclui, todos os tipos de sociedade de negócios e transações. Os planos de Deus tem o foco no Seu Reino. A promessa:  ''... todas as demais coisas são acrescentadas....' Mt. 6:33
 

3-   Planos Frustrados, Novo Começo.
“...  tendo acabado de falar, disse a Simão: “ Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos ” Lancem as redes para a pesca” ( Lucas 5:4).

Para quem precisa de uma palavra de encorajamento não poderia ser outra. O Senhor Jesus encontrou os seus discípulos desapontados.  Eles haviam abandonados suas profissões de pesca para  seguir a Jesus.  Agora, se vêem, sem Jesus, sem pesca. Nesse cenário o Senhor Jesus entra em cena: encoraja-os,  participa da pesca e dá instruções;  realizaram a maior pescaria da vida deles.

Pense em você agora! Quem sabe você é  um desses  e está desapontado na vida. Desapontado na sua fé, com sua Igreja. Receba essa palavra do Senhor Jesus: “... e a todos” lancem as redes para a pesca”. “ E a todos...”. Você é um desses! Sinta-se incluso. Quem sabe sua rede é a sua identidade não claramente resolvida. O casamento não resolvido. Profissão não resolvida.   Enfim,  qual é a sua rede?

Refletindo:  
“... e os pescadores havendo descido deles (barcos), estavam lavando as redes” ( Lucas 5:2.b).

Quanto tempo você vem dedicando para os reparos da sua  vida?  “Lavando as redes”... ou seja lavando o coração de mágoas, ressentimentos.... Cada chegada da pesca os pescadores precisavam limpar as redes dos resíduos acumulados, para iniciar uma nova pescaria. As vezes, era necessário fazer consertos  nas redes. A cada novo começo é necessário não somente fazer reflexões dos erros e dos acertos,  é preciso fazer todos os reparos possíveis para o recomeço do dia seguinte. Como está sua “rede” espiritual? Está precisando de um bom reparo de quem mais entende de pescaria? Está pronto para “ lançar a sua rede e fazer a maior pescaria da sua vida?   Vamos para o mar alto? Boa pescaria meu amigo e irmão! 

Por amor a cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário