quarta-feira, 8 de junho de 2022

COERÊNCIA - NÃO SE ENGANAR A SI MESMO!

"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.  Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência"  Tiago 1:22-24
 
' Coerência, do latim cohaerentĭa, é a coesão ou relação entre uma coisa e outra.' Na prática coerência é uma linha de colisão  que define o nivel de comprometimento do que  penso, do que falo e do que faço. Há um provérbio chinês que sintetiza a relevância do tema que abordaremos: " Somente os tolos exigem perfeição, os sabios se contentam com a coerência".  Quando se trata de um público de leitores cristãos  ficamos com as palavras de Tiago ( texto bíblico acima) torna-se ainda mais relevante. Vamos levantar algumas ideias de como testar a coerência na linha de colisão dos valores que defendemos: 
 
. Coerência   coesão da  Identidade com o destino.

- Coerência no latim significa conexão. A conexão mais importante da vida é a coesão  da identidade com o destino. Não é algo simplista precisa ser tratado com muita responsabilidade. A identidade revela o propósito de vida, enquanto o destino nos encaminha  a uma jornada transcendental. Significa que a vida não se encerra no plano terreno. Quando quebramos essa conexão descarecterizamos a nossa identidade e comprometemos o propósito da existência.  Isso é uma tremenda e arriscada incoerência da vida. A incoerência é um inimigo interno e  imperceptível, assemelha-se a uma doença autoimune: o inimigo mora dentro da própria pessoa, agindo sorrasteiramente, roubando energia e a saúde.  Parafraseando o ensino de Tiago: ' incoerente a fé que apenas ouve as verdades divina, não as pratica,  vive o  engano de si próprio'. 

. Coerência  dar o mesmo peso e medida para o 'Sim' e para o 'Não'.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligno." Mt. 5:37. Por não levarmos a sério esse princípio bíblico, Satanás, vem fazendo um estrago nos relacionamentos entre os humanos. Pecamos quando  usamos o 'sim' e o 'não' com motivações erradas, do tipo: manter uma política de boa vizinhança para não perder amizades; manter uma aparência de 'bonzinhos' para não ser desagradável e não se comprometer.  Um  'não' sincero é tanto importante  quanto um 'sim' sincero. Pais,  bons educadores,  sabem o quanto isso é inportante na formação moral e espiritual dos filhos. Quando aprendemos e aplicamos  o valor do 'sim' e do 'não'  nas nossas conversações,  os ganhos serão extraordinários.  Assim que Deus se comunica conosco: o não de Deus é tão valioso quanto o sim.  O que passar disso, segundo as Escrituras, é de procedência  malígna.

. Coerência  conectar o passado ao futuro sem anular o presente.

“Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras mantenhamos a nossa esperança." Romanos 15:4.  Uma vida coerente não desconexa do seu passado. As lições do passado é nosso melhor mestre: a melhor escola aprender com os nossos erros e acertos. O passado nos esina a sermos perseverantes e mais tolerantes. Lembrando que o Deus, que nos trouxe até aqui, nos conduzirá com uma viva  esperança no futuro. 
 
O agora é o melhor momento da vida.  Colhemos hoje, o que semeamos ontem. O que  semearmos hoje, colheremos no futuro. O problemas é que somos compulsivos para consumir energia com memórias do passado. Igualmente compulsivos consumindo energia antecipada com aquilo que ainda não aconteceu. 

Quando completei 70 anos realizei uma celebração de uma abençoada colheita. Vivendo o agora,  gerando  perspectivas de um futuro extraordinário, criei o projeto 70 em 10.  Desse projeto já nasceu o Livro 100 Meditações.  Coerência com o passado, com o presente e com o futuro. Glória a Deus! 

. Coerência  ser amigo da sabedoria e inimigo da tolice.

O livro de Provérbios deveria  ser  leitura obrigatória nos primeiros 31 dias de cada ano. Quem ler e levar  a sério os conselhos de  Salomão será amigo da sabedoria  e não irá flertar com a tolice. Flertar com o pecado, com a idolatria, com adultério, com as práticas mundanas.  Alguns momentos que flertei com a tolice não me dei bem. Passei a investir mais tempo na leitura das Escrituras Sagradas.  O texto a seguir não se trata de sabedoria humana: Mas a sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; então amante da paz, atencioso, submisso, cheio de misericórdia e bons frutos, imparcial e sincero. (Tiago 3:17).  Se ansiamos, verdadeiramente, viver uma vida cristã coerente na fé e na prática de boas obras, aqui está uma receita perfeita.   Uma sabedoria que produz uma vida de paz, amor intencional, submissão,  cheio de misericórdia, bons frutos, imparcialidade e sinceridade. Esse é o estilo de vida que contempla a sabedoria do alto! 

. Coerência  encontrar equilíbrio de maturidade em cada fase da vida. 

A vida só se encerra quando a morte bate a porta. As fases da vida vão agregando experiências e consolidando o processo de  maturidade que segue em todas as fases da vida. Você já ouviu falar na crise dos 40? Ela existe. O filme Duas Vidas retrata a vida de muitas pessoas quando chegam aos 40 anos.  Os sonhos da adolescencia são cobrados na vida adulta.  A falta de maturidade nos anos de ouro de nossa  fertilização profissional, pode trazer deficts emocionais, deficts de realizações, projetos inacabados. 

Quando chegamos aos 60, aos 70 e mais, se há defict's de maturidade outras crises maiores vão se acumulando.  Cheguei nessa fase da vida  com  maturidade suficiente para galgar novos desafios, e a sonhar com os melhores anos. Criei o projeto 70 em 10. Escrevo esse texto, aos 72 anos e alguns meses, revigorado e cheio de inspiração e desejo de viver de uma forma produtiva; porque Deus assim me fez! 

Refletindo

" Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. A contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa gloria"   ( Co 2:6-7 ) 

A coerência a que nos referimos nos conduz a um nível de maturidade espiritual transcendental que se conecta com a sabedoria do alto. A vida não pode ser encarada e baseada na sorte do destino onde  qualquer lugar serve. Não meça a sua estatura espiritual com qualquer parâmetro. A Bíblia Sagrada é o  metro seguro para  medir o seu estágio de maturidade. Em qual nível de coerência  você  se encontra  hoje? 'Não se deixe enganar de Deus não se zomba' está escrito em Gálatas 6:7-8. 

Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário