" Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes " I Tm. 6:6,7)
No campo da batalha espiritual há um grande embate entre fé e ganância. A ganância está no topo do rank da lista de pecados: 'Não cobiçarás'. Um pecado destruidor expressamente proíbido nos dez mandamentos (Êxodo 20:17). A ganância é desejar algo a tal ponto que se perde o contentamento em Deus. A f'é é desejar uma vida na dependência da provisão divina. Qual dos desejos domina o seu coração? Fugir da ganância e lutar pela fé - Por quê?...
Três Motivos Porque Devo Fugir da Ganância.1- A ganância é um pecado destruidor abominável. "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se' I Tm 6:9-10. O crente, como ponto de partida de sua conversão, precisará entender as armadilhas do pecado: decidir abandonar tudo que é atrativo à cobiça. Entender, que o fato de estar convertido, não é um seguro automático que garantirá vitória sobre os desejos da carne. Não são poucos, os cristãos, que perdem a batalha da ganância e da cobiça. O resultado não é nada inspirador: tornam-se vulneráveis espiritualmente, correm sérios riscos da família se deviar dos caminhos do Senhor. Pv. 15: 27 "O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa". A ganância é uma armadilha que provoca desejos descontrolados, nocivos, levando a ruína e destruição.
2- A ganância é um saco furado, nunca satisfaz. . Importante enfatizar o que a Bíblia diz: 'a ganancia é um saco furado'. Uma maldição que segue gerações: " Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado" Ageu 1:6. Essa profecia de Ageu não nos parece bem familiar para os nossos dias? A ganância é estar ávido em busca de algo, a tal ponto que se perde o contentamento em Deus. Jesus alerta sobre a avareza e a ganância: "Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" Lucas 12:15.
3- A ganância não se submete a Graça de Deus. . Quem está dominado pela ganância, consciente ou inconscientemente, está rejeitando a Graça de Deus. As duas coisas não caminham juntas. A ganância entra na lista do pecado de idolatria: " Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria" Cl. 3:5. Idolatria quando nos alimentamos de outra fonte que não venha de Deus. Jesus é o supridor das necessidades de nossa alma: "João 6:35 "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede". O apostolo Paulo nos dá o segredo de vencer o mal da ganância através do contentamento. É uma escola, um aprendizado, que a vida nos ensina: Fp. 4:11,12 "Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância...(....) aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando ncessidade".
Três Motivos Porque Devo Lutar pela Fé
1- A fé arma poderosa que vence as oposições que há no mundo. "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" I Jo 5:4. A fé é uma arma poderosa que vence todas as oposições que há no mundo. A fé salvadora gera uma fé libertadora. O espírito de Mamom, uma influência malígna condenada por Jesus, em Mateus 6:24, é um espirito ganancioso e escravizante. Mamom é um espírito de arrogância e orgulho, que se opõe ao espírito de contentamento, em Deus. Seu papel prometer coisas que só Deus pode dar, do tipo: segurança, valor pessoal, felicidade, alegria e paz. A fé que vence o mundo é gerada em Deus poderosa para desfazer todas as armadilhas do malígno.
2- A fé age em situações que os recursos humanos não suprem. Jesus, o Filho de Deus, passou por experiências de completa vulnerabilidade, nas áreas importantes da vida: fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Nessas circunstâncias que Satanás aparece com o seu plano e apontando soluções.
O primeiro embate de Jesus, com Satanás, no momento que teve fome e fisicamente vulnerável. Satanás provocou o Senhor Jesus para que exercesse o seu poder e autoridade: transformasse pedras em pães. Jesus responde que o poder não vinha dEle, mas do Pai: "... Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" Mt. 4:4. A primeira lição: a fé nos conduz ao poder do Deus da provisão. A mesma fonte que Abraão buscou, ao responder ao filho Isaque: 'onde está o cordeiro meu pai?'. A fé respondeu por Abraão: 'Deus proverá meu filho'.
O segundo embate de Jesus, com Satanás, quando se encontrava fraco fisicamente emocionalmente vulnerável. "Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo. E disse-lhe: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra" Mt. 4:5,6. Segunda lição: Jesus apropria-se de um poder sobrenatural que a Palavra lhe confere de libertação e proteção: "...Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus" Mt. 4:7. A fé é o gatilho que aciona o poder da palavra revelada: 'Está Escrito".
Não se sentindo vencido, Satanás, vai para o terceiro embate. Agora, ataca na vulnerabilidade espiritual de Jesus. O desafia: " Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" Mt. 4:8,09. Terceira lição: A fé que vence a vulnerabilidade física e emocional ela é uma fé robusta, vai além dos recursos visíveis. Essa é a fé que vence os ataques de Satanas. Jesus nocauteia o seu inimigo: " Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam" Mt. 4:10,11. A ganância é uma grande aliada de Satanás nessas três áreas que Jesus sentiu-se vulnerável! Jesus venceu todas!
3- A fé gera gratidão e contentamento. . "Posso todas as coisas naquele que me fortalece' Fp. 4:13. Esse é um dos textos mais citados e conhecidos. Para validar essa poderosa, Palavra Bíblica, é preciso conhecer o contexto. Notifique em que circunstâncias o apóstolo Paulo compartilha, de sua fé, da sua gratidão e do seu contentamento? Todas as vezes que você for citar, Fp. 4:13), releia, releia, releia... o versículo anterior de Fp. 4:12. O que diz? " Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade". Gratidão e contentamento é viver uma fé sob qualquer suspeição. Sem cobrança, sem barganha com Deus, nem com as pessoas. Essa fé ganha o coração de Deus e das pessoas. Não é medida pelo tamanho de nenhum feito (obra); mas, pelo tamanho da generosidade. Lição que Paulo nos dá : o contentamento pleno não vem de dividendos como retorno de benefícios à alguém; mas, de dividendos que outros recebem pela nossa generosidade. Forte, não!? Faça o seu próprio teste....
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente" Tito 2:11,12
Conteúdo espetacular. Obrigado por compartilhar estes ensinos.
ResponderExcluirVindo de um mestre, Deus seja louvado, e nos dê, a vitória de vencer pela fé 🙌❤️
ResponderExcluir