Há textos que relutamos em escrever e compartilhar, fazemos por obediência ao Espírito Santo. Esse é um deles: Desperte o crente que há em você! Se você é um crente não leia por curiosidade, no final, entenderá. O que é ser crente?" Definição - " que leva excessivamente a sério suas obrigações ou assuntos, com demasiado zelo, entusiasmo e posição acrítica". O crente não deve ser uma pessoa antipática, extremista, carola.... O crente deve ser uma pessoa empática, vive suas convicções com leveza, segue em frente na sua jornada cristã sem olhar, nem para direita nem para esquerda. Há crentes adormecidos na sua fé, há crentes que não despertaram seus dons espirituais e a há crentes descomprometidos com o Reino de Deus. Vamos encarar esse tema com temor e tremor:
Uma realidade a ser encarada.Essa reflexão retrata uma realidade em que a maioria dos crentes não se vê inseridos como os que servem no Corpo de Cristo. Há um número representativo no Corpo de Cristo que não acredita mais em avivamento, em restauração da Igreja. Há muitos soldados de Cristo feridos que já desistiram da luta, baixaram as armas. "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" 2 Ts. 2:3.
Outra questão a refletir: há uma força poderosa de mão de obra que não está sendo devidamente utilizada, deixando de produzir frutos para o Reino de Deus. Há uma força em potencial imobilizada nas Igrejas, não treinadas para entrar no processo de moldar novos cristãos a se desenvolverem com seus dons espirituais.
Não apagueis o Espírito Santo.
Além do desperdício de mão de obra não utilizada, mas sério ainda, estamos apagando a ação do Espírito Santo ( I Ts. 5:19). O Espírito Santo age na vida do crente para dotar de recursos espirituais, de forma que a Igreja esteja qualificada, estratégicamente com suas forças equilibradas para cumprimento da Grande Comissão. O apóstolo Paulo define liderança cristã como habilidades espirituais, dadas aos crentes que, devidamente treinados, sirvam uns aos outros: Efésios 4:12,13: “ E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo.
Igreja de muitas mãos.
Em se tratando de uma Igreja cristã todos os membros entram no processo do ' aperfeiçoamento dos santos' ( Ef 4:13) . Um macro esforço que envolve o engajamento de todos os membros da Igreja visando a edificação e expansão da Igreja de Jesus Cristo. Edificar é construir algo grande para o Reino de Deus. Precisará de muitas mãos hábeis e de muitas mãos em treinamentos.
O crente é despertado a viver de forma integral. A Igreja deve assumir o comando do processo no treinamento de seus membros. Referimos a crentes comuns, que vivem o seu dia-a-dia no contexto de uma comunidade secularizada. Os impactos causados em conferências, seminários, estudos doutrinários, discipulado, cursos, mensagens em púlpitos, retiros, etc... são partes importantes do processo que prepara o crente para as batalhas da vida. O novo convertido deve entender que há uma nova natureza operando nele, que o capacitará a ser um agente de transformação na sua comunidade.
Refletir o por quê fazemos.
O pesquisador George Barna, ao fazer uma ampla pesquisa sobre como forjar um lider apresenta resultados surpreendentes. Sua conclusão: “ Os efeitos mais dramáticos da liderança cristã não vêm dos esforços de pastores, nem emanam de atividades que se dão em campo de Igreja! Não estou rebaixando os pastores e as igrejas; estou informando que nesta fase da história dos Estados Unidos o impacto do cristianismo não é sentido primeiramente pelas palavras e comportamentos da Igreja institucional e seus diretores. É sentido mais pelas ideias, conversas, escolhas e atividades do dia-a-dia dos crentes na força de trabalho, no mercado, nos lugares de lazer e em outros públicos’.
Repercutindo essa pesquisa, fica claro que um líder nasce, é forjado, no ambiente onde passa maior parte do seu tempo interagindo os dramas de sua comunidade. Como por exemplo as frequentes reclamações na escola que os filhos frequentam, das demandas do seu bairro, do drama da sua secretaria doméstica, do seu vizinho que está em conflito familiar.... Nesse ambiente real e sem máscara que nasce um líder de verdade.
Mahatama Gandhi, uma liderança que fez história em seu país India, afirmou que mesmo que a contribuição parecesse pequena, ela desempenharia um papel na criação de resultados significativos - é dele essa frase: “O que quer que você faça é insignificante”, acrescenta..... “ mas é muito importante que você faça”.
Perfeito modelo.
O nosso perfeito modelo é Jesus. O seu exemplo em servir, inclui todas as pessoas, pobres e ricos, em todos os lugares. O apóstolo Paulo incorporou esse modelo na sua vida, e nos encoraja a fazer o mesmo: “ E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” Gl 6:9. Se formos resumir - "Desperte o crente que há em você', o sumário seria: sou crente para amar e servir o meu próximo Nesse propósito, em servir, o que está em jogo é: Qual motivação porque faço o que faço?
Desperte o crente que há em você.
Só fará sentido se você concordar que somos um exército espiritual em batalha. O exército de Saul, bem aparelhado, bem treinado, se tornou fraco e incapaz de vencer os filisteus. Faltou naquele exército - 'Desperte o soldado que há em você'. Davi, venceu Golias, porque despertou o soldado que havia dentro dele. Podemos ser um exército espiritual equipado, bem organizado, com boas técnicas, profundo conhecimento e uma confortável estrutura física. Mas, se não estivermos revestidos de poder, convictos de valores, não lutarmos por eles, seremos semelhantes ao exército de Saul.
Refletindo....
" Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado" Heb. 3:13
Desperte o crente que há em você! Você entendeu o apelo de chegar até o final? De forma direta e clara, um apelo sem ser apelativo. Uma reflexão que tem um alto preço: despertar em você o Jesus que está dentro de você. Despertar em você o interesse pelo seu irmão, encorajando-o, exortando-o, em amor, para que ele crescer e ajude outros a crescerem também. Significa despertar o altar da oração, orar uns pelos outros. Despertar ter fome da Palavra de Deus. Despertar o discípulo que está dentro de cada um de nós como servos do Senhor Jesus Cristo. Amem!
Por amor de Cristo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário