" E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações" ( Ap 2:26)
Para quem aspira uma liderança vencedora a trajetoria de Davi é uma das mais belas e ricas em ensinamentos. As lições que vamos aprender com Davi foram vividas em campos de batalhas antes de assumir o reinado de Israel. Uma viagem no tempo refletindo o capítulo 30 de 1 Samuel. Narra em detalhes as atitudes de um lider que não tinha um trono, mas tinha uma missão. Não tinha uma nação para governar, mas tinha um compromisso de batalhar as guerras do Senhor e lutar em defesa da justiça. ( Tema: Lider - Pontos Fortes que Sobressaem ( Parte II ). Vamos aprender com Davi como usar nossos pontos fortes em todos os níveis de lideranças:
Um Líder que Vê
"Quando Davi e os seus homens chegaram viram que a cidade tinha sido queimada e que suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas haviam sido levados embora" ( v.3) Que tragédia para um homem ganhar proeminência na sua carreira profissional quando o custo, a perda de sua família. Um líder precisa estar atento ter a sensibilidadede de enxergar possíveis estragos quando ocupar-se demasidamente em suas ambições pessoais. Uma visão consciente é essencial para uma liderança eficaz e bem sucedida. Uma visão correta trás clareza, direcionamento e motivação para ação. Um lider sem visão clara pode comprometer todos que estão no seu comando. O ponto forte de Davi, ao ver o caos instalado, não se deu por vencido, restitui sua família e de todos que estavam sob sua lidlerança.
Um Líder que expressa sentimentos
"Então Davi e os homens começaram a chorar e choraram até ficarem sem força" ( v.4) . A atitude de Davi põe por terra que o homem não pode expressar sentimentos é tido como fraco. O líder que não se comove pela causa que luta, além de ser insensível, perde a oportunidade de ensinar seus comandados a lidarem com os seus sentimentos. Davi chorou intensamente, os seus homens foram contagiados e choraram também. O líder, ao demonstrar sentimentos sinceros, encoraja as pessoas a compartilharem as suas dores internas. Seja qual for o seu nível de liderança seja sensível a sua própria dor, expresse seus sentimentos.
Um Líder que administra conflitos
"Davi ficou então numa situação muito dificil, pois os seus homens estavam tão amargurados por ficarem sem os seus filhos, que falavam até em matá-lo a pedradas" ( v. 6). Administrar conflitos é uma virtude indispensábel para um lider. Deve estar consciente do preço que pagará por suas decisões e eventuais fracassos. Nestas ocasiões os liderados podem estar destemperados emocionalmente, causando um ambiente de desconforto e até de ameaças. O líder precisa estar apto emocionalmente para pacificar os ânimos, com sabedoria e diligência buscar a melhor solução. Solucionar conflitos um dos pontos fortes de Davi. Venceu todas as suas batalhas internas e externas em toda sua trajetória de vida.
Um líder que consulta Deus
"Então Davi perguntou a Deus, o Senhor: Devo ir atrás desses invasores? Conseguirei pegá-los? Deus respondeu: Vai atrás deles. Você os pegará a libertará os prisioneiros" (v.8). Esse foi o ponto mais forte de Davi que lhe deu dividendos de vitórias. Davi tinha consciência de sua missão, sabia que sem a presença de Deus não teria sucesso nenhum. Tudo que realizamos nesta vida deve ser encarado como propósito definido pelo Senhor. A confiança, nEle, nos guiará a vencermos em todas as áreas da vida. Um líder que não consulta a Deus está fadado ao fracasso.
Um líder que obedece a Deus
"Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam" (v.9). Muitas vezes sabemos o que Deus quer que façamos; por motivos, de fraqueza e desobediência, não executamos Suas ordenaças. Davi consultava a Deus e obedecia. até mesmo quando recebia um não. Essa deve ser a atitude de um lider que está comprometido em viver a boa, ageadável e perfeita vontade de Deus ( Rm 12.2b).
Um líder que não descarta ajuda
" Então Davi lhe perguntou: Você pode me levar até onde os Amalequitas estão" (v.15). Não é raro Deus usar pessoas improváveis e situações incomuns, em favor de uma causa coletiva. Ele é dono de todas as coisas, move céus e terras, para ajudar seus filhos. O que parece ser um ponto fraco transforma numa estratégia vencedora. Davi valeu-se da ajuda de um inimigo para trazer de volta a sua familia, de seus homens, tudo mais que deles roubaram.
Um líder que luta junto
" Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até a tarde"(v.17) Davi sempre lutou lado a lado com seus comandados. O único registro que encontramos do rei ausente, tornou-se em tragédia pessoal, atingindo sua família e o seu reinado ( comentamos esse fato nos Pontos Fracos, Parte - I ) que foi: o adulterio com Bate-Seba e a trama para matar o seu marido, Urias ( 2 Samuel 11). Um líder comprometido precisa estar envolvido e empenhado para não dar brechas ao pecado. Além disso, a força e determinação de um comandante são essenciais para direcionar a missão
Um Líder que busca 100% de resultado
"Não ficou faltando nada: Davi levou de volta todos os filhos e todas as coisas. Grandes e pequenas, que os Amalequitas haviam tomado"(v.19). Se atentarmos para a sequência de cada ato que Davi empreendeu na busca da restituição da família e pertences, podemos perceber que o seu coração ja havia determninado 100% de resultado. Lição importante aqui: Àquele, que nos enviou para missão, se encarregará da estratégia. As vezes nos contentamos com o pouco, não lutamos pelos 100% que Deus nos confiou. A parábola dos talentos nos adverte para isso ( Mt. 25:14-30)
Um Líder que reparte com equidade e justiça
" ( ... ) Tudo deve ser repartido em partes iguais; quem ficou atrás com a bagagem deve receber o mesmo que aquele que lutou na batalha" (v.24). Talvez seja esta a parte mais dificil de um líder: repartir com equidade e justiça os frutos de uma conquista. O critério usado por Davi serve de referência para tratarmos das questões concernentes ao Reino de Deus. Quando se trata em unidade e diversidade no Corpo de Cristo, ninguém é maior ou menor pelo papel que desempenha .
Um Líder generoso
" [...] Este é um presente para vocês, tiradas das coisas que nós tomamos dos inimigos de Deus, o Senhor" (v.26) . A generosidade é uma qualidade que nenhum líder pode negligenciar. Davi ofertava a Deus, e ainda separava parte dos despojos para presentear os seus amigos uma porção de suas conqujistas. Imagine se no Reino de Deus tudo fosse compartilhado, algo parecido com a prática dos primeiros cristãos de Atos Cap. 2. Todos ganharão e ninguém ficará desassistido.
Refletindo....
Não importa o nivel e as condições da liderança que você exerce nesse momento, pode ser em casa, trabalho, escola, faculdade, Igreja, comunidade ou qualquer outro ambiente. Reflita, com singeleza de coração, nas atitudes de Davi e reveja qual característica está faltando na sua vida. A unção de Deus dará a você o entendimento e a posicionamento para usar os seus pontos fortes na plenitude. AMEM!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário