( Ap 21:7)
Estamos as vésperas de uma eleição importante em nosso País. Quando os votos forem totalizados serão aclamados os vencedores. Não trataremos sobre essas eleições nem sobre os vencedores. Refletiremos sobre um outro pleito muito mais importante, com promessas muito maiores para os vencedores. Não são quaisquer promessas e não serão por um tempo limitado. As sete promessas estão simbolicamente destinadas as sete Igrejas do Apocalípse. Em cada promessa há uma batalha a ser vencida. Se você é um cristão e está comprometido em testemunhar a fé verdadeira em Cristo Jesus, acompanhe cada passo dessa conquista:
Comerá do fruto da Árvore da Vida
“... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do
paraíso de Deus” ( Ap 2:7.b)
Cada crente deve almejar comer do fruto da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Os cristãos, em Éfeso, precisariam vencer as batalhas contra o pecado da prática sexual, imoralidade e da idolatria a deusa Diana. Práticas muito parecidas na sociedade de hoje. O mundo associa imoralidade sexual à liberdade sem restrições, não importa as consequencias. Uma estratégia diabólica para intimidar os crentes à intolerância ao pecado. O crente que não tolerar esse tipo de prática em sua vida, está a caminho de conquistar a primeira promessa - “ Comer do fruto da Árvore da Vida".
Não passará pelo dano da segunda morte
“... ... O que vencer não receberá o dano da segunda morte” ( Ap. 2:11.b)
Quem está em Cristo já tem a garantia que não passará pela segunda morte. Quem nasce uma vez, morrerá duas vezes; quem nasce duas vezes, morrerá uma vez. O segundo nascimento é o espiritual, invalida a possibilidade da segunda morte. Os crentes da cidade de Esmirna, enfrentavam severas perseguições de Judeus que eram fiéis ao governo de Roma. O comprometimento corrompido da Igreja, e do crente, em qualquer área do sistema do mundo é anátema para Deus. O crente que permanecer incorruptível do esquema mundano, está à caminho de conquistar a segunda promessa: “ Não receberá o dano da segunda morte”.
Receberá uma pedra branca com um novo nome
“... Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra branca um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”
( Ap. 2:17).
O vencedor receberá, das mãos do Senhor Deus, uma pedra branca contendo o seu novo nome. Não é maravilhoso! Os crentes, em Pérgamo, teriam que vencer as falsas doutrinas e determinadas práticas que ofereciam algum tipo de vantagens escusas e de apadrinhamento. Práticas de organizações secretas que ocultam os seus atos, incompatíveis com os fundamentos biblicos; a essencia do evangelho é viver uma vida de completa transparencia, luz que resplandece em meio a escuridão. O crente que não se envolver nesse tipo de prática e for fiel à doutrina Apostólica, está conquistando a terceira promessa - “ Uma pedra branca com o seu novo nome”.
Receberá poder para governar Nações
“... E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei
poder sobre as nações” ( Ap. 2:26)
A Bíblia afirma que há dois padrões de governos que atuam neste mundo: O padrão 'poder sobre as nações' vem Deus; e o padrão que o mundo opera é governado por Satanás ( 2 Co 4:4-6). A promessa de governar nações é dirigida ao crente que está comprometido com o Reino de Deus e submete-se a viver esse padrão. Os crentes, em Tiatira, enfrentavam sérios problemas com a Idolatria e o pecado da prostituição religiosa. Um coração idólatra está inclinado a práticas pagãs. As festas natalinas, e de final de ano, por exemplo, não expressam o verdadeiro sentido de suas datas comemorativas para uma ampla maioria de pessoas. O que vemos são verdadeiros cenários de luxúrias, oferendas a santos e shows profanos; que estimulam práticas sexuais imorais. O crente que vigiar o seu coração e guardar até o final a vida de santidade, a Deus, estará garantida a promessa – “ Poder para governar Nações”.
Receberá vestes brancas simbolizando a Santidade de Deus
“... O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...” ( Ap 3:5)
Os crentes, da cidade de Sardes, viviam como se estivessem mortos espiritualmente. Não faziam nenhuma diferença de transformação com os seus testemunhos. Suas vestes espirituais estavam sujas de práticas pecaminosas. Felizmente, alguns crentes não contaminaram suas vestes, permaneceram fiéis a Deus. Os que outrora não se contaminaram e para os que permanecerem fiéis, que não se contaminam suas vestes nupciais, tem a promessa do Senhor: “ Ao que vencer será vestido de vestes brancas”. Se você faz parte desse grupo, permaneça fiel; receberá das mãos do Senhor a quinta promessa – “ Vestes brancas”.
Será coluna no Templo de Deus
“ .... Ao que vencer eu o farei coluna no templo do meu Deus...” Ap.3:21.1)
Os crentes de Filadélfia foram aprovados pelo testemunho que davam e pela obediência a Deus. O Senhor Deus se agradou tanto do testemunho que davam que se comprometeu a guardar da hora da provação, que haveria e vir sobre à terra. Uma espécie de seguro contra as perseguições. O crente que vive um testemunho fiel e que obedece a Deus em todos os seus mandamentos, certamente tem a seu favor à proteção do Senhor nos momentos de aflições. Esses cristãos serão colunas no templo do Deus vivo. Se você faz parte desse grupo de cristãos, esteja certo que apropriar-se-á da sexta promessa – “ Será coluna no Templo de Deus”.
Assentará com Deus no seu trono
“... “ Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono...”
Apc. 3:21.a)
Apc. 3:21.a)
Os crentes de Laodiceia o Senhor os comparou como água morna: um tipo de água inapropriada para se tomar; quem dela tomasse vomitaria. referindo-se aos crentes que mergulham-se no secularismo, o coração não está nas coisas de Deus. Tornam-se ricos materialmente, mas pobres espiritualmente. Jesus os classifica como escravos de Mamom. Não são poucos os crentes que assemelham-se a essa prática dos de Laodiceia. O grande desafio: - o crente que conseguir prosperar materialmente, permanecer com sua fé inabalável, servindo e investindo no Reino de Deus com entusiasmo e dedicação, está a um passo de conquistar a sétima promessa – “ Assentar-se-á com Deus no seu trono ”.
Refletindo:
Ficou animado em participar de uma eleição vencedora? Você é um entusiasta mensageiro das propostas do Deus que não falha com suas promessas? Vem dedicando e lutando as batalhas do Senhor de verdade? Nós, cristãos, temos razões suficientes para lutar por aquilo que já foi conquistado, na cruz,por Cristo. As sete Igreja do Apocalipse retratam os tipos de batalhas que enfrentamos no mundo. Quais das sete batalhas você tem enfrentado? Encorajamos você a reanimar-se nesse período de escolha. Revesta-se de coragem! Revesta-se das armas espirituais, seja um guerreiro e uma guerreira nas batalhas do Senhor Jesus.
Você já é um VENCEDOR! O Deus da promessa não mente. Amem!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário