
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses' 3:13,14
Quando completei 70 anos fiz um balanço da minha jornada e uma celebração. Olhei para trás celebrei o que foi feito, fiz um concerto com o passado. Fixei os olhos para o futuro e visualisei uma terra prometida a conquistar. O que fiz? Tomei a decisão de empoderamento, tomar a posição de um conquistador. Foi então que decidi: desenvolver um projeto 70 em 10. Conquistar nos próximos dez anos algo extraordinário, viver a profecia de Joel: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões" ( Joel 2:28). Cri e tomei posse dessa profecia. Já se passaram três anos muita conquista o extraordinário está em construção.
Você que está apenas na primeira fase da vida , cuide desde já, ou se está na segunda metade da sua jornada, faça uma parada de reflexão, dicas importantes vamos passar pra você:
1- Assumir o seu estado atual e romper com o passado.
( Fonte Apostila Coaching Febracis)Na minha formação de Coaching ( em plena pandemia) deparei-me com esse quadro (acima). Identifiquei que o meu estado atual havia ainda contas com o passado que me trazia desajustes emocionais. Entendi que, para assumir de verdade o controle da vida, é preciso acontecer duas coisas: assumir o estado atual e romper com o passado. Senão resolver essas duas questões o futuro chegará com muitas faturas do passado. Viver do passado é viver dando passos para trás. Diagnósticos emocionais depressivos podem estar ligados a prisão de lembranças frustrantes do passado. Não saber como está o estado atual é levar uma vida embaraçosa sem compromisso com a própria vida. O Quadro acima trás uma revelação que nos ajuda a entender o nosso estado atual. Do porquê muitas pessoas não conseguem aplacar uma jornada de vida vitoriosa. Tire um tempo e pense sobre isso.
2- Criar no interior uma revolução de inconformismo.
Há momentos em nossa jornada que precisamos entrar num estado interior de inconformismo. Se estamos num placar desfavorável ou muito aquém do potencial é hora de dar uma sacudida na vida. É o que estou fazendo aos 72 anos. Posso fazer mais e melhor com toda uma bagagem e experiência dos anos. Há um equivoco achar que a vida produtiva se encerra com a aposentadoria. Quase caí nessa armadilha ao me aposentar muito cedo, aos 47 anos. Dei uma sacudida na vida. Voltei a me profissionalizar tenho investido na formação de Coaching, Mentoria, Análise de Perfil Comportamental e Consultoria Vocacional. A segunda metade da jornada abre muitas oportunidades de crescimento e de produtividade. Se você está nesse período da jornada, precisa de uma sacudida, invista em você mesmo. Você é o seu principal Ativo. Faça uma mentoria. Contrate um profissional de Coaching. Sonhe! Planeje! Sacuda a poeira e dê a volta por cima.
3- Investir em todos os pilares da vida.
Fez parte da minha preparação de Coaching encarar esse teste: onze pilares da vida ( modelo acima FEBRACIS). Ao fazer o teste pela primeira vez, tive a consciência que minha vida ela é sistêmica. Carrego comigo um conjunto de áreas importantes como: Espiritual, Parente, Conjugal, Filhos, Social, Saúde, Serviço, Profissional, Financeiro, Intelectual e Emocional. Quando aposentei-me da minha função de carreira, inconsequentemente aposentei o pilar profissional. Afetou dois pilares importantes, o emocional e o financeiro. A lição que aprendi, se deixarmos de lado um pilar apenas, os demais pilares serão comprometidos. O resultado do meu teste ( roda da vida - acima) não foi nada animador. Fiquei entristecido com o resultado. Mais parecido a uma estrela que a própria roda. Tomei decisão em melhorar cada pilar, já colho bons resultados. Faça você também o seu teste. Enfrente o seu estado atual e comece a viver um novo proposito de vida. Amem!
4- Desenvolver uma Visão Extraordinária de Futuro.
Ninguém caminha pela vida sem visão clara onde deseja chegar. Mais do que isso, somos encorajados a desenvolver uma visão extraordinária de futuro. O Salmista pergunta a Deus como será o fim de seus dias: " Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou"( Salmos 39:4). Que belo exemplo! O que ganhamos correndo riscos desnecessários como se a vida fosse uma loteria? Estou em pleno curso do projeto de vida 70 em 10. Muito atento a tudo que Deus tem me revelado. Alguns dos meus projetos já estão alinhados a minha jornada de vida. Outros ainda estão em maturação, ajustando ao meu perfil, minhas prioridades e valores. E você? Tire um tempo para sonhar com o seu futuro. Pegue um papel e divida em vários quadrados. Faça essa oração do Salmista, desenhe em cada quadrado um projeto de vida extraordinária. Faça um mural de visão extraordinária. Em cada desenho coloque uma figura ( pesquise o Google) e marque data para acontecer. Compartilho com você a minha visão extraordinária dos 70 em 10. ( figura acima, ainda em construção). Deus é um Deus visionário ( Veja Habacuque 2: 2,3).
5- Desenvolver uma Agenda Inteligente que promova todos os pilares da vida.
Quantos sonhos e projetos ficam pelo caminho da vida por falta de uma agenda comprometida com aquilo que assumimos. A vida vai se tornando um embaraçado de coisas, algumas delas importantes, outras sem nenhuma importância. Com o passar dos anos esse emaranhado da vida vai roubando nossas energias e causando frustrações. Na segunda metade da vida já não há espaço para amadorismo. As experiências da primeira metade não podem ser desperdiçadas. As experiências frustrantes a que mais nos ensinam. Tenho levado muito a sério a minha agenda diária. Observo se tenho investido em todos os pilares da minha vida. Encorajo você a cuidar de sua agenda. Procure ajuda de um profissional, coloque no seu orçamento pessoal como investimento, você verá em curto prazo o custo benefício.
6- Celebrar com gratidão por cada vitoria conquistada.
Celebrar vitórias conquistadas é reconhecer com gratidão que fomos alvo do grande amor de Deus. Em 2019 celebrei com gratidão os meus bem vividos e abençoados 70 anos. Em 2020 a 2029 muitas celebrações virão: Edição do Livro 100 Meditações ( celebrado), projeto Médicos para Médicos na África (2023) 50 anos de casados (2026), realizações extraordinárias de novos livros. Celebrarei a centésima leitura da bíblia (2029). Cada celebração trás um renovo para novas conquistas. Faça você também uma agenda de celebrações e celebre em família os grandes feitos que o Senhor tem feito em sua vida.
7- Viver o seu novo normal em sua vida.
Cada ciclo na vida que se inicia precisamos encarar como um novo normal. Esse novo normal pode ser diferente em alguns aspectos do normal do ciclo anterior. O novo normal é renovação de proposito, renovação da fé com novas semeaduras. No meu novo normal, dos 70 em 10, novos recursos estão sendo explorados e novos conhecimentos incorporados como aprendizado para nova jornada. Assim, a vida fica mais bela e competitiva. Deixar de ser monótona para ser inspiradora. Deixar de ser consumidora para ser significativa. Comece a pensar no seu novo normal. Faça um corte, agora, com o seu passado. Viva um novo normal.
Enquanto escrevo estou fechando uma turma de 47 inscritos para uma Mentoria na área de Liderança e Gestão Pessoal. Participantes de vários estados e cidades. Um novo acontecer na minha vida e na vida dos que vão participar da jornada. Celebrar! Glória a Deus.
REFLETINDO
" Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" I Corintios 2:9
Você crê nessa Palavra Bíblica?
Sinceramente essa reflexão faz sentido
para você? Se você está bem no começo da primeira jornada da sua vida, reflita como
chegar bem na segunda jornada.
Se você está na segunda jornada, que fichas caem? Que Lições você tira para sua
vida? Que decisões tomará? Não tenha sua jornada por concluída, nem a tenha
como perdida. Todo dia é motivo de recomeço. Quero te encontrar no fim da
jornada com celebração. Amem!
Por amor a Cristo!







Nenhum comentário:
Postar um comentário