( Extraído Career Direct)
"Faça bem feita as coisas que você tiver que fazer. Depois da morte, para onde você vai, não se pode fazer planos, nem trabalho; lá não há conhecimento nem sabedoria" ( Ecl. 9:10).
Você é capaz de fazer sozinho o FUNIL de sua vida? ( figura acima).
. Estamos em pleno andamento ministrando a um grupo de mentoriados trabalhando as questões básicas para uma gestão pessoal eficaz. O grande drama é entender a vocação alinhado ao propósito da vida.
Vocação está ligada a missão. A missão está ligada a um propósito de vida que leva a um destino. Eclesiastes 9:10, trouxe-me clareza para entender que o meu papel é dar o meu melhor no contexto da minha vocação e chamado.
Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão' ( extraído).
. Cada indivíduo é um ser integral.
Com os meus 72 anos permita-me compartilhar a minha própria experiência de vida. Sou cristão com mais de seis décadas de caminhada com Deus, servindo o Senhor com muito amor. Sou um servidor público aposentado que serviu por mais de três décadas em diferentes funções, considero-me profissionalmente realizado naquilo que realizei.
Nesta altura da vida (72 anos) sinto-me suficientemente responsável compartilhar lições que as duras penas a vida me forjou. Quando assumi a minha carreira na atividade pública, com apenas 22 anos, não tinha clareza que realmente seria minha primeira vocação. Talvez, por ser um jovem comprometido com Deus, fui muito assediado e estimulado a ir para um Seminário Teológico para ser um pastor. Muito tempo depois, ao fazer o teste vocacional, tranquilizei-me pela constatação que as minhas funções eram compatíveis com a minha vocação e chamado. Essa cobrança externa tomou conta do meu coração de uma falsa crença que estava no lugar errado e não agradando a Deus. Trouxe-me grandes prejuízos nos pilalares profissional, emocional e financeiro.
Para que outros não sejam vítimas dessas falsas crenças, tenho dedicado meu tempo, conhecimento e experiência, realizando mentorias de gestão pessoal.
I. O Projeto de vida integral passa pelos seguintes filtros:
.O Filtro da Identidade.
A identidade define quem a pessoa é na sua essência. Cada indivíduo possui caracteres próprios internos: personalidade, interesses, aptidões naturais e valores. Como consultor de carreira tenho constatado muitos desvios de propósitos por conta de não conhecer esses quatro caracteres importantes da vida. Mal aplicadas desviam a rota de um destino que Deus traçou para vencer.
.O filtro da vocação ( personalidade, interesses, aptidões e valores).
O teste do Career Direct mostra um leque de possibilidades para desenvolver as aptidões naturais. O ganho está em agregar essas forças internas focando na aptidão principal. A minha primeira aptidão foca em áreas que envolvem, planejamento, controle, auditoria e mentoria. Embora tenha feito o teste um pouco tarde na vida ( 62 anos), descobri a tempo que segunda aptidão é a escrita comecei a colocar em prática imediatamente. Foi quando nasceu (2012) o Blogger Meditações. Esta publicação registra a 576 edição ao longo de dez anos. Como fruto adicional o lançamento do primeirto livro 100 Meditações, que já vai para segunda edição. A lição que passo: não desperdiçar talento, energia, tempo e oportunidades.
O filtro que valida o prósito de vida.
Não pegue carona na vida. O filtro é uma regra geral e vale para todos e em todas as vocações. Para validar uma vida integral, necessarimante deve passar por esse filtro: (1) Traços de personalidade. É o motor da vida: saber o por quê me comporto em determinadas situações; saber se sou, menos ou mais, apegados a coisas, a pessoas, a tarefas; saber o quanto tenho compaixão pelas pessoas; se sou introvertido ou extrovertido...(2) Aptidões naturais - Cada indivíduo nasce com aptidões naturais. É sábio descobrir quais aptidões possuem antes de partir para uma aventura incerta e colher frustrações na vida; (3) Qualificação - a qualificação é o caminho natural da vida. O despreparo tem colocado muitas pessoas em níveis abaixo do seu potencial; (4) Validação - quem se forma médico, engenheiro, tantas outras profissões técnicas, após qualificar-se passa por provas de validação. Em um mundo globalizado, essa validação de competência tem se tornado mais exigente. (5) Prontidão - é estar pronto e qualificado. Significa passar pelas etapas anteriores tornando-se apto para o exercício da vocação com excelência. O caminho continua árduo com mais lucidez na competividade.
. O filtro das Aptidões naturais e os dons espirituais.
Essa é outra questão que tem trazido muita confusão em distinguir aptidões naturais de dons espirituais. As aptidões naturais são habilidades dadas, por Deus, a cada individuo, para cumprir um proposito, aqui na terra. Tudo que fazemos, tudo que produzimos no âmbito terreno, são gerados do trabalho e das habilidades inerentes a cada um. Os dons espirituais são capacitações especiais dadas pelo Espirito Santo; para o exercício da fé cristã e da edificação do Corpo de Cristo. Os dons espirituais são exercidos para a expansão do Reino de Deus, no plano terreno ( I Coríntios 14:1-19).
Uma pessoa pode ser iletrada e ser tremendamente usada no Reino de Deus. O que não impede a capacitação intelectual; potencializa fazer missões em outros ambientes culturais e políticos, a exemplo de Paulo, defendendo sua fé nos Areópagos onde os intelectuais se reuniam. O Espírito Santo capacita-nos com habilidades espirituais para que nossos talentos naturais sobressaiam com relevância naquilo que fazemos em todas as atividades humanas.
II. Deus chama e capacita pessoas para uma missão específica no Seu Reino:
. Esse tipo de chamado exige maior renuncia e preparo específico, passa por um filtro mais rigoroso; porque entra a questão da vocação ministerial ou um chamado específico de Deus.
Exemplos:
- Eliseu, ao receber o chamado de Elias, teve que desfazer de suas juntas de bois e de seu objeto de trabalho, para se dedicar exclusivamente a uma nova missão.
- Gideão, abandonou a sua colheita, deixou tudo para trás para ser um libertador livrando o seu povo das mãos dos Midianitas.
- Os apóstolos, deixaram tudo para seguir Jesus; preparados para serem os pilares espirituais e plantadores de Igrejas; de pescadores de peixes, tornaram-se pescadores de homens.
- Paulo, considerou tudo como perda, para ser tornar o apóstolo dos Gentios; as suas habilidades, coragem, preparo intelectual, acompanharam para o exercício de sua missão.
. Vocação e o Chamado para todos e em todos os lugares.
Todos os filhos de Deus entram nesses dois róis de chamados. O chamado pode ser específico ou híbrido. O modelo híbrido foi muito utilizado por Deus no Antigo Testamento: atuar ao mesmo tempo em duas funções. Samuel, exerceu a função de Sacerdote e Juiz, do povo Hebreu. O Apóstolo Paulo, por um tempo, teve que fazer tendas, uma de suas habilidades, para sustentar-se e manter-se no campo missionário. Quanto a mim tive a oportunidade em exercer paralelamente funções em minhas atividades profissional, eclesiásticas e paraelcesiástico. Nada incompatível. Pode acontecer no mesmo dia. Um cristão pode realizar sua jornada no ambiente secular, e em outro momento no mesmo dia, conduzir um estudo bíblico, uma visita a um enfermo, uma atividade em sua Comunidade. Seguramente, esse é o maior contingente de pessoas chamadas a servir nessas duas frentes. São engenheiros, médicos, enfermeiros, dentistas, professores, comunicadores, todo tipo de atividades, prestando serviços relevantes na sua comunidade e no Reino de Deus. O Reino de Deus é a maior e mais eficiente Instituição que está à serviço da comunidade local, com Poder real de Transformação.
Reflexão:
"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" I Tm 4:14-16.
Importante ressaltar há um time de vocacionados para uma missão especial: os chamados para o ministério integral para servir à causa do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Para esse time, a ordem bíblica é: "não desprezar o dom que foi dado por profecia e com imposição de mãos do presbitério e ocupar nelas...". A vocação é um chamado para um proposito: glorificar a Deus. Para nós, outros, a recomendação da Bíblia é: " Cada um fique na vocação em que foi chamado " . I Co 7:20). 'Não despreze o dom que há em ti'. Amem!!!
Não importa a sua idade ou em que área esteja atuando, se está confuso, infeliz, frustrado pelo que faz, faça o teste para ajustar o seu foco. Fiz novos testes, aos 62 e aos 70 anos. Estou em plena atividade dentro de minha vocação e chamado. Vocação é por toda vida. Entretanto, sempre precisaremos reformular a rota , fazer ajustes, requalificar, revalidar. Recomenda-se a cada ciclo que se encerra.
. Se você deseja fazer o teste para descobrir ou validar seus talentos naturais, ou, o teste de Perfil de Comportamento ( DISC/completo) - entre em contato no meu e-mail, darei informações como funciona ( araosalgado@gmail.com ou WhatZapp 67 99235-1924.
Por amor a Cristo!


Testo interessante e importante, pois muitos estão perdidos em seus chamados. Vou compartilhar nas turmas de Crown! Parabéns meu querido!!!
ResponderExcluirObrigado por compartilhar mestre Roberto 🤛🤜💯
ResponderExcluir