Lições de vida que compartilho da vida de José e que muito contribuiu para minha vida pessoal:
Só quem vive os sonhos de Deus pode declarar
algo tão majestoso, assim: 'Deus me fez
própero na terra da minha aflição'. Quando saber que os meus sonhos são
legítimos? Posso afirmar que os sonhos revelam um propósito maior que vai além
dos nossos próprios interesses e existência. Os propósitos de vida não se
limitam apenas aos acontecimentos desta vida terrena ou em momentos em que tudo
vai bem na vida. Deus plantou na vida de José um sonho de um ambioso projeto que começou na eternidade.
Saiba! Antes de você nascer, Deus já sonhava com a sua vida. O Salmo 139.13-14 diz: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável". Deus semeou no seu coração sementes que gerem esperança, amor, paz, prosperidade plena. Isso não significa que a vida seria facil na terra por conta do pecado que entrou na semente humana. José teve que enfrentar situações das mais adversas, até mesmo oposição de seus próprios irmãos. O propósito de vida de José era maior que o ciúme dos irmãos, a sedução da sua patroa, que o levou a prisão injustamente. Aprendemos com a vida de José que, quando os sonhos vêm do coração de Deus não faltará recursos divinos para vencer tempos difícies.
. Quando não negociamos os valores éticos e morais.
" Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora" Gênesis 39:12
Os valores denunciam o nível do caráter humano. O caráter determina a qualidade de nossas escolhas. As escolhas influenciam nossas ações. A bíblia está recheada de exemplos de pessoas que negociaram seus valores, acabaram destruindo o seu futuro. Você conhece a história de Esaú? Vendeu o direito de primogenitura por um prato de comida. Sansão, outro personagem bíblico que destruiu sua carreira, de Juíz de Israel, por desprezar os seus valores sagrados se unindo a uma mulher filistéia por umas horas de prazer sexual. Ao contrário de José, que chegou ao segundo maior cargo do Egito, nem por competência, nem por negociar seus valores para sair da prisão, sobretudo, por confiar numa intervenção divina.
Atravessei momentos dificeis em minhas funções profissionais. Não por méritos pessoais, se estou escrevendo esse texto próximo de completar 73 anos, afirmo que a boa mão do Senhor esteve comigo em todas as estâncias. Houve um preço a pagar, com perdas financeiras, perdas de funções de liderança, até perdas de amizades. Decidi semear motivados por valores morais e espirituais. Na velhice colho frutos reais, de paz interior, credibilidade no testemunho da fé. O projeto 70 em 10, não se trata de uma marketing pessoal; mas sim, uma validação de um projeto divino que não cessa nesse plano terreno. A vida segue o seu curso enquanto fôlego tivermos.
. Quando as adversidades fortalecem o nosso propósito de vida.
" Disse, Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus" Gênesis 41: 38
Na adversidade que surgem os verdadeiros heróis. O segredo de José não estava na capacidade de interpretar sonhos; mas sim, estar cheio do Espírito de Deus. José experimentou adversidade na própria família: Quando compartilhou o seu sonho ao seu pai e irmãos. O que deveria ser uma boa notícia, criou-se uma conspiração de ódio para com ele, veja: " Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais' Gen. 37:5.
Lembro-me dos Congressos nos anos da minha adolescencia e juventude. A vida de José era uma inspiração para nós jovens. Para mim a vida de José era uma referencia de um vencedor. Não fazia ideia do custo que ele pagou para ser íntegro. Tão pouco imaginava que todos os jovens ( de todas as gerações) passariam por adversidades e provas. Comigo não foi diferente: foram muitas as adversidades e provas e com um custo muito alto. Um processo que forjou o meu caráter a não negociar os meus valores creistãos. Chego aos 73 anos, olhando para trás vejo o cuidado e a proteção divina em todos os momentos difíceis. Olho para frente e vejo um futuro cheio de oportunidades em servir mais e melhor a Deus. Projeto 70 em 10 nasceu nessa perspectiva de um futuro extraordinário.
. Quando não guardamos mágoas dos que nos prejudicaram no passado.
' Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida' ( Gn.50:20).
Uma das cenas mais emocionante quando José declara amor e perdão aos seus irmãos. José tinha todos os motivos de vingança pela crueldade dos seus irmãos em vende-lo como uma mercadoria. Como não bastasse inventaram uma estória ao seu velho pai, do seu sumisso. Quem de nós, não passou pela vida uma situação de perseguição, injúria, difamação, ou mesmo de rejeição? A amargura de eventos do passado, não resolvida, gera fortes imagens negativas que acabam projetando em pessoas que nada tem a ver com a história. José teve sucessivas crises emocionais que remetiam as dores do seu passado. Por sete vezes, chorou; não se conteve em cada encontro que teve com seus irmãos e seu pai. A dor que sentia era grande. Por impulsos emocionais usando de sua autoridade praticou revanche com um requinte de maldade com seus irmãos. ' E, retirando-se deles, chorou; depois, tornando, lhes falou; tomou Simeão dentre eles e o algemou na presença deles' ( Gn. 42:24). O último choro foi de plena libertação das mágoas do passado. A cura completa veio quando liberou verdadeiro perdão aos seus irmãos. O seu coração estava em paz ao declarar aos seus irmãos: Atribuindo a Deus transformar todo aquele mal em bem ( Gn. 50:20) .
Refletindo ...
" Achava-se conosco um jovem hebreu, servo do comandante da guarda; contamos-lhe os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um segundo o seu sonho'. Gn. 41:12.
Seguramente essa seja a maior virtude de José: não negar ajuda a ninguém. A maior virtude de uma pessoa usar o que tem de melhor em benefício do próximo, mesmo sem esperar algo em troca. Eclesiastes diz: " Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" Ecl.11:1. Trata-se um princípio da semeadura da própria vida. Não basta apenas viver o chamado `politicamente correto` ou uma religiosidade formal e cultural; a isso também, deve ser adicionado práticas de boas virtudes, que seja no tempo certo, na quantidade certa e na motivação certa. A vida de José nos ensina que, sonhos legítimos transformados em propósitos, alinhados a boa, agradável e perveita vontade de Deus, devem ocupar nossa mente e coração. Esse é o maior legado na vida!.
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário