Os cristãos tem entendimento histórico que os conflitos familiares surgiram após a queda de nossos pais no Eden. Os pais originários experimentaram os primeiros conflitos familiares. Assim sucederam com todas as familia de destaque na história bíblica. Não são diferentes para as famílias dessa geração. Os conflitos acontecem em diferentes ordens sobre política, religião, ideologias, com maior intensidade no ambiente familiar.
Quando afirmamos conflitos inevitáveis reportamos que viemos ao mundo num ambiente por natureza conflituoso e injusto. Já nascemos lutando com nossos conflitos internos, na busca de encontrar respostas para à vida: Quem sou eu? Qual o meu propósito nesse mundo? Essa inquietação é legítima, mas não pode dominar o nosso coração de incertezas sobre a origem e destino. Temos uma origem diferenciada de todos os seres criados, tanto na composição estrutual e orgânica, quanto no destino; o corpo natural volta a terra, o espírito volta à Deus.
Somos um ser social que interage com outras pessoas que experimentam e passam pelos mesmos conflitos pessoais. O mais intenso dos conflitos a batalha da carne com o espírito: " Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" Gálatas 5:17. Um conflito contagioso. Por quê? Quando perdemos a batalha para a carne, abrimos brechas para contaminar todo o ambiente familiar. O fato, que vivemos em um mundo contaminado por todas as práticas de pecado ( leia e confirme o que diz Gálatas 5:19).
Conflitos Provocados
O ser humano já possui uma natureza provocativa, inquieta, insubordinada. Grande parte dos conflitos na família são provocados por essas e outras razões. Como por exemplo a manipulação. É muito comum usar a manipulação como arma para resolver um conflito conjugal, entre pais e filhos. Desejos egoístas provocam conflitos intermináveis. Sentimentos de vitimismo tem sido uma arma emocional para viver na dependência de outros. Usar o poder autoritário para não ceder suas próprias vontades. Minimizar um problema passando uma falsa tranquilidade que está tudo bem. São situações provocadas e disfuncionais em todos os aspectos.
Conflitos provocados podem criar uma imagem de uma falsa paz. Como varrer os problemas para debaixo do tapete. A conhecida Parábola do Filho Pródigo, contada pelo Senhor Jesus é uma representação de como nós arrajamos conflitos para nós mesmos, para a família e para Deus: " Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti"Lucas 15:18. Aqui tiro uma lição: quem provocar um conflito deve tomar a decisão de retornar o caminho que abandonou ter a humildade do arrependimento, confessar o pecado, pedir perdão e retornar à paz na família.
Conflitos Compartilhados
O diabo cria situações escusas, é astuto, suas artimanhas é para matar, roubar e destruir.. Há situações conflituosas no ambiente da família que ninguém sabe quem provocou nem de onde veio. Ninguém assume a responsabilidade. Até as crianças já aprendem desde cedo como se livrar de suas responsabilidades A Bíblia tem a resposta: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Tiago 4:1.
Quem não concorda com essa Palavra Bíblica pode estar vivendo um estado de um coração insensivel e de uma mente cauterizada. O problema que inocentes acabam sofrendo conflitos de membros da familia que não assumem seus erros. O profeta Jonas ao fugir de sua responsabilidade causou grandes problemas a tripulação do navio. A família é um navio em movimento e pode estar sofrendo tempestades provocadas.
Os conflitos familiares vem numa escala em total descontrole. A Bíblia descreve esse quadro familiar: " Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa: Mt.7:6. Como restauradores de muros, Coordenamos a Escola da Família, em nossa Igreja, em parceria com a Universidade da Família. Somos uma equipe determinada em Lutar contra tudo que se opõe ao desmanhe da estrutura familiar. Não aceitamos ficar de braços cruzados contemplando esse tenebroso quadro, nem ficarmos na inércia, como que a dizer 'não tem jeito, não tenho nada com isso". Cremos e tomamos posse: O Evangelho de Jesus Cristo tem Poder Transformador para mudar conflitos individuais e coletivos na família.
Conflitos Mágoas não Resolvidas
Carregar mágoas no coração só alimenta e prolonga conflitos. Uma mágoa pode se estender pela vida inteira. Um vulcão adormecido que eclodirá em qualquer fase da vida, através de uma doença emocional, vários tipos de outras doenças. É uma verdade essa frase: 'Guardar mágoas é como tomar veneno e esperar que o inimigo morra'.
Mágoas não resolvidas cria um falso sistema de defesa para não se repetir de novo. Causando barreiras relacionais no casamento, com membros da família, no trabalho, na igreja, em todos os ambientes sociais.
Mágoas não identificadas e não perdoadas podem causar alguns tipos de disfunções emocionais como ira incontrolável, recolhimento social, tristeza sem motivos, desconfiança nas pessoas, com prejuízo numa carreira promissora, no desempenho de atividades religiosas.
A Bíblia recomenda: " Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" ( Ef. 4:26); "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, ( Ef. 4:31). A solução definitiva, de zerar mágoas no coração, não ocultar a dor da ofensa nem do prejuízo causado pelo ofensor,. A cura vem em liberar a pessoa através de um sincero perdão, dar o crédito ao Senhor Jesus que resgatou todas as nossas dívidas e ofensas. Avalie as consequencias de não perdoar. Reflita na parábola do servo não perdoador, contada pelo Senhor Jesus cristo em Mateus 18:21-35. Valerá a pena?
Conflitos Financeiros
O descontrole financeiro tem sido uma das principais causas de conflitos em família. Conflitos pela abundância e conflitos pela escassez. Quando a inversão de valores em que o amor as coisas são mais importantes ao amor pela família, já se instalou conflitos na área financeira.
Vivemos uma cultura geracional do ter. Mesmo que custe horas de trabalho, sacrificar a própria família, negligenciar o cuidado à saúde, nem dando nenhuma relevância à vida espiritual. Os conflitos financeiros tem origem cultural geracional, os hábitos e costumes se repetem de uma geração a outra. Administração financeira deve ocupar um espaço importante no dia-a-dia familiar. A tendência das crianças reproduzirem na fase adulta o que aprenderam ou deixaram de aprender com seus pais.
A visão bíblica de finanças em família foi totalmente desprezada. Não se ensina, não se aplica como deveria, o que o Senhor Jesus nos instruiu em Mateus 6:33: " Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" Mateus 6:33. Nas minhas consultorias de carreiras com jovens, a escala de importância dos valores, boa parte dos jovens colocam familia, Deus, servir o próximo, em ultimas colocações de preferencia, O que concluímos não são ensinados e pouco vivenciados pelos pais.
Nos conflitos familiares ninguém sai ganhando. Os Céus perdem. A família perde. A Igreja perde. A sociedade perde. Você perde. Restauração da família deve ser assunto de todos nós. Não é tarefa simples conseguirmos com os recursos humanos. O sobrenatural e a intervenção divina precisam estar presentes em nossas batalhas contra as poderosas forças do inimigo da família.
De tudo que discorremos o que mais falou ao seu entendimento? O que você acrescentaria que causam conflitos na sua família? Dos conflitos citados quais você não vê agindo em sua família? Uma coisa somos convergentes: A família precisa do socorro divino. A família precisa de ajuda uns dos outros. Faço parte de uma Igreja que ocupa-se em defender os valores da afamília. Coordenamos a Escola, nos dedicamos em muitas mãos, para contribuir para a paz e proteção geracional
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário