segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

DESCONTROLE FINANCEIRO - CAUSAS & SOLUÇÕES

" Não se passou muito tempo, e o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, partindo para terras distantes; e lá esbanjou todos os seus bens, vivendo de forma irresponsável.  Lucas 15:13,14

    O descontrole  financeiro é a principal causa de crises no casamento, na familia, indo além,  promovendo  uma convulsão social.  O vilão da história é sempre a renda que está curta. Em parte é, em parte não. Se todas as camadas sociais passam pelos mesmos descontrole financeiro, teremos que nomear  outros vilões que lutamos a não enfrentá-los.                                                                                Os  esbanjadores dos tempos modernos não terminam numa pocilga de porcos,  exemplo do filho pródigo, em lugares piores  nas chamadas Cracolandias da vida. Lá estão filhos de ricos, filhos de crentes, todas as classes e credos.                                                                                                                    Vamos identificar alguns desses vilões. Ficando com você tirar as suas conclusões, se há algo associado com as suas finanças, caso esteja em descontrole:

Faça uma análise histórica, cultural, de pessoas, que influenciaram sua vida na maneira como você lida com suas finanças:

    Faça  uma  análise criteriosa, como você ganha e como você gasta o seu dinheiro. Em seguida anote  o que você conseguiu extrair de algo negativo que vem influenciando sua vida financeira. Pergunte-se:  Quais crenças limitantes você vê atuando na sua vida financeira? Agora:  Identifique se há uma dessas crenças  mencionadas a seguir..... 

a)  Uma herança negativa do passado e estar sempre na  dependência de pessoas. 

    Cada indivíduo nasce totalmente dependente de outras pessoas em especial dos pais. Essa dependência não perdura pela vida toda. Há um tempo de 'deixar' pai e mãe e alçar o seu próprio voo. O que se espera que cada pessoa faça o seu próprio planejamento pessoal para buscar a sua independência financeira. Minha experiência sugere não passar dos 30 anos o suficiente  em assumir seu próprio núcleo familiar. Sair da dependência para viver na interdependência; pois, somos seres sociais e a vida deve ser compartilhada.  

b)  Amarrado por um forte sentimento de  comodismo.

        Uma dependência continuada torna-se uma pessoa disfuncional.  Comodismo é ficar satisfeito com o que é, e com o que tem. Pode até se conformar com 'não ter nada na vida'.  Pode ocorrer de estar vivendo uma frustração interminável, sendo guiado por sabotadores do tipo: "não tem mais jeito, 'nasci assim vou morrer assim', 'meu destino é morrer na pobreza'. O comodista, inconscientemente, é um amaldiçoador  do seu próprio destino. A sua mente gera constantemente sentimentos tóxicos  gerando ações de rebeldia ou  de isolamento. Libertar-se desse tipo de comportamento é libertar-se para a vida. 

c)  Escravizado por maus hábitos. 

   Todos nós vamos  absolvendo maus hábitos por contágio social e cultural. Aí entra a ação da consciência: entender os  malefícios, à saúde, aos relacionamentos, podendo interromper  uma carreira  promissora. Os maus hábitos não deixam de ser também uma deficiência na Iteligência Emocional, interfere no espiritual e  no relacionamento com Deus.  Nossa conquista, em Cristo, viver uma vida plena, livre de todo tipo de embaraço nesta vida terrena.

Faça um exame de consciência a maneira como lida com o dinheiro: serve para te  servir ou  serve para te controlar?  

    O dinheiro passou a ser uma questão carnal, emocional e espirituial. A Bíblia registra 2350 versículos tratando sobre o uso do dinheiro e dos bens. Por que o dinheiro tem afastado o coração do homem ao coração de Deus. O uso do dinheiro é de natureza  humana,  para uso de nossas necessidades. O homem é um ser por natureza carnal, tem idolatrado o dinheiro como troféu de sucesso. Tem colocado o dinheiro, os bens materiais em primeiro plano da vida. Deus deixou de ser Honrado e Provedor. Coloca Deus como um mero coadjuvante. Financiador das luxúrias, das extravaganças mundanas. Para nós, cristãos, essa prática não comungamos e está debaixo da maldição de Deus, Monte Ebal ( Dt. 27) 

Faça um curso  de administração  financeira que tenha  princípios biblicos.

    recursos disponíveis e com boa qualidade a sua disposição. Faço parte da equipe de Treinadores do Crown, pela Universidade da Família, com sede em Pompéia, SP, já atuando no Brasil por 30 anos, ministrando uma variedades de cursos para a família. O Crown é um dos cursos mais completo na área financeira bíblica. Oferece Seminarios para Empreendedores Cristãos. (Site www.udf.org.br). Temos em nossa Igreja Escola da Familia, atuamos como Coordenadores da Escola, ministrando o curso Crown.     Temos colhidos testemunhos extraordinários de transformação na vida das pessoas (site www.1b.org.br). Estamos em periodo de inscrições para o primeiro semestre. 

Eleja um dia "D' para regularizar definitamente suas finananças.

    Essa é a tarefa mais difícil, mas, saiba,  mudará a sua vida. Tudo que discorremos até aqui não terá efeito se você não colocar em prátrica como decisão: vou eleger um dia "D" para regularizar definitivamente as minhas finanças. Siga um calendário rigoso de 180 dias. Determine mudar esse ciclo vicioso  da sua história financeira. Cada dia que você conseguir não gastar com coisas supérfluas, COMEMORE! Coloque um "X" em cada dia da conquista. 'As suas decisões escolhem as suas mudanças'.


"Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente"  2 Coríntios 9:6

Refletindo...

    Pra você o que compartilhamos é importante? Nosso propósito  trazer benefícios de paz para você,  se é casado, para o seu casamento,  extensivo a toda sua família e por onde sua influência chegar.  Sempre quando passamos por ajustes profundos na área financeira teremos que resgatar alguns valores perdidos.     Alinhar o propósito do por quê existimos, pode gerar desconfortos nos arranjos, é normal, o resultado será recompensador; vencer os interesses mesquinhos, que alimentam os maus hábitos pela vida inteira. O dinheiro só será util se semeado por razões certas.                                                                                       Semear para a velhice  é uma boa prudência, polpar para os imprevistos medida  inteligente,  investir em pessoas deve ser o principal  negócio. 

💫 NOTA!!!!  

    >>> SOU AUTOR DA APOSTILA FINANÇAS E VIDA - UMA COMBINAÇÃO DE SUCESSO. SE VOCÊ DESEJAR UMA CÓPIA EM PDF ( GRATUITA) ENVIE O SEU E-MAIL QUE TEREI O PRAZER EM ENVIARE OU WHATSAAP. 

( araosalgado@gmail.com      ////     67 99235-1924 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário