'Quem é sábio e
tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento,
mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria' Tiago
3:13
A ciência tem debruçado por séculos para definir o ser humano. Complexa é a organização física do corpo humano extremamente complexo a linguagem do racional com o emocional, gerando pensamentos, sentimentos, e desafios. Nessa busca a ciência tem sido uma grande aliada, acompanha a evolução da vida e novas descobertas vão surgindo. Por exemplo, não muito distante a ciência pouca sabia da importancia da inteligência emocional. O conhecimento e a expertise prevaleciam numa disputa de carreira tanto pública como privada. O renomado psicólogo e cientista Howard Gardner ( década de 80), em seus estudos defendeu a tese que possuímos múltiplas inteligências, aponta sete tipos de inteligências. Destacaremos algumas das inteligências que se tornaram relevantes num mundo que tornou real, artificial e sem fronteiras de conhecimento.
Inteligência do Conhecimento/ Intelectual
'ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência; Sabedoria: 'grande instrução; ciência, erudição, saber'. A inteligêcia do conhecimento vai além da erudição é ter profundo entendimento porque as coisas acontecem. É do sábio Salomão esse Provérbio: "Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento ' Provérbios 3:13.
Os estudos mais recentes apontam que a inteligência intelectual contribuem apenas com 20% para o sucesso de uma pessoa no campo profissional. Experiência pessoal: avalio como mediana a minha performance inteligência intelectual. Poderia contar algumas historinhas, do tipo: dificuldade de acesso a uma Universidade ( graduei-me aos 29 anos); não havia Google, nem internet, origem de família pobre... Na verdade fui tomado de crenças limitantes: falsas crenças que carregamos por ignorância e falta de entender que o mundo está em permanente evolução na conhecimento e da ciência.
A inteligência artificial
Veio para fazer uma revolução no mundo da informação e do conhecimento, com fácil acesso a todos os assuntos e informações. Não pega mais viver contando historinhas e permanecer no mundo da ignorância. No meu projeto de vida 70 em 10, mergulhei no mundo do conhecimento. A máxima do momento é desaprender, aprender, reaprender, o ciclo nunca se fecha para o conhecimento.
Inteligência Conhecer a Si mesmo
Conhecer a si mesmo a ciência que transcende ao mundo natural. O ser humano é uma criação espiritual. Sua origem é espiritual. A ciência de conhecer a si mesmo abre uma conexão de conhecer o propósito de vida, crenças e valores. Uma Inteligência que codifica o padrão ético, moral e espiritual de cada indíduo. A história de Daniel e seus três amigos nos inspira: " Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos" Daniel 1:17.
Inteligência Emocional É a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
Estudos apontam que 80% do sucesso está ligada ao comportamento. Inteligência Emocional uma ciência recente que tem feito descobertas revolucionárias nas áreas de relacionamentos, comunicação, de gestão e de liderança. Quando iniciei minha jornada profissional, década de 70, a exigência principal "QI" ( Coeficiente de Inteligência/ Conhecimento). A exigência para o ingresso no emprego focava competência técnica e conhecimento especializados ( minha escolha de Auditor Fiscal).
O cientista Daniel Goleman, conhecido o 'Pai da Inteligência Emocional', desenvolveu a teoria da importância do alinhamento do conhecimento Intelectual e da Inteligência emocional. Está sendo uma revolução no mundo corporativo. As grandes empresas adotam antes de contratar colaboradores exigem passar pelo teste de Perfil Comportamental. No mundo dos negócios contrata-se por competências técnicas e demite-se pela falta de competências comportamentais ( recomendo a leitura do livro de Daniel Goleman, Inteligência Emocional). Experiência pessoal: estudando sobre inteligência emocional posso afirmar com tristeza que a minha performance flutuou abaixo da média. No treinamento de Coaching, ao fazer o teste 'Roda da Vida', o pilar emocional o mais sofrível. Os meus Picos & Vales na vida pessoal, familiar, no casamento, no desempenho profissional e eclesiástico, poderiam ter menor impacto se tivesse mais conhecimento e controle emocional.
. Inteligência Espiritual
Esse texto biblico não pode ser ignorado: ' Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória' I Coríntios 2:6-7.
'A
inteligência espiritual tem como foco cumprir o propósito de Deus. O espiritual faz conexão com o sobre natural. O ser humano se comunica com Deus, age em direção a um destino; uma trajetória com significado pelo qual foi predestinado a viver. A cicência valida essa conexão. O neuropsicólogo Michael
Persinger e o neurologista Vilayanu Rama Chandran, da Universidade da
Califórnia, identificaram no cérebro humano um ponto chamado de "módulo
Deus", que aciona a necessidade humana de buscar um sentido para a
vida'.
Fantástico! A ciência não nega a conexão do ser humano com Deus. O que a ciência chama 'módulo Deus'. A Bíblia afirma que somos criados a "Imagem e Semelhança de Deus' ( Gn. 1:26-28). A inteligência espiritual tem uma conexão direta com Deus. A Bíblia Sagrada e a oração são recursos disponíveis de conexões que nos colocam diante do Criador. Inteligência espiritual integra de forma sistêmica os pilares Inteligência Intelectual e Inteligência Emocional., Inteligência do conhecimento e de conhecere a si mesmo,
Através das Escrituras Sagradas conhecemos nossa origem, o do por quê existimos, e o nosso destino. Essa conexão, com o Deus Criador, nos coloca num proposito global divino; o que fazemos no plano terreno repercute na eternidade. Experiência pessoal: cheguei onde cheguei, aos 73 anos, não pela minha performance intelectual e tão pouco emocional, Como relatei, abaixo da média. O que atribuo, então? A minha conversão, a Jesus Cristo, aos onze anos. Numa jornada de 62 anos, minha dedicação e perseverança na fé cristã, meu compromisso com a minha Igreja e com o Reino de Deus, as devocionais diárias, meditar nas Escrituras ( 84a. leitura Bíblica), são fortes indicadores que me sustentaram nas funções que exerci em todas as áreas da vida. 'O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência' Provérbios 9:10.
Refletindo...
' Como Cristão defendo a crença, que todas as inteligências que operam no mundo, descontextualizadas da origem da Criação de Deus, não prosperará se não tiver conectada com a Eternidade'
Se formos buscar uma referencia dos principais personagens bíblicos não encontraremos nenhum nome que viveu de forma sistêmica e sincronizada todos os pilares inteligências mencionados. Jesus viveu integralmente todos eles; por isso, coloco, nEle, a minha referência de vida. Meu projeto 70 em 10 tem essa frase : "Inspirado na Vida e Ministério de Jesus:Simplicidade, Obediência e Liderança Servidora'.
O que aprendemos com os homens da história bíblica...
. Abraão, homem
intelectualmente sábio; emocionalmente precipitou-se não esperando
pacientemente a chegada do filho da promessa; a sua inteligência espiritual
acima da média do seu tempo, homem de fé e de obediência intocável,
superou as suas fraquezas e não decepcionou o projeto de Deus.
. O rei Salomão, aquinhoado com sabedoria e
inteligência acima do seu tempo; a inteligência emocional naufragada pelo
seu ponto fraco na área sexual. Por conta disso, sua performance espiritual
caiu por terra, casando-se com mulheres pagãs levou seu País a idolatria.
Provocou a ira de Deus, terminando mal o seu reinado.
. O rei Saul, homem
escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Não soube lidar com
a inteligência emocional, intempestivo, ciumento, precipitado, consultou uma médium. A
sua autoridade espiritual foi retirada, fracassou na inteligência
espiritual.
Daniel e seus amigos não temerem a morte nem tão pouco as condições desfavoráveis. Deus os colocou em preeminência no reinado de Nabucodonozor ( Dn. 2:48,49). Daniel serviu quatro reis.
. E Você? defina ( de 0 a 10) como estão os seus pilares: Inteligência Conhecimento/ Intelectual (.....) Inteligência de Conhecer a Si mesmo (.....); Inteligência Emocional (.....); Inteligência Espiritual (.....). Precisa de ajuda?
"A Minha Vida Não se Restringe à Fase que estou vivendo ( 70 em 10), mas ao propósito pelo qual estou aqui" (Arão)
Por Amor a Cristo!
Excelente material
ResponderExcluirExcelente reflexão. De fato fomos aquinhoados por Deus com recursos quase infinitos. O Senhor nos formou conforme a sua imagem e semelhança e nos deu múltiplas inteligências, às quais pouco usamos. O Salmista Davi, no salmo 8, pensando sobre a excelência da criação do ser humano afirmou: "...por um pouco menor do que Deus os homens foram feitos...." Quando o autor fala de personagens bíblicos e o uso ou não de inteligências, penso num campeão de I.E. trata-se do apóstolo Paulo. O que ele passou, viveu e ensinou, nos mostra que no quesito Inteligência Emocional, era gigante. Aliás, rendo aqui minha homenagem ao autor deste blog, meu amigo, irmão, coach e mentor Arão Salgado. O crescimento visível dele em várias destas inteligências, fez dele, que já era um grande homem, uma pessoa extraordinária. Uau! Caraca! E para não ficar somente no corporativo, um imenso Glória a Deus!!!!
ResponderExcluirComentário de um mestre que muito aprendo e admiro. Obrigado por compartilhar.🤝
ResponderExcluir