quarta-feira, 29 de março de 2023

FÉ - AVENTURA OU CONVICÇÃO?

" Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência"Dt. 30:19 

    . Para você entender essa reflexão convido a lê Gênesis cap. 19. O que aconteceu com a vida e as aventuras de Ló é um aviso para todos nós cristãos. A vida  de Ló propõe  uma reflexão especialmente  para cristãos que vivem uma fé movida por aventuras e não por convicção.  Vamos extrair algumas lições em que podemos estar parecidos com as atitudes de Ló:

Viver uma Fé de Aventura e não por  Convicção.

" Então,  Ló escolheu para si toda a campina do jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro" ( Gn. 13:11)

    Ló teve uma grande oportunidade de construir uma vida próspera e uma família geracional abençoada por Deus, a exemplo do seu tio Abraão. Com seu tio reviveu  muitas experiências de como enfrentar as dificuldades da vida e não deixar corromper-se pela concuspiciência dos olhos. Por muitos anos viveu na sombra do tio até se tornar uma pessoa próspera. Sentiu-se suficientemente capaz de conduzir sua própria vida. Em parte foi um acerto deixar a tutela do tio assumindo sua responsabilidade.  O  desacerto foi romper com os valores e a fé do seu tio preferindo aventurar-se pela cultura religiosa dos povos ímpios. Quando afastamos de Deus os olhos se abrem para os atrativos do mundo. Ló escolheu as verdejantes pastagens de Sodoma. Quando nos afastamos da comunhão da Igreja, da companhia dos irmãos que sempre nos abençoaram na fé vamos nos esfriando e nos afastando de Deus. Geralmente são crentes que vivem de aventura em aventura, quando os revezes batem à porta correm para pedir oração e socorro.

. Viver uma fé atraída por coisas materiais sem pesar  os resultados.

" Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito" Gn. 18:20

    Ló sempre viveu a reboque na  fé do tio achando que tudo iria dar certo na vida. Atraído por coisas materiais aventurou-se  na maneira e nos lugares errados. O apego às coisas materiais afeta diretamente nos  relacionamentos com Deus, com os mais próximos e com as pessoas que mais nos ajudaram. Os mais afetados os  relacionamentos pais e filhos. Os filhos na medida que vão se tornando adultos na busca de sua independencia entram em conflitos e muitos se rebelam se tornando filhos pródigos. Com o afastamento físico acabam  abandonando  os valores familiares e a fé  religiosa dos pais.

  Abraão, mesmo o seu sobrinho ter afastado dele fisicamente,  dos valores da sua fé, não o abandonou. Nos momentos defíceis que passava o seu sobrinho foi em seu socorro. Intercedeu pela cidade de Sodoma para livrar Ló da morte. Os pais cristãos nunca desistem de seus filhos. Quando se afastam dos valores cristãos continuam intercedendo por eles. A Igreja  não desistem dos que se afastam da Congregação,  intercede por aqueles que foram seduzidos pelos apegos materiais. 

. Uma fé que se aventura na busca de uma prosperidade que perece.

" O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida abundante e a tenham em abundância"

    O texto, de João 10:10, traz dois princípios que atuam no mundo: de Satanás  e de Deus. O princípio de Satanás  é cruel, oferece  meios para prosperidade mas o  seu fim é roubar, matar e destruir.  O princípio de Deus é vida abundante com a garantia da proteção divina. A prosperidade é uma promessa de Deus. A Bíblia alerta para não colocar o coração nas riquezas. A prosperidade de Ló foi contaminada pelos princípios do mundo. Casou-se com uma esposa ímpia e corrompida com a cultura que não conhecia Deus. O pecado não escolhe o jeito da morte, mas a destruição é certa. A Esposa de Ló salvou-se do fogo de enxofre, sua crença a transformou numa estátua de sal. Há muitos tipos de mortes: Morte no casamento, morte financeira, morte nos relacionamentos  e morte da fé. A Bíblia alerta que devemos perseverar até o fim ( Mateus 24:13). 

. Uma fé incapaz de proteger no dia do mal.

" Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens  pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade"  Gn. 19:16

    Quando colocamos nosso coração nas riquezas será difícil desapegar-se delas. Foi o que aconteceu com Ló. Quando os anjos anunciaram a ele que a cidade seria destruída,  pegasse sua família e deixasse tudo para trás, saíssem da cidade o mais rápido possível, hesita em sair. Os  anjos apressaram a sairem imediatamente ( Gn 19:15-22). Ló saiu a reboque pelos anjos. Saiu com sua mulher e duas filhas, não conseguiu levar os seus futuros genros. O seu coração ficou apegados as suas riquezas que havia conquistado. Os seus bens pereceram, seus futuros genros pereceram, a cidade toda pereceu.

    Você já parou para pensar que a maior população do mundo não está mais viva? Essa  população   está nos cemitérios. Lá estão enterrados as maiores fortunas do mundo, os maiores talentos, os prêmios nobéis. Pessoas de todas as idades, lugares. e tempos A maior catástrofe ainda está por acontecer (leia 2 Pedro 3:7). Como aconteceu com o povo de Sodoma ocupados em prosperidade e em orgias,  Deus visitará com sua ira todas as cidades desse planeta terra num momento inesperado. Muitos crentes serão salvos a reboque. Muitos deixarão parte de suas famílias para trás. Tudo será consumido pelo fogo.

Refletindo...

"Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara" ( Gn 19:29)

    A vida e história de Ló é um aviso das Escrituras Sagradas para todos que estamos vivendo nesse tempo presente. A Bíblia alerta para "...Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas' ( Ap. 2:11). A pergunta para refletir: Qual é a sua Sodoma?  Entenda que Sodoma tem cheiro de fumaça de enxofre. Não seja o crente que fuja por reboque,  salvo com cheiro da fumaça do pecado. Se você está afastado da comunhão da fé, saiba que tem muita gente intercedendo por você. A decisão é sua. 

Por amor a Cristo!


2 comentários: