terça-feira, 24 de outubro de 2023

AÇÕES QUE COMUNICAM...

 

“ A comunicação mais ouvida não é a verbal, a que ecoa através das nossas ações; habilidade que precisa ser treinada” Arão & Elzi

            A comunicação está presente em todas as demandas humanas. Transita  por meio de vários canais. Alguns exemplos: as nossas ações, gestos, palavras, são maneiras de enviar algum tipo de mensagem, que estão presentes no quotidiano de um casal, da família, no ambiente congregacional, do trabalho e nos círculos sociais.

            Desenvolver a capacidade de comunicar-se com eficácia um passo muito benéfico tanto na comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Aperfeiçoar essas quatro categorias torna-se fundamental no desempenho profissional e nas relações humanas.

            A pérola dessa reflexão está focada na  comunicação através de nossas ações. Há momentos em que as palavras não resolvem, mas um gesto de generosidade comunica muito mais. A ( foto acima) uma linguagem visual que fala muito mais que palavras. O Senhor Jesus em muitos momentos usou poucas palavras e mais ações. Curou cegos, coxos, libertou cativos, estendeu as mãos e transmitiu  muito amor e misericórdia.

            Um testemunho pessoal. Estou a poucas horas  para submeter-me a uma cirurgia. Enquanto escrevo esse texto se espalhou nas redes ministeriais da minha Igreja a seguinte mensagem: “ Relógio de oração – intercessão em prol da cirurgia do irmão Arão Salgado, na próxima quarta-feira, dia 25/10, na cidade de São Paulo. Coloque o seu nome no horário que pretender orar e interceda especificamente em prol do nosso irmão”. O que você acha? Qual o preço dessas ações? Vale mais que (mil.....)  palavras.

            Trago outro exemplo que marcou a vida de Jó. Enfermado, em estado de muita dor e sofrimento, recebeu a visita de três ilustres amigos. Em todo tempo esses amigos abriram a boca para trazer condenação e julgamento à Jó sem se importar com a sua dor. Não lemos nas narrativas de nenhum dos amigos, gestos de limpar suas feridas, amenizar a dor com algum medicamento. Você já passou por algum tipo de experiência que desejaria mais uma ação prática que mil palavras? A recíproca também é verdadeira  para se pensar: o que tenho praticado é mais ações e menos palavras?


Pérolas para a vida...

“ Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo” Hebreus 13:1-3

Um comentário: