segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

ARVORE FRUTÍFERA...

 

“ Frequentar templos, praticar liturgias, são sacramentos religiosos;  podem não expressar  a verdadeira devoção e não dar frutos para Deus ” Arão & Elzi

            O ser humano é por natureza religioso. Expressa de diversas formas suas crenças e liturgias. Como cristão entendemos que  o sacramento é uma forma de cultuar a nossa fé fundamentada na graça redentora em Cristo Jesus. As frequentes idas aos templos,  as liturgias religiosas, podem não expressar uma verdadeira devoção  a Deus.

      Estamos nos aproximando do natal. Uma data importante  no calendário cristão, quando celebramos o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Uma celebração que nada tem a ver com o árvore de natal. Há muitas histórias da origem da árvore de natal, uma delas: “ A Letônia remonta a 1510 as tradições da árvore de Natal, quando uma associação de mercadores denominada Irmandade dos Cabeças Negras carregou uma árvore pela cidade, decorou-a e, por fim, queimou-a”. Outros movimentos reivindicam como precursores  da árvore de natal 

            Temos na Bíblia vários  significados sobre árvores. A mais conhecida a ‘árvore do bem e do mal', que levou nossos pais Adão e Eva a pecarem, por comerem do fruto proibido, por Deus ( Gn.3). O salmo 1, compara  numa árvore frutífera: ‘aquele que anda segundo os conselhos de Deus’,

A árvore mais importante da Bíblia é a  mencionada pelo próprio Senhor Jesus, em João cap. 15: A Videira Verdadeira.  Jesus se apresentando a própria arvore: “ Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (v.5).

A videira representa Jesus Cristo, o verbo da vida: simboliza a alegria, a luz divina, presente real para os pobres e oprimidos deste mundo. Essa é a verdadeira árvore de natal. Deve ser a verdadeira devoção, uma  liturgia que expresse o verdadeiro sentido do natal. Alegrará muito o coração do aniversariante, Jesus.  O que você pensa sobre isso? 

Como Igreja somos a representação de João cap. 15. Simbolicamente somos  uma grande videira, nesse natal. O nome dessa árvore é Jesus. Cada ramo representando  um membro da Igreja. Ornamentada com muita luz, brilho, com muitos presentes de amor, de doação, onde todos festejam e celebram: Jesus! É nosso Rei e Senhor. Faz sentido pra você!


Pérolas para a vida....

“ Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” Mateus 7:17-20

Um comentário: