quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

DECISÃO

“ Decisões tomadas com experiências de eventos negativos do passado, o resultado não será diferente ” Arão & Elzi 

    As decisões geram resultados que vão se acumulando na medida que os anos passam. Vamos contabilizando resultados bons e ruíns. Por isso é  preciso precaver-se nas tomadas de decisões de cada dia, podem estar influenciadas por experiências não muito boas do passado, pode repetir a mesma colheita. É razoável que em cada  tomada de  decisão passar pelo  filtro da razão, ponderar experiências vividas, não  se  deixar envolver-se pela influência emocional.

    O emocional exerce um papel importante na decisão mais não deve preponderar. Inconscientemente pode acionar o gatilho medo para não repetir uma experiência negativa do passado; o medo é um sabotador poderoso nos momentos de decisões. Os estudiosos em comportamento humano afirmam que padrões repetitivos negativos podem se transformar em estilo de vida; Isso se dá de forma inconsciente, pela influencia cultural  e  na convivência nos círculos de amizades intensas.

    É fato! Os nossos padrões influenciam nossas decisões. Ao persistir em manter  padrões negativos vamos contabilizando os mesmos resultados, com agravante nos distanciando do padrão estabelecido por Deus. Exemplo ocorrido com a dinastina do rei Davi. Roboão, filho de Salomão, foi o terceiro rei da dinastia. Influenciado pelo padrão negativo de seu pai, Salomão,  de idolatria e de ostentação,  entrou para história como o rei que dividiu as doze tribos de Israel. A principal causa os  altos tributos para sustentar o luxo da Corte.

    Não foi difícil encontrar  padrões negativos em minha própria familia geracional. As gerações dos bisavós, alguns,  tem colhido resultados não muito bons, no casamento, nas finanças  e nos relacionamentos. Ainda muito jovem aprendi que somos responsáveis pelas nossas decisões. Foi, então, que decidi praticar os princípios biblicos, rejeitando padrões e hábitos negativos que não condizem com a minha fé. Não significa  que deixei de  amar a todos, respeitar os seus posicionamentos e decisões.  

    A pérola é uma constatação  da ciência: “ Decisões tomadas com experiências de eventos negativos do passado, o resultado não será diferente”. Avalie os resultados de suas decisões. Crie uma ação de defesa pelos seus legítimos  valores e crenças. Ame a todos  sem se deixar contaminar por práticas mundanas. 

         Quando precisar tomar decisões importantes e não sabe o que fazer, consulte a Bíblia; nela você encontrará todas as respostas para as suas decisões. Seja  qual for a sua decisão, faça para a glória de Deus. Honrar a Deus deve ser a primeira decisão da vida.                                                                     

Pérolas para a vida.... 

“ E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente,  e o não lança em rosto e ser-lhe-á dada" Tiago 1:5 

Um comentário:

  1. Querido Arão,

    Agradeço por compartilhar suas reflexões sobre a influência das experiências passadas nas decisões atuais. Sua abordagem, que combina insights psicológicos com princípios bíblicos, é esclarecedora. Concordo que é fundamental avaliar decisões com razão e cautela, sem permitir que emoções como o medo dominem. Sua referência à Bíblia como fonte de sabedoria e a ênfase em honrar a Deus em nossas escolhas ressoam profundamente. A mensagem de amor e respeito, mantendo-se fiel aos próprios valores, é uma lição valiosa de integridade e tolerância.

    ResponderExcluir