quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

IMPOSSÍVEL! SER CRENTE, SE....

"Impossível! Ser crente  se não pagar  o preço da santificação; santidade não é opcional nem privilégio  para um casta religiosa " Arão & Elzi

        Convidado a pregar numa Igreja o  tema que me foi dado: SANTIFICAÇÃO. Causou-me tremor. Fui para a oração e a Palavra. Veio essa frase: 'Impossível!...Ser crente se não pagar o preço da santificação'. A palavra  impossível aparece na biblia em vários aspectos. Não vamos tratar do  Impossível de Deus: "Nada há impossível para Deus". 

 Vamos destacar cinco razões  -  " Impossível! Ser Crente, Se...."   

1. .... Não passar pelo processo da santificação ( João 17:18-19). A santificação deve ser um  processo gradual e permanente.  Inicia com a  experiência do novo nascimento, em Cristo Jesus. Torna-se uma vida separada para Deus:  para práticas de boas obras.  Santificação, não viver, deliberadamente, na prática do pecado. Impossível vencer o pecado sem a  santificação.

2.  .... Tentar desenvolver  práticas cristãs fora do ambiente da Igreja ( Ef. 4:11-13). Jesus deu Sua vida pela Igreja. É no ambiente da Igreja orgânica  que  deveremos dar a vida pela causa do Evangelho. Nesse ambiente que somos edificados, treinados para práticas de boas obras, corrigidos, doutrinados e cuidados. Fora da Igreja não há outro ambiente saudável e seguro  para o crente desenvolver a sua salvação de forma integral.  A Igreja não é um descarte: ou ficamos dentro, ou ficamos de fora. Impossivel subir com Jesus se não  estiver na comunhão dos santos.

3. ... Conformar com  as mesmas prática do mundo. A instrução bíblica, de Romanos 12:1,2, é muito clara: 'Não nos conformar com o mundo'; a mente do mundo é corrrompida, depravada, não comunga com  a santidade de Deus: Ser crente é  ansiar por santidade. Impossível relacionar-se com Deus contaminado com  a impureza do mundo. 

    A santidade é  alimentada com a Palavra de Deus, com a oração, adoração e serviço cristão: são pilares que tornam  Impossivel o crente ficar na inércia.   Sem santificação não veremos  a Deus, nem faremos nenhuma diferença no mundo.

4. ...  Não  refletir a 'Luz de Cristo' na comunidade que está inserido ( João 9:5). A luz de Cristo deve brilhar dentro e fora da Igreja. Para Deus não existe o secular do religioso; existe, sim,  o santo e o  profano. Tudo está sob o domínio absoluto de Deus (confira I Co 3: 16-23). A dualidade, distinguir, o ofício religioso dos ofícios dos que trabalham em atividades secularizadas. não há base bíblica. Vivi esse dualismo por muitos anos; trouxe-me muitos prejuízos para o qual fui chamado a fazer. Impossível fazer a  diferença vivendo essa dualidade criada pelos homens.

5. ... Não se deixar  corrigir os seus erros, mesmo sendo dolorida a correção.  Não há crentes perfeitos enquanto viver nesse mundo de pecados. Mas há os escapes de fugir do pecado;  quando for atraído pelas fraquezas, confessar, se arrepender e se libertar. As instruções bíblicas de I  Joao. 1:8,9 e Tiago cap. 5:16-20, continuam valendo para os crentes em todos os tempos. Impossível não receber o perdão e a oportunidade de retomar o processo da santificação.

Pérolas para a vida...

"  Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" 2 Coríntios 7:1



    

Um comentário:

  1. Querido Arão, realmente seu texto ressalta a importância da santificação para os crentes, precisamos passar pelo processo contínuo de santificação, começando pelo novo nascimento em Cristo.
    O envolvimento ativamente na Igreja, pois é essencial para o crescimento espiritual. Precisamos rejeitar as práticas mundanas, buscando a santidade.
    É nosso dever refletir a luz de Cristo na comunidade, evitando a dualidade entre o secular e o religioso.
    Precisamos corrigir erros pessoais, confessando e arrependendo-se para continuar o processo de santificação.
    Muito, mas muito obrigado mesmo.
    Vc é um profeta em nossa geração!
    Orando pelo seu projeto 70 10.

    ResponderExcluir