quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O Que Te Impede?...


"O que te impede? Considere essas possibilidades: negação de si mesmo, inversão de  valores, rebelião interna, mal uso do livre arbítreo..." Arão & Elzi

    Aos 70 anos de idade quase parei tudo por minha própria vontade. Duas perguntas diretas mudaram os meus planos: O que te impede? Quem mandou você parar? No meu caso nada havia que justificasse parar. Foi então que ousadamente elaborei um plano pessoal que chamo de 70 em 10. Percebi que não estava sozinho, muitos até mais novos do que eu estavam pensando a mesma coisa. Fui buscar entender porque pessoas em pleno vigor, saúde, experiências adquiridas,  param muito cedo na jornada da vida e sem nenhuma explicação aplausível.  Algumas razões que  podem estar acontecendo:

. Quando entramos numa crise existencial.
    Estamos sujeitos a passar por crise existencial. Personagens importantes da bíblia entraram em crises diante de extremos sofrimentos. Exemplo, Jó. 'Jó disse: 'Maldito o dia em que nasci..." (Jó 3:10). A crise existencial atinge a própria identidade. Jó continuou com a sua dor, disse:" Maldita a noite em que disseram! Já nasceu! é homem!". A crise existencial acontece quando há uma insatisfação do seu próprio desempenho, medindo com outras pessoas; isso - gera uma confusão interna de incertezas negando-se a si mesmo. 

2. Rebelamos  contra Deus e com autoridades constituídas.
    A rebelião na Bíblia é comparada ao pecado feitiçaria (1 Sm.15:23).  A rebelião em qualquer nível é recusar obedecer uma autoridade constituída legalmente. Luciffer se rebelou contra Deus, desejou ser igual ao Criador. A sua primeira investida foi colocar Adão e Eva em rebelião contra Deus. O que te impede? Pode ser uma atitude de rebelião contra os pais. A Bíblia alerta que a desonra aos pais atrai maldição (Ef.6:1,2). Pode ser uma atitude de abandono da Igreja. Abandonar a Igreja é abrir brechas para o pecado da negação da fé. O crente fica vulnerável a contaminação do mundo.

3. Inversão de Valores
    Os valores são a base da construção da  vida.  São forças  internas que agem em nosso favor em momentos de decisões. Quando rompi com a ideia de parar aos 70 anos,  os valores, a fé, a dependência de Deus impediram que o engano do coração prevalecesse. Há valores que são inegociáveis, exemplo: o Temor a Deus, as verdades bíblicas sobre identidade e destino, os valores familiares,  a ética profissional e outros... O que está te impedindo? Examine se há algum valor importante que você negociou para alcançar algum resultado a curto prazo. Resgate-o. 

4- Subestimar o Pecado
    A Bíblia diz que a recompensa do pecado é sempre a morte ( Rm 6:23). Há muitos tipos de mortes, no casamento, nas finanças, nos relacionamentos; - a pior delas, a morte espiritual. O pecado é o principal causador de impedimento do sucesso.  Satanás é especialista em apresentar planos alternativos. Em desvirtuar a verdade bíblica que fala de vida abundante. Convencer a pessoa que é capaz  de formar os seus próprios valores e traçar o seu próprio destino. O pecado tem se tornado tão parceiro do homem que não provoca nenhum medo de suas consequências. Muitos estão sucumbindo na vida por não levar o pecado a sério.  Nesta batalha contra as ciladas e artimanhas do Diabo não existe pecadinho nem coitadinho. 

5- Fazer  mal uso do livre arbítrio.
    Muitas frustrações na vida são geradas pelo mal uso do livre arbítrio. As nossas escolhas determinam os resultados que teremos.  Adão e Eva fecharam os ouvidos a Deus dando ouvidos aos argumentos de Satanás. Fizeram mal uso da liberdade de escolha que  custou muitíssimo caro tanto para eles quanto para toda geração humana. O líder Josué teve que levar o povo de Israel a tomar uma decisão. “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir...... Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” ( Josué 24:15).  Pequenas concessões vão abrindo caminhos para desvios de rota. Um desvio de rota pode levar no portão de entrada do inimigo.  Tome posse dessa pérola (abaixo)

Pérolas para a vida...

: ¹ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" Efésios 6:11,12



2 comentários:

  1. Querido Arão, você nos lembra da importância de viver segundo valores fundamentais e da constante vigilância contra as armadilhas do pecado. Temos realmente que perseverar além dos limites da idade e ser exemplos nas escolhas conscientes guiadas pela fé e princípios éticos. É um convite à reflexão sobre nossas prioridades e ao compromisso com uma vida plena e alinhada com nossos valores mais profundos.
    Mais uma vez: Parabéns!
    Você está no auge da sua maturidade!
    70 em 10!
    🚀🚀🚀

    ResponderExcluir