terça-feira, 12 de março de 2024

A SÍNDROME DE MERIBÁ....

“  .....Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá e como no dia da tentação no deserto”  Salmos 95:7,

    A palavra síndrome pode ser entendida também como indícios, indicadores, manifestações, evidências coletivas, outras. Meribá palavra de origem hebraica que significa ‘ contenda’ ou ‘luta. Para entender o contexto faça uma conexão desse triste registro bíblico lendo  os capitulos Numeros  20 e Salmos 95 e 106. Em Números os atores da história refere-se a geração que saiu no Egito, nos Salmos 95 e 106, os atores são os descendentes que já ocupavam a terra prometida.

. SINDROME DE MERIBÁ PARA OS DIAS DE HOJE:

1) Líderes cansados e estressados.

                         " E tiveram inveja de Moises, no acampamento, e de Arão, o santo do Senhor"  Sl. 106:16

     Moises e Arão estavam sobrecarregados, cansados e estressados por conta das demandas de atender as doze tribos de Israel num ambiente de deserto desprovido de todo conforto que uma sociedade estruturada desfruta. Esse ambiente desconfortável sempre gerava rebelião e murmuração entre o povo. A liderança de Moises e Arão eram constantemente confrontadas e cobradas. Moisés era o mais cobrado pela função que exercia de comandante maior. Em Meribá Moisés chegou em seu limite de cansaço e estresse ( Sl.106:32,33). Não fracassou em sua missão, o ciclo de sua liderança foi interrompido não entrou na terra prometida.

      As estatística tem apresentado dados preocupantes dos desgastes e estresses de nossos lideres espirituais. Um elevado nível de cobrança, cansaço e estresse vem aumentando o numero de enfermidades emocionais,  suicídios e até abandono de ministérios. O povo cristão da presente geração não anda num ambiente de um deserto físico, como os Hebreus, em muitos aspectos há alguma semelhança. Os Hebreus estavam cercados de inimigos o deserto se tornou uma forma de proteção e de estar sob a dependência e provisão de Deus. Para os cristãos de hoje há uma exigência de resultados, de urgência, de busca de conforto material. Muitos entram no deserto de Deus para desacelerar, corrigir rota e foco. 

    Uma comunidade cristã  que não  entende ou se rebela a autoridade  de Deus acaba  descarregando a culpa em seus líderes. Moises e Arão estavam no limite humano, não suportaram a pressão do povo,  ao descarregar a ira ferindo à rocha, atingiram  a santidade e a autoridade de Deus. Muitos lideres cristãos  por pressão e cobrança acabam atingindo a autoridade de Deus, encurtando os  seus ministerios colhem frustrações de seus sonhos não conquistam a sua Canaã..   

2. Cristãos vivendo no deserto de Deus.

'Quarenta anos estive desgotado com esta geração e disse: é um povo que erra de coração e não tem conhecimento dos meus caminhos'  Sl.95:10

.  Deus coloca os cristãos de hoje em algum tipo de deserto para proteção e para tratar o coração dos fracos na fé, dos murmuradores e dos rebeldes. Por não entendermos que estamos em treinamento e tratamento de Deus acabamos provocando e pressionando  os nossos lideres. Os pastores e lideres fragilizados absolvem as cobranças de seus liderados não suportam a pressão, involuntariamente, fere a Santidade de Deus. São Indícios, evidências coletivas  que a síndrome de Meribá está contaminando a comunidade cristã.  

    O Apostolo Paulo dectetou essa síndome de Meribá  na Igreja em Corinto ( leia todo capitulo 3 de I Coríntios). Nesta data em que publico esse texto (12/março) estou completando 63 anos de vida cristã (batismo). Durante todos esses anos congregando numa Igreja. Presenciei cenas de contendas, divisão, murmuração e rebeldia, demissão de pastores, crentes ressentidos e se afastando de suas Congregações.  

. A Igreja que  persevera luta contra a síndrome de Meribá.

    Paulo ao enfrentar a síndrome de Meribá na Igreja em Corinto, adverte: ‘A obra de cada um se manifestará’ ( I Co 3:.13ª.). Um recado direto para líderes e liderados: a síndrome de Meribá destrói Igrejas, ministérios, ao cabo dos anos, o que sobrará? No texto abaixo Paulo descreve o tipo de material de uma fé que permanece ou será consumida pelo engano.

Pérolas para a vida...

“  E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.’  1 Coríntios 3:12,13

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário