sábado, 2 de março de 2024

NÃO QUESTIONE DEUS, QUESTIONE-SE....

 "Questionar sobre a pessoa de Deus é como querer encontrar uma agulha num palheiro na escuridão; sensato questionar sobre si mesmo" Arão & Elzi

        Acabei de lê o livro de Jó pela 88a vez. Nessa passada algo me saltou ao entendimento: Questionar Deus é possível? Daí nasceu essa frase: 'Questionar sobre a pessoa de Deus é como querer encontrar  uma agulha num palheiro na escuridão; sensato questionar sobre si mesmo'. Jó em estado deplorável de enfermidade recebeu a visita de três amigos que o questionaram sobre as causas do seu sofrimento. O próprio Jó em vários momentos questionou a Deus sobre o por quê de tantas perdas e sofrimento.           

     As boas intenções teológicas  podem causar mais dúvidas e confusão na vida do crente que passa por lutas, sofrimentos e perdas. No caso dos amigos de Jó confundiram presunção com revelação. Extraí seis ensinamentos que nos ajudam a vencer nossas dúvidas e questionamentos diante do sofrimento:

1- Posso ser  punido em consequência do pecado? A resposta é sim. O pecado sempre trás na sua bula um efeito colateral ( Rm.6:23 ). A bem da verdade o pecado está sempre presente mesmo sendo um crente consagrado. Paulo chama de batalha da carne com o espírito ( Gl. 5 ).  A Bíblia é o manual confiável de checagem para todos os dilemas da vida. O crente conta com a ajuda  do Espirito Santo que trás à luz como está a vida com Deus, com o próximo e consigo mesmo.  Vai além convence-nos à confissão e ao arrependimento sincero: aplicar,  I João 1:8,9, tudo se resolverá.

2-  Mesmo buscando uma vida de consagração estou sujeito aos ataques de Satanás? Atacar os santos é a especialidade de Satanás. O Senhor Jesus nos alertou em João 10:10:  'veio para matar, roubar e destruir".  O próprio Jesus foi tentado em plena consagração no deserto. O poder da Palavra, a consagração e a força que vem  de Deus, são armas poderosas  para deter esses ataques previsíveis e imprevisíveis.

3- O sofrimento está me moldando e preparando para um ministério de cura na vida dos que sofrem? Temos muitos testemunhos nesse sentido. A Bíblia relata  a vida de Noemi, o seu testemunho como enfrentou a  sua dor transformou em bênção na vida da sua nora Rute. Exemplos  atuais  como da escritora e ministrante Joyce Meyer, autora 'Raízes da Rejeição', dedica sua vida ao ministério da cura,  David A Seamands, autor do livro 'A Cura das Memórias', vem fazendo o mesmo, e outros tantos servos e servas. A esperança é que o  Evangelho transforma uma vida inapta, descartável do mundo para ser doadora  do amor de Deus.

4. Para um fim especial para tornar a minha fé robusta posso ser testado de uma forma diferenciada? Passar por provações não é opcional é para todo crente. Há exemplos biblicos de pessoas que foram selecionadas para um fim especial, convocados a um tipo de missão que exigirá uma fé robusta, maior preparo para batalha, controle emocional e coragem. Exemplos: a escolha de Josué, sucessor de Moises; o chamado de Paulo para o apostolado gentílico; o chamado dos Apóstolos para iniciar a Igreja de Jesus, em meio a perseguição e pressão religiosa. 

5. Por viver em um mundo pecaminoso estou sujeito a algum tipo de sofrimento sem imunidade das consequencias?  Sim. É o que Jesus afirmou: ".....no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo" João 16:33. Estar sujeito não significa curvar-se a todo tipo de mal. Para o cristão a sujeição se aplica por amor a Deus, ao próximo e ao evangelho. Não significa que nada se pode fazer para melhorar o ambiente e as condições de vida das pessoas. A mudança que cremos e lutamos por aconntecer vem na transformação do Evangelho  da Graça.

6. Os sofrimento são todos consequecias do pecado? Jesus respondeu esse tipo de questionamento em João 9:1-3 (confira). Há  casos que sim, há casos que são para glorificar a Deus. O fato que o pecado é a maior causador de tragédias. O que faz no coração? Eterniza a dor com a mensagem do tipo: você nasceu assim, morrerá assim. O questionar a Deus não trará resposta definitiva  ao sofrimento humano. Não faça perguntas para Deus. Você poderá ouvir algo semelhante ao   que Jó ouviu,  nos capitulos 39 a 41. Questione a si mesmo. Reveja os seus conceitos sobre a pessoa de Deus e sobre a sua pessoa. Examine  o seu coração tire lições práticas  dos  seis ensinamentos  que compartilhamos.  Foi o que  mudou a vida de Jó.

Pérolas para a vida....

" E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça" 1 Pedro 5:10


VENHA PARTICIPAR DESSE TIME....

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM DIA 05/MARÇO....



Nenhum comentário:

Postar um comentário