domingo, 3 de março de 2024

O FIM DA IGREJA ( I)

 

    Participei de uma mega conferência teológica promovida pela Escola de Discípulos de nossa Igreja. O tema despertou curiosidade: 'O Fim da Teologia' . O fim no sentido da sua finalidade e do seu propósito. Foi em alto nível as abordagens ministradas por mestres Teólogos com grande capacidade de trazer uma interpretação bíblica, linguagem contemporânea, sem perder a originalidade. Sem dúvida uma contribuição imensurável para aqueles que desejam viver a integridade e integralidade da Bíblia. 

    Em meu livro 100 Meditações dedico um capítulo com dez temas sobre Igreja e Discipulado . Com a devida vênia e a permissão dos nossos mestres Teólogos para aplicar alguns princípios absolvidos no seminário trazendo para o contexto  'O Fim da Igreja',   no sentido de finalidade  e propósito .  Reportando o tema I - I
greja Contemporânea - Geradora de Amor, Esperança e Oportunidade.  (Reflexão n.51, Livro 100 Meditações). 

. No decorrer da minha caminhada cristã de mais de seis décadas, estou convicto de que uma Igreja relevante e contemporizada precisa investir nesses três pilares: Amor, Esperança e Oportunidades. No seguinte sentido: 

. Geradora de amor - Aprendi no Seminário que o fim da Teologia é gerar o amor de Deus a todos os povos, nações e raças. O destaque para a carta de Paulo aos Efésios. A Igreja é a operadora desse amor, sem terceirizar e sem tirar vantagens da dor alheia. De todos os desafios que a Igreja precisa enfrentar o principal deles é viver esse amor. A Igreja recebe todo tipo de pessoas com todos os tipos de enfermidades e traumas. O Senhor Jesus veio para cumprir o ministério de Isaías 61:1-3. Delegou à Igreja o cumprimento dessa missão intransferível.

. Geradora de esperança - Outra lição que aprendi no Seminário o fim da Teologia é levar esperança aos desesperançosos. A Igreja não é uma instituição motivacional para vender ilusões, utopias, conquistas fúteis. A única esperança que muda as pessoas só a Igreja pode oferecer, que Jesus resumiu numa frase: "Eu vim para que tenham tida e vida abundante"João 10:10. A Igreja jamais poderá terceirizar essa missão. Na carona da Igreja muitos, até cristãos, criam projetos que iludem as pessoas a buscarem esperanças em conquistas materiais, dando uma falsa esperança de uma vida abundante. 

. Geradora de oportunidades - Aprendi com o fim da teologia que a Igreja está inserida na comunidade para exercer um papel estratégico no mundo. Aperfeiçoar os santos para ser boca de Deus em todas as esferas de comando. Assim, Deus usou José, Ester, Daniel e seus amigos, tantos outros. Por falta dessa compreensão do fim da Igreja bruscamente interrompi uma boa parte da minha vida no verdadeiro campo de batalha. A Igreja precisa se adequar aos novos tempos e investir em tecnologia, gestão e treinamento diversificado para atender a uma demanda cada vez mais exigente. Uma Igreja contemporânea é uma Igreja relevante, integral, que envolve todos os seus membros, capacita-os e envia-os a ser boca de Deus em suas áreas de atuação. O que aprendi e exerci em minhas atividades profissionais devo as oportunidades e aprendizado ao longo dos anos em uma Igreja.

. 'O Fim da Igreja II' vamos abordar na próxima reflexão: 'Não me leve para a Igreja''.



Pérolas para a vida.... .

"  Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros"   Romanos 12:4,5




A INSCRIÇÃO ENCERRA-SE DIA 
05 DE MARÇO

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário