quinta-feira, 11 de abril de 2024

FONTES DE ESTRESSES....

 "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão "  Isaías 40:31

         A ciência aponta o  estresse "como uma reação do organismo a situações de perigo ou ameaça, além de diversas razões que podem causar sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação e tudo que costuma tirar uma pessoa de sua zona de conforto". Um estado de estresses repetivivos pode causar danos físicos, emocionais e espiritual. Pode estar associada a um elevado nível de ansiedade por não aprender a esperar e confiar no Senhor.

        Vamos pontuar algumas causas que são fontes inesgotáveis de estresses, apontados pelo autor do livro ' Introdução a Restauração da Alma, David Kornfiel: 

1- Falta de uma Visão Clara da Vida.

" A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!( Mt. 6:23,24

A falta de uma visão clara e objetiva da vida é a raíz de todas as outras fontes de estresses. No texto Bíblico, de Mateus 6:23,24, o Senhor Jesus usa como metáfora os olhos naturais para nos advertir que uma visão corrompida do Reino de Deus ofusca a nossa capacidade de enxergar à luz das Escrituras Sagradas. Aponta como causas de estresses, os embaraços e as preocupações exacerbadas da vida  terrena. O autor de Hebreus trata essa questão com mais contundência, cap. 12:1a, que diz: " ....deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta...". Uma corrida perseverante, sem estresse, sem nada que nos atrapelhe na jornadda teremos a garantia  que nossas forças  serão renovadas pelo Senhor.

2-  Materialismo e Problemas Financeiros.

"Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos" I Tm. 6,9,10

Materialismo define como 'uma atitude das pessoas que entendem que tudo é matéria e que têm uma vida voltada unicamente para as coisas materiais' (extraído). Segundo as Escrituras é um estilo de vida pervertido uma busca de saciar os desejos incontrolaveis da carne. São pessoas que tentam viver acima de suas capacidades financeiras, são materialistas, atraídas por ofertas e facilitações enganosas. O materialismo é um sistema financeiro diabólico, controlado por Mamom. Nessa trincheira materialista e consumistas muitos cristãos acabam caindo na armadilha, sofrem as consequencias na mesma proporção dos ímpios. 

3- Expectativas irreais.

" Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte" Fp. 1:20

Quem caiu na armadilha do materialismo foi induzido e seduzido a viver um mundo irreal.  Vive uma expectativa alimentada pela presunção do dia do amanhã. A Bíblia trata como pecado: " Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa" Tiago 4:13,16. Um engano achar que a vida é sempre  contabilizada com ganhos e vitórias. Reveja os heróis da fé, verá o quanto caíram e sofreram perdas na jornada. Expectativas irreais nos tornam ativistas, roubam a nossa fé, geram insatisfação e estresses.

4. Defesas emocionais desnecessárias.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"Rm. 12:2

As defesas emocionais são necessárias para atender as demandas naturais da vida. Os estresses prococados pelas razões já mancionadas sugam energias emocionais que não serão repostas. É como sacar um dinheiro em poupança para cobrir um prejuízo financeiro que não tem volta. Muitas enfermidades de origens  emocionais surgem porque o tanque está vazio. Os gatilhos emocionais são acionados para superar uma dor, sofrimentos, cada saque tem um custo alto. O estresse é um roubador de nossas defesas emocionais. Não despreze essa recomendação Bíblica: " Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" Fp. 4:6,

Pérolas para a vida....

" Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." 2 Co 4:16,17

Nenhum comentário:

Postar um comentário