Páginas

domingo, 27 de abril de 2025

O PODER DA SUPERAÇÃO



 " Deus é o nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade" Salmos 46:1

Reflexão: Quando tudo e todos te disserem que não tem jeito, olhe para si mesmo, diga: 'Eu sou capaz'. 

Participei de uma Conferência Global Summit 2025 (PIB C.Grande, MS). Muitos aprendizados. Fui muito impactado com o testemunho de vida da palestrante Joni Eareckson Toda, 75 anos. Fundadora e CEO, Joni And Friends, defesonra dos direitos dos deficientes, sua biografia se tornou best-seller, rendendo a ela o filme que levou o seu nome Joni. O tema de sua palestra: 'O Paradoxo de liderar a partir da sua fraqueza'. Baseado na sua própria dor e superação de sua capacidade limitante. 

Aos 17 anos a vida de Joni foi tragicamente interrompida por um acidente de mergulho, ficando tetraplégica. Sentada numa cadeira de roda trouxe uma emocionante mensagem de superação que consternou a todos  os participantes. De minhas anotações anotei essa forte frase:  'Com a perda de habilidade que sofri em meu corpo descobri que havia em mim uma paixão transformadora, que poderia impactar milhões de pessoas ao redor do mundo em proteção aos direitos dos deficientes físicos' (Joni). 

Lições de vida que a best-seller Joni nos passou com muita vibração com seus 75 anos, vivendo por décadas em uma cadeira de roda. 

1) A pior perda não é a perda de órgãos vitais, mas a perda do seu próprio destino.

Joni descobriu, em meio a grande sofrimento e dor num hospital, que o seu destino não havia sido alterado com as limitações do seu corpo. Foi aí que ela entendeu que havia uma voz interior que lhe dizia: ' Quando tudo e todos te disseres que não tem jeito, diga a você mesmo:' Eu sou capaz'. Uma voz salvadora que não a deixou morrer o seu destino; firmada em uma fé inabalável no Deus que a trouxe à vida. 

Pense em você: o que você perdeu de importante em sua vida não invalida você lutar pelo seu destino. Diga: 'Eu Sou Capaz'.

2) Uma fé inabalável conectada com uma espiritualidade firmada em Deus transforma vulnerabilidade em oportunidades.

Joni olhou o mundo de outra maneira: não se via única numa cadeira de rodas, havia milhares de pessoas ao redor do mundo, que precisavam ser assistidas. O que ela fez? Criou uma  fundação que presta assistência pelo mundo e já beneficiou milhões de deficientes. Ela entendeu que Deus não a abandonou e que o seu futuro estava intacto. Pela fé abraçou a  sua missão.

Pense em você: provavelmente a sua luta não seja de tamanha gravidade como a da Joni; mas, entenda, pode ser  o suficiente para deixar você refém de uma vulnerabilidade.  Aja com a  fé que você tem. Conecte-se com Deus. Deus pode fazer de sua vulnerabilidade em um ministério para abençoar pessoas. A superação emergirá do que você têm de forte dentro de você: ' Sou Capaz'.

3. Compartilhe sua vulnerabilidade com alguém que seja confiável que esteja disposto a ouvir, orar com você e  buscar na Palavra de Deus o seu propósito de vida.

A combinação da fé, determinação e apoio de pessoas permitiu que a Joni encontrasse força interior para superar sua vulnerabilidade a manter acesa a sua paixão e o seu destino. Compartilho o testemuhno da Joni para encorajar você a vencer também suas deficiências, sejam físicas, emocionais e espirituais. Se puder pesquise e assista o filme Joni (1980), muito abençoará a sua vida.

4. Deus usa a nossa vulnerabilidade para transformar num grande ministério.

Se você pesquisar a vida da palestrante, escritora Joice Méier e tantos outros, as suas biografias foram marcadas por grandes perdas e traumas na infância. Uma outra frase forte que anotei da Joni ' a fraqueza nas mãos de Deus se transformam pontos fortes'. Pense comigo: Deus teria alguma chance de encontrar uma pessoa perfeita nesse mundo para fazer grandes mudanças de transformações? Por isso que a solução foi ter enviado o Senhor Jesus, à terra, para fazer essa Obra de redenção em favor da humanidade. Jesus fez o caminho oposto, se tornando vulnerável para nos fazer fortes.

Pense em você:  por mais que se sinta vulnerável para exercer uma ação ou um ministério a favor das pessoas, em que sentido a história da Joni encoraja você? Que voz você tem ouvido? Olhe para si, agora, e diga: ' Sou totalmente capaz'. Amém. 

Dedique um tempo:

1. Reconhecá e dê nome a sua dor, saiba que há dentro de você um força maior para          você superar.

2. Que lição para sua vida você tira da vida de Joni?

3. Escolha uma pessoa do mesmo sexo que pssa te ajudar e compartilhe a sua vulnerabilidade.                         

Arão C Salgado


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário