Reflexão: 'Não há como ficar com o melhor de Deus optando do melhor desse mundo'
" E Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado... Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu..." (Gn.13:10-13).
Gêneses capitulo 13 narra a história de um fim de uma parceria entre Abraão, tio, com seu sobrinho Ló. Ambos teriam que escolher qual caminho tomar: Ló escolheu pela ambição de seus próprios ollhos (veja o texto acima). Abraão escolheu o caminho das promessas que Deus havia lhe dado.
... Lições para a vida:
1. As escolhas geram consequências imediatas e futuras.
. Abraão escolheu os planos de Deus para a sua vida, prosperou em tudo que realizou no plano terreno. Ló sem ouvir a Deus escolheu o melhor da terra, prosperou muitíssimo; não teve o melhor fim, tudo que construiu foi consumido pelo fogo de Deus.
2. É possível desfrutar do melhor da terra sem ser contaminado pelos olhos da ambição.
. Pelos olhos da ambição Ló escolheu a terra mais fértil e rica, enquanto seu tio Abraão escolheu seguir a vontade de Deus, tomar posse no seu tempo da terra que Deus havia prometido. As duas escolhas nos ensinam o poder do cifrão: não há como ficar com o melhor de Deus e escolher por si o melhor desse mundo. O poder do cifrão pode nos conduzir a um beco sem saída. Você já teve alguma experiência nesse sentido?
3. O poder do cifrão pode nos tirar da rota do melhor de Deus.
. Duas armadilhas: egoísmo e ganância, são dois componentes que alimentam o materialismo no coração, forças poderosas que nos colocam fora da rota da vontade Deus. Um jovem rico procurou Jesus para segui-Lo. Perdeu a oportunidade por não conseguir desvencilhar do amor que tinha das suas riquezas ( Mt.19:16-30). Você conhece alguém que segue esse tipo de exemplo?
4. O melhor de Deus inclui uma fé que não negocia valores desse mundo e sempre confirmada por uma vida de generosidade.
. Vivendo esse estilo de vida o poder do cifrão perde o seu poder: a fé vence a pressão do sistema do mundo, o amor vence a ambição e o egoísmo.
. O texto bíblico, Fp. 2:,3,4, passa a ter significado à vida: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos...". Você tem alguma dificuldade de viver esse princípio bíblico?
. Desfrutar do melhor da terra é uma promessa de Deus (Sl.37.4; Fp.4:19). O melhor de Deus inclui o material, o social e o espiritual: Deus deseja que você viva bem e com qualidade. Faça a melhor escolha e viva o melhor de Deus. Amém.
Dedique um tempo:
1. Identifique se há no seu coração uma força incontrolável do cifrão.
2. Abra mão de desejos contaminados por ambição de querer sempre o melhor, o melhor de Deus se revelará a você.
3. Cultive uma fiel devoção ao Deus provedor, o cifrão deixará de ter poder sobre a sua vida.
Arão C Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário