terça-feira, 29 de abril de 2025

O PODER DO TRABALHO

" E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus" Deuteronômio 28:1,2

Reflexão: O poder do trabalho a força propulsora para o desenvolvimento sócio econômico de uma nação proporcionando dignidade e autoestima de seu povo.

O dia primeiro de maio comemora-se o dia do trabalhador. Uma justa homenagem a todos os trabalhadores em todas as categorias e qualificações. Se somos o que somos e chegamos onde chegamos é a soma dos esforços de gerações passadas que, de muitas formas deram suas prestimosas contribuições,  muitos  com suas próprias vidas. 

Deus é o  criador do trabalho. Gênesis é o livro da criação. Os dois  primeiros capítulos é dedicado ao trabalho de Deus na Obra de tudo que foi criado. Deus é o padrão do trabalhador completo, tudo que fez e  faz é perfeito.

Lições que tiramos do poder do trabalho:

1) O trabalho dignifica a pessoa humana.

A realização pessoal só se dará através da força inteligente, disciplinar e persistente  através do trabalho; de forma dígna, intencional, como propósito de vida. Através do trabalho que desenvolvemos nossas habilidades e competências.O trabalho gera independência financeira fator importante para autoestima da pessoa. No coletivo o trabalho é  contributivo indispensável nas relações humanas. 

2) Impacto do poder do trabalho numa sociedade. 

O principal capital da riqueza de um país, promove o desenvolvimento sócio econômico. Uma nação é reconhecida pela pujança do trabalho qualificado do seu povo. Quanto mais trabalhadores ativos  e qualificados mais  eleva a curva de riqueza de um povo; impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Ao contrário, quando um país entra em recessão econômica, aumenta o desemprego e a desigualdade; as consequencias sociais serão desastrosas. 

3) Quando o trabalho se torna em maldição.

A maldição acontece na vida de uma pessoa ou nação  quando  se  faz as coisas à revelia de Deus. Se olharmos para, Gn. 3, o que causou trabalho difícil, penoso, foi a escolha intencional da desobediência a Deus. O relato bíblico não afirma que Deus decididamente amaldiçoou o trabalho; houve consequências imediatas, de fadiga, dor, com ganhos e perdas. Jesus utilizou-se da parabola do semeador, para deixar a seguinte instrução no quotidiano da vida: (1) ouvir as instruções de Deus; (2) entender o processo da semente, do solo e da colheita. ( leia com atenção Mt. 13:1-23). Na vida as nossas escolhas determinam o que vamos  colher. Estar no lugar errado, insatisfeito no trabalho, abre porta para resultados negativos.

4) Quando o trabalho se torna em bênção.

Quando compartilhamos com Deus as tarefas. Deus ao criar o ser humano (Gn. 1,.2) fez uma parceria dando  autoridade, responsabilidade de cuidar, administrar e multiplicar. A mesma parceira Deus fez com Abraão e a sua descendência ( Gn. 12: e 17). Fez uma Aliança espiritual através de Jesus Cristo ( N.T). Em todos esses contextos são exemplos de como Deus trabalha com a humanidade ao longo de sua história, estabelecendo relacionamentos, compromissos recíprocos, promessas baseados na fé e na obediência aos seus mandamentos. Nesse sentido a Bíblia afirma que todo trabalho se torna em bênção pessoal e coletiva.

Dedique um tempo:

1. Como você  vê o trabalho como  uma maldição ou uma  bênção?

2. O que você espera das realizações do seu trabalho?

3. Você se vê no trabalho certo e fazendo o  que gostaria?

4. Dedique um tempo de gratidão.

Arão Coelho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário