A melhor prevenção: Conhecer e Prevenir...
" E vós, pais, não provoqueis à ira os vossos filhos, mas criai-vos na disciplina e na admoestação do Senhor" Efésios 6:4
Atenção! Para pais, responsáveis e educadores: O uso precoce e excessivo do celular tem sido um grande desafio para pais e responsáveis, especialmente nas fases iniciais do desenvolvimento cerebral. Embora estejam em discussão leis para regulamentar o uso da internet por menores, a prevenção contínua sendo o meio mais eficaz, e cabe sempre à família exercer o controle e tomar as decisões de forma que as instruções bíblicas sejam observadas.
Recado! Entenda o cérebro em desenvolvimento (extraído- fonte internet e literaratura especializada):
. Dos 0 a 6 anos, a criança está em plena formação emocional e cognitiva. O cérebro cresce em velocidade acelerada. Esse é um período de grande vulnerabilidade, pois ela absorve tudo ao seu redor, inclusive informações impróprias para sua idade, o que pode gerar complicações na concentração e prejudicar o desenvolvimento da imaginação. Por isso, é essencial proteger, filtrar conteúdos e oferecer estímulos saudáveis que favoreçam seu desenvolvimento integral.
- Infância tardia (7-12 anos)...
. Defina um tempo limitado e supervisionado de até 1 hora por dia.
. Supervisione o uso em ambientes privativos, como quartos, e evite permitir o acesso irrestrito em locais fora do controle dos pais.
. Substitua o tempo de tela por atividades saudáveis: prática de esportes, música, jogos de tabuleiros, leitura e convivência social.
- (13 -19 anos)...
. Nessa faixa etária ensine, converse, mostre exemplos, para o uso consciente e responsável dos filhos. Converse sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta positiva quando usada com equilíbrio, mas que também traz riscos.
. Defina limite claro de tempo de uso. Equilibre digital com atividades de desenvolvimento pessoal, esportes, músicas, leitura, aprender novos dialetos, intercâmbios culturais...
. Desenvolva o discernimento de conteúdo. Mantenha diálogo aberto sobre riscos digitais, pornografia, manipulação e assédios.
. Seja exemplo - fala mais que mil palavras. Nessa fase da vida orientar é mais eficaz que proibir. O diálogo e o exemplo são as maiores ferramentas de proteção.
Lembrete! Regra de ouro: Menos tela, mais vínculos reais. Presença substitui proibição. interaja com os filhos de maneira que eles se sintam valorizados, ouvidos e com voz. Infância: É um tempo especial da vida de formar conexões neurais, memórias afetivas e vínculos familiares. Traumas significativos, como rejeição, abusos ou bullying, podem marcar profundamente a vida adulta. Pais! o cérebro do seu filho amadurece aos poucos, mas as marcas emocionais que você deixa nele permanecerão para sempre - invista hoje em presença, amor e limites saudáveis. Amém!
Arão e Elzi Salgado
Faz -se necessário trabalhos assim de orientação e advertência aos pais, em um momento tão caótico que vivemos. Parabéns pelo trabalho irmão Arão. Compartilhando muito...
ResponderExcluir💔🤲
ResponderExcluir💔🤲
ResponderExcluir