Perder o sono: causas e consequências...
" Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança" Sl 4:8
Atenção! A persistente falta de sono não é normal. Pode ter muitas causas - físicas, emocionais e espirituais. Há muitos recursos da medicina e da psicanálise para ajudar a superar esse tipo de disfunção do sono. Nenhum desses recursos substitui os recursos bíblicos - a Bíblia é enfática em afirmar que o sono é um ato de fé. Jesus dormia no barco durante uma tempestade (Mc 4:38).
Recado! Fisicamente, insônia pode vir de doenças, má alimentação, sedentarismo ou uso excessivo de mídias. O corpo foi feito para ter um tempo de descanso e sono ( Leia Êxodo 20:9-10). Emocionalmente, o sono foge por ansiedade, estresse ou traumas. Jesus conhecendo a ansiedade das pessoas faz um convite: "Vinde a mim...e eu vos aliviarei"(Mt. 11:28-29). Espiritualmente, o sono também pode fugir quando estamos em pecado não confessado, quando está em batalha espiritual ( Sl 32:3-4; Ef 6:12).
Lembrete! Você é um ser integral: espírito, alma e corpo (I Ts 5:23). Quando há uma perda significativa de sono e com certa frequência, é sinal que algo está sinalizando um pedido de atenção e socorro. Qual é o lembrete? Do ponto de vista físico e neurológico o sono é fundamental para restaurar funções cerebrais como memoria, atenção, equilíbrio emocional e raciocínio. Estudos mostram que dormir menos de 6 horas por noite por vários dias consecutivos afeta a cognição tanto quanto passar uma noite inteira em claro. O sono é uma dádiva que protege mente e coração. Valorize o seu sono!
Arão e Elzi Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário