segunda-feira, 15 de setembro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Buscar os próprios interesses...

Atenção! Buscar os próprios interesses tem os dois lados da moeda: o negativo é viver só para si, no egoísmo e na busca desenfreada pelo prazer momentâneo. Mas o lado positivo é quando buscamos crescimento em todos os pilares da vida, desenvolvemos talentos, lutamos por melhores condições e, debaixo da vontade de Deus, transformamos nosso progresso em bênção para outras pessoas.

Cuidado! O exemplo de Esaú é típico do negativo: por pensar apenas numa necessidade imediata, desprezou sua primogenitura ( Gn 25:29-34). A exemplo de Esaú quando o foco está no prazer momentâneo rouba a visão do futuro.  Isso é egoísmo cegueira da própria vida. Neemias é um exemplo positivo: ele buscou o interesse de reconstruir os muros de Jerusalém ( Ne 2:5). Seu desejo pessoal estava alinhado ao propósito de Deus e abençoou toda a nação.

Lembrete!O exemplo de Neemias serve de inspiração: de buscar crescimento e o progresso, mas sempre numa perspectiva de deixar um legado positivo, para que os interesses se tornem instrumentos de bênçãos e não de tropeço. Esaú trocou o projeto de Deus por um prato de lentilhas.  Neemias deixou o conforto do palácio para abraçar o projeto de reconstrução de uma nação. E Você? Vai escolher o prato de 'lentilhas', algo assim, ou o projeto que Deus tem para a sua vida? 

Arão e Elzi Salgado

Um comentário:

  1. Eu quero ter propósito como o de Neemias, caro Diácono Arão. Ter significado, projetos em Deus, que nasceram Nele.

    ResponderExcluir