quarta-feira, 24 de setembro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

O caminho do pai: positivo ou negativo ao filho.

"E andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor". II Reis 22:43

Atenção! Pais e futuros pais! Todo pai, querendo ou não, é um guia: seus passos abrem uma estrada onde seus filhos caminharão. Em 1 Reis 22:41 e 54, vemos dois exemplos claros: O rei Josafá, que seguiu o caminho de fidelidade de seu pai rei Asa, e o rei Acazias, que copiou os caminhos tortuosos de seus pai Acabe e de sua mãe Jezabel, entregando-se à idolatria e colhendo ruína.

Cuidado! O exemplo de pai fala mais alto que o conselho, ou mesmo deixar robustas heranças. Se o pai trilha a vereda da obediência, gera bênção para as próximas gerações; mas se insiste no pecado, deixa heranças de dor e tropeço. Pais, olhem para dentro de casa: como vocês tratam seu cônjuge, administram os recursos, discutem em momento de ira, buscam a Deus no Secreto? Esses são os 'caminhos' que seus filhos estão aprendendo a seguir. Ensine com palavras, mas confirme com atitudes.

Lembrete! Não tem como dissociar a figura do homem nas suas atribuições com a de pai. Como homem ensinar o filho a ser homem de verdade, no trato com as palavras, nos negócios; e como pai, ensinar o filho a honrar a esposa, os filhos, continuar o legado de um caminho de obediência a Deus.  O rei Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas não foi aprovado como pai. Em sua casa houve disputas pelo trono, rebelião e até assassinato entre os irmãos. Isso nos alerta: sucesso espiritual ou ministerial, profissional, não substitui a responsabilidade de ser presente, instruir e corrigir dentro de casa. A pitada de sabedoria é:  'O caminho do pai é o futuro do filho: que os seus passos sejam marcas que o levem para perto de Deus'. Amém!

Arão e Elzi Salgado 

2 comentários: