A tristeza boa e a tristeza ruim....
" Tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo produz morte" 2 Co 7:10
Atenção! Você já se viu dominado por uma tristeza boa e uma tristeza ruim? Fique atento com a tristeza que leva ao desânimo e à paralisia. Não é dessa tristeza que vamos refletir, essa não gera fruto apenas desgaste. A tristeza que não é levada para Deus se torna prisão emocional; a tristeza colocada no altar se torna missão. Neemias sofreu um surto de tristeza, essa tristeza o impulsionou a agir. A tristeza quando canalizada com boas intenções, fé e desejo de servir, rompe todas as barreiras inclusive a zona de conforto.
Cuidado! Cuidado com sua tristeza: ela é fruto por se sentir rejeitado ou fruto por sentir um chamado para abençoar os rejeitados? Neemias regou a sua tristeza por uma causa nobre: acudir o seu povo em escravidão. A tristeza usada como chantagem prende pessoas; a tristeza entregue a Deus liberta destinos. A tristeza de Neemias poderia ter se limitado a sentir dor pela situação do seu povo, apenas isso - mas decidiu levar sua tristeza diante de Deus e agir com coragem e determinação ( Neemias 1:3-4).
Lembrete! A tristeza que Deus gera em nosso coração produz um bom fruto: o arrependimento para salvação. Já a tristeza do mundo gera morte. A tristeza segundo Deus: nasce do Espírito Santo que convence o homem do pecado ( Jo 16:8). Tristeza do mundo: nasce do ego ferido, das perdas terrenas e da ausência de esperança. Para quem está sentindo a dor do luto: O texto de 2 Coríntios 7:10, nos dá duas direções: a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o mundo. Se lidarmos com a tristeza segundo Deus nascerá no coração uma palavra de esperança. Se lidarmos com a tristeza segundo o mundo, como se a vida tivesse desabado. Essa dor gerada pelo mundo causa pânico, nos consome por dentro e tira o foco da eternidade. Jesus chorou diante da sepultado do seu amigo Lázaro ( Jo 11:35). Ele não ignorou a dor, mas também declarou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" ( Jo 11:25). Amém!
Arão e Eli Salgado
Tenho acompanhado as reflexões a pouco tempo. Entretanto tem sido muito proveitoso lê-las. Palavras confrontadoras e, principalmente, BÍBLICAS! E isso é o mais importante. Parabéns pela qualidade! Continuarei a acompanhar! Deus os abençoe!
ResponderExcluir