sábado, 4 de outubro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Quando o presente se torna armadilha...

" O presente que o perverso oferece é como pedra de tropeço; desvia os caminhos da justiça." Pv 17:23

Atenção! Atente para as armadilhas do falso presente. Muitos usam desses expedientes para adquirir favores, oportunidades ou mesmo usando presentes como iscas para prender corações emocionalmente carentes, manipular decisões e sequestrar consciências. Conheça a história de Ziba (2 Sm 16:1-4), em momentos difíceis que o rei Davi enfrentou criou uma história acompanhado com presentes. Quem oferece favores com mentira quer sequestrar sua consciência.

Cuidado! Quando o presente se torna  armadilha, ele deixa de ser bênção e passa a ser laço. Um romance que terminou em tragédia, foi o de Sansão com Dalila. O presente que ela recebeu dos príncipes dos filisteus se tornou armadilha que levou Sansão à prisão, à cegueira e à humilhação ( confira Juízes 16:4-21). Cuidado! A verdadeira provisão vem do Senhor. Somente Ele nos dá presentes sem amarras, porque  'a bênção do Senhor é que enriquece, e Ele não acrescenta dores a ela' (Pv 10:22). 'Não troque sua consciência por um presente que apresenta condições' 

Lembrete! A vida não se sustenta em presentes ocasionais, mas em trocas verdadeiras que carregam lealdade, honra, generosidade e empatia. Presentes podem acabar, mas relacionamentos firmados em fidelidade e amor permanecem. Guarde essa frase: ' Não é o valor do presente que constrói a vida, mas a intencionalidade saudável que edifica relacionamentos'. Lembrete!  Ananias e Safira  ( Atos 5:1-11) ofertaram, mas esconderam a motivação do coração. O problema não foi o valor do presente a Deus, mas o engano do coração. Caim ( Gn4:3-5) sacrificou como oferta a Deus, mas sem obediência, e Deus rejeitou o seu presente. Judas ( Mt 26:49-50) deu um beijo, sinal de amizade, mas era traição disfarçada. Assim também acontece hoje: por necessidade, muitos  aceitam ofertas de promoção, emprego ou presentes, e acabam se tornando reféns de quem ofereceu. Há muitos assédios sexuais nessas trocas. O problema não está em receber ajuda, mas em depender dela sem discernir as intenções. Saiba! Nem toda porta aberta é de Deus. Algumas são armadilhas disfarçadas de oportunidade. Amém!

Arão e Elzi Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário