EU - Nem mais, nem menos
".... cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" Rm 12:3
Atenção! Porque a conta da nossa vida muitas vezes não fecha - ora falta, ora sobra - será que o motivo não está em não pensar com moderação antes de tomar decisões? Quantas escolhas impensadas geram excessos, faltas e arrependimento que poderiam ser evitados se o equilíbrio tivesse sido o nosso primeiro conselheiro? Pense em você agora: o que está em déficit na sua vida? Emoções descontroladas? Finanças desequilibradas? Relacionamentos desgastados? Tempo mal investido? Se tivesse pensado com moderação, talvez estivesse colhendo resultados diferentes - mas paz, mas estabilidade, mais maturidade. O que hoje parece consequência inevitável pode ter nascido de uma decisão precipitada ontem.
Cuidado! A mente acelerada, as emoções inflamadas e os impulsos descontrolados nos fazem agir sem medir consequências. E quando não há moderação, o que era para ser bênção se torna peso, e o que parecia solução se revela confusão. Os pilares disfuncionais da vida - pensamentos desequilibrados, emoções desordenadas e decisões precipitadas - afetam o propósito de Deus em nós. Eles geram crises nos relacionamentos, no casamento, na criação dos filhos, no trabalho e até na vida espiritual.
Lembrete! Pensar com moderação é exercitar sabedoria. É dar tempo ao Espírito Santo para filtrar o que o coração deseja e alinhar com o que Deus aprova. O cérebro humano é uma máquina extraordinária criada por Deus para pensar, decidir e aprender. Ele se molda pelo uso - quanto mais treinado em pensamentos saudáveis, mais fortalecido se torna; mas quando alimentado por impulsos, ansiedade e decisões desordenadas, sofre desgastes que repercutem na mente, nas emoções e até na velhice. Pitada de sabedoria: Pensar de si mesmo como convém é encontrar o ponto de equilíbrio entre o orgulho que exalta e a baixa autoestima que paralisa. Deus não quer que você se diminua, nem que se ache maior do que é - quer que se veja à luz da graça. Amém!
Arão e Elzi Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário