quinta-feira, 16 de outubro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Não há Fé sem perda...

" Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; e, se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morremos, somos do Senhor'  Rm 14:8

Atenção! Não confunda fé com rendição por culpa - a verdadeira fé não nasce da punição pelos erros, mas da confiança em um Deus que transforma quedas em recomeços. Evite resistir as perdas necessárias: o apego exagerado pode impedir ganhos maiores. Muitas vezes, a fé exige abrir mão de bens, conforto, sonhos ou segurança. Um exemplo clássico é Zaqueu, o cobrador de impostos. Antes de encontrar com Jesus, ele era rico e ambicioso, acumulando bens como fonte de segurança e status. Mas quando Jesus entrou na sua vida, algo mudou - disse a Jesus: "Senhor, metade dos meus bens dou aos pobres...." (Lc 19:8)

Cuidado! Ao interpretar a perda, entenda que ela pode causar dor profunda e, às vezes, não entendemos o motivo. Nos vazios das perdas,  é a fé que se revela como único recurso capaz de nos mostrar o que ainda está por vir, como aconteceu com Noemi e com o apóstolo Paulo. O Apóstolo Paulo nos dá o exemplo claro: ele considerou todas as coisas que poderiam ser vantajosas  - riquezas, status, e confiança em seus conhecimentos - como perda em comparação com conhecer Cristo e participar da obra extraordinária de Deus. Reconhecer a perda como parte do plano de Deus exige confiança e maturidade espiritual.

Lembrete! A perda aparente pode ser o maior ganho para a fé. A fé, às vezes, abre caminho para perdas intencionais ou inevitáveis, semeando no solo da abundância. Jó e Noemi tiveram perdas irreparáveis, permaneceram na fé, houve uma virada de chave que o sistema do mundo não explica. Pitada de sabedoria: Ao enfrentar perdas, registre seus sentimentos e dores em oração e entregue a Deus. Confie que cada perda tem um propósito eterno, mesmo que você não veja agora. Inspire-se em Zaqueu. Aprenda a lidar com a dor da perda com Jó e Noemi. Siga o exemplo de Paulo: ' O que para mim era lucro, passei a considerar perda por causa de Cristo..." (Fp 3:7-8). Amém!

Arão e Elzi Salgado


Nenhum comentário:

Postar um comentário