sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

PIB DE CAMPO GRANDE - TEMPO DE SEMEAR

 

Reflexão Diaconal - Doze Sementes Selecionadas

Dia 5 - A Semente da Unidade 

“Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos. Todo aquele que for rebelde à tua palavra e não obedecer às tuas ordens será morto; tão somente sê forte e corajoso.” Josué 1:16-18

A sexta semente que o Senhor nos chama a lançar é a Semente da Unidade. Ao assumir a liderança, Josué não caminhou sozinho. O povo respondeu com uma só voz, um só coração e um só propósito. A unidade não foi apenas apoio verbal, mas uma aliança espiritual firmada na obediência e no compromisso com a direção de Deus.

Teologicamente, a unidade se estabelece quando o povo reconhece que a liderança constituída é instrumento do governo do Senhor

Não era Josué quem conduzia Israel, mas Deus, por meio dele. Por isso, a resposta do povo revela maturidade espiritual: “Tudo quanto nos ordenaste faremos”. Unidade é concordar com a missão, mesmo quando ela exige renúncia.

A Igreja só avança quando compreende que unidade precede conquista. Onde há divisão, há atraso; onde há unidade, há força, movimento e vitória. Jesus confirmou esse princípio ao orar para que fôssemos um, para que o mundo creia (João 17:21

A unidade conduz ao avanço, entretanto, esse avanço pode ser interrompido pela rebeldia à autoridade estabelecida por Deus. Corá e seus liderados  foram tragados pela terra por rebeldia a liderança de Moises (Nm 16). Acã se levantou contra a liderança estabelecida por Deus, desobedeceu, escondeu o pecado, e toda a nação sofreu derrota ( Js 7). Quando o pecado é tolerado, há consequências no resultado coletivo. 

Neste novo tempo como Igreja, cada líder e cada membro é chamado a encher o seu bornal com a Semente da Unidade. Isso se traduz em palavras que edificam, atitudes que preservam a comunhão e decisões alinhadas ao propósito do Reino. Unidade não é ausência de diferenças, mas compromisso coletivo com a missão e propósito da Igreja.

 Oração de Concordância:

Senhor Deus, reconhecemos que a unidade vem do Teu Espírito. Guarda nossa Igreja no vínculo da paz e do Teu propósito. Renunciamos toda divisão e interesse pessoal.
Fortalece a liderança e alinha nossos passos. Faz-nos caminhar como um só corpo.
Em nome de Jesus. Amém.

Membro da PIB de Campo Grande – MS

Dc. Arão Coelho Salgado

Um comentário: