segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PORQUE TEMOS QUE PASSAR POR PROVAÇÃO?

SEM PROVAÇÃO  NÃO HÁ APROVAÇÃO
“... Mas ele sabe o caminho porque eu ando; provando-me ele, sairei como ouro” ( Jó 23:10)
Quando o assunto é provação causa-nos arrepio até em ouvir falar. Infelizmente esse é um dos equívocos em não  compreender  a dinâmica que Deus usa para o aperfeiçoamento da fé  cristã. No nosso entendimento provação é andar na contra-mão da bênção.

Não é comum ouvirmos orações pedindo a Deus provações; mas é bastante comum ouvirmos  orações por bênçãos.  Também não é comum ouvirmos anúncio com chamativo, “semana de busca de provações”; mas é comum ouvirmos anúncios, tipo: “ Campanha da família, do casamento, dos endividados, etc”

Que vantagem pode ter um crente ao passar por várias provações? É que, tanto a derrota quanto a vitória, passam pelo caminho das provações; e servem para fortalecer nossa fé e confiança em Deus.

O que nos tranqüiliza é saber que Deus conhece o nosso limite e estrutura, jamais deixará que a provação  vá além do que podemos  suportar.  Quando estamos sendo provados, Deus está nos dando oportunidades para  testar a nossa   capacidade de tirar lições, tanto nas derrotas quanto nas vitórias.

Lições nas derrotas, não dando ocasião a dúvidas, gerando sentimentos de  incapacidade, insignificância  e sentindo-se pessoa desprezível.
 Lições nas vitórias, não dando ocasião ao  orgulho, gerando sentimento de altivez, do  “ eu ”  posso.

Sem provação não haverá elementos que qualificam a nossa fé em Cristo Jesus.  O crente que anda  no  “ contra -  fluxo da provação”   o seu conceitos sobre a  fé: “ Deus está me castigando, não tenho saída”. O crente que anda no “ fluxo da provação” o seu conceito sobre a fé: “ Deus está me provando, mas já me deu a saída” .
A saída não é abandonar a fé, como alguns fazem, mas a oportunidade para  glorificar a Jesus Cristo.
“... Nisto exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações ; para que uma vez confirmado o valor da fé , muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” ( I Pedro 6:7)  
Encorajamos você a  encarar com naturalidade as  provações; faça  delas, grandes oportunidades de bênçãos no processo da maturidade da sua caminhada cristã. Andar no “contra-fluxo da  provação” é andar no “contra-fluxo da bênção”.  É abandonar a fé como muitos dos discípulos de Jesus fizeram.

“... A vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” ( João 6:66,67).

Ajuste sua vida e  caminhe pelo “ fluxo da provação” , Deus se encarregará de  conduzir você ao caminho do “ fluxo da bênção”.
Lembre-se de que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que Amam a Deus.”
 “ Provando-me ele, sairei como ouro ”.
Deus tem para o cristão aprovado, uma vida feliz, próspera e abundante,
Por amor a Cristo!

2 comentários:

  1. Queridos Arao e Elzi,

    Que palavra abençoadora, veio de encontro a minha necessidade trazendo paz ao meu coração. Muito obrigada, amo voc~es!!!

    Kézia

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto das palavras sobre o "SEMPRE" e "NUNCA. Posso utilizá-las fazendo uma dinâmica para encontro de casais? Prometo citar a fonte. rs
    Um abraço
    Pr. Aldo

    ResponderExcluir