quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AVALIE O ROTEIRO DE SUA VIDA

“... Melhor é o fim das coisas do que o seu começo...”
                                                                      ( Ecl.7:8ª)
Todos nós nascemos com um  código genético que dará forma ao destino na vida.  Nosso  código genético é invadido por vírus que vão incorporando à nossa vida, alterando a nossa identidade e o roteiro original  traçado por Deus.
  
Para lidar com esses vírus você  precisa  conhecer o seu passado.  Os vírus são transmitidos através de palavras malditas lançadas na infância.  São os  erros e fracasso das gerações passadas, que podem ser repetidos, gerando um ciclo de fracasso e frustrações
Selecionamos alguns desses ‘vírus’ que são passados de uma geração a outra:
1- ‘Vírus’ transmitidos por  histórias de fracassos familiar
A criança que cresce ouvindo repetidas vezes histórias de fracassos, de frustrações,  por parte dos avós, dos pais,  dos tios, etc.,  terá grande chance na idade adulta de lidar  com o medo de fracassar, ou fazer do trabalho a principal razão da vida que é uma forma de idolatria. 
  
2- ‘Vírus’  transmitidos por mensagens de desvalorização pessoal
Mensagens de desvalorização que os pais lançam nos filhos na infância, marcam negativamente  o roteiro na vida adulta. Expressões  como:  Você é um burro! Você não vai ser ninguém na vida! Você é igual seu....!  Cada declaração dessas coloca dúvida na identidade e no destino de qualquer indivíduo.

3. ‘vírus’ transmitidos por péssimos exemplos  Todo péssimo exemplo marcam expressivamente a vida de qualquer pessoa. Nada se compara os péssimos exemplos familiares. Um clássico exemplo do rei Davi. Muito embora tenha se arrependido do crime de assassinato   do pecado do adultério, seu comportamento reprovável, lançou uma sombra sobre a geração que o seguia. Houve uma sequencia de assassinatos, estupro e perversão sexual.
Os pais cristãos que não praticam e nem ensinam, aos seus filhos, mordomia cristã, o resultado será uma descendência descomprometida com a causa do evangelho. Muitos se tornam freqüentadores de igrejas e não discípulos. 

4. ‘Vírus’ transmitidos por abuso sexual e abandono
Seguramente esse vírus é mais destrutivo de todos. Alimenta um  sentimento de vergonha marcando profundamente a auto-estima e a identidade. O vírus do  abandono, provocado pelo divórcio e outras práticas,  alimentos sentimentos, eu não pertenço, gerando rebeldia.
Esses intrusos ‘vírus’ se alojam nos arquivos da mente, influenciando negativamente o roteiro da  vida. O cérebro humano contém  bilhões de células nervosas, com habilidade analítica de uma sala  de computadores ultra-modernos; recebe e armazena, indiscriminadamente,  todo tipo de informação lançada em seu caminho.
A exemplo dos ‘vírus’ que contaminam o computador, a  nossa mente está sendo bombardeada por  mensagens destrutivas a todo instante. Com isso o roteiro da nossa  vida pode estar comprometido.

Para concluirmos,  reflita sobre as seguintes perguntas:    
1. Você pode detectar se há alguns desses vírus operando na sua vida?
2. Você tem percebido que o roteiro de sua vida tem sido prejudicado por Algum tipo de vírus?
O seu passado não  pode ser alterado, mas o seu futuro está cem por cento  intacto. Com isso, queremos encorajá-lo que sempre  é oportuno  reavaliar  o roteiro de sua vida.  Use o seu presente  para remodelar o seu  futuro. Provérbio 12:3, diz: “ O homem não se estabelece pela perversidade, mas a raiz dos justos não será removida”.  

A atitude mental do crente deve ser determinada e remodelada pelo que Bíblia diz sobre o que somos, e não pelas mensagens que nossa mente recebe e armazena ao longo da vida, de fontes desautorizadas por Deus.
Faça uma faxina nos arquivos da sua mente.  Tenha a coragem de Davi,  e diga ao Senhor:  “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.

O salmista sabia que a reorientação de seus desejos e pensamentos só podiam ocorrer através da intervenção divina.  O senhor pode mudar o roteiro de sua vida e você experimentará um futuro promissor.

Siga essa orientação bíblica, de Rom.12:2   “ ... transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.   Amem!
                                  Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário