“... Entrega o teu caminho ao Senhor;
confia no Senhor e ele tudo dará” ( Salmos 37:5)
Vivemos em um mundo sob pressão. As pressões da vida são as geradoras de estresse e depressão. Não há como evitá-las. Elas estão no casamento, na família, na igreja, no trabalho. Os relacionamentos, por si só, geram pressões.
Estamos envolvidos numa batalha o tempo todo. O Diabo está a espreita para matar, roubar e destruir vidas. Sentimentos de tristeza, abandono, fracasso, tomam conta do coração de uma grande parte de pessoas que não conseguem lidar com as pressões da vida.
Não é um pecado passar por momentos depressivos. Todos nós enfrentamos situações na vida que podem nos levar a isso. Mas a questão é: O que faço para superar as questões adversas da vida?
O rei Davi , por exemplo, chegou a um nível de abandono que o levou a questionar Deus, dizendo: “ Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústias?” ( Sl.10:1). ‘ Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” ( Sl. 13:1). Deus meu, Deus meu, Porque me desamparaste??” Por que te alongas das palavras do meus bramido e não me auxilias?” ( Sl. 22:1).
Neste episódio, Davi não cometeu nenhum pecado contra Saul, para fugir da sua implacável perseguição, com seu exército de três mil homens, dia e noite, no seu encalço.
Algumas vezes não fugimos, mas fazemos pequenas concessões. As concessões que fazemos, com o reino das trevas, por mais justificáveis que seja ofende a Santidade de Deus. Deus não faz e não autoriza qualquer tipo de concessão com o Príncipe das trevas.
Outras vezes, fugimos de uma situação e caímos em outra pior. O Diabo sempre oferece uma boa saída, uma “ falsa paz”. Faça isso ou aquilo; e, você se sentirá melhor. Você não está bem no seu casamento, arrume uma amante. Tome um copo de cerveja, fume um cigarro, experimente um entorpecente. etc.. . Não é isso que Satanás tem feito com muitas pessoas? Quando cedemos a Satanás, desonramos a Deus – o Senhor da vida.
Qual é o lugar mais seguro para um crente, ferido, ficar? O grande erro de Davi foi tomar a seguinte decisão: “ Disse, porem, Davi consigo mesmo. Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul. Nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos Filiteus; para que Saul perca de toda as esperanças e deixe de perseguir-me por todos os limites, assim Le livrarei de sua mão” ( 1 Sm. 27:1).
APRENDA A LIDAR COM AS PRESSÕES DA VIDA:
- Na pressão: Busque refúgio no Senhor
” Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
( Salmos 46:1). Em um mundo tenebroso que vivemos o medo e o temor tomam conta de todos nós. Mas a Palavra de Deus diz, que mesmo que mundo venha a desabar, não precisamos temer. Deus não é um abrigo temporário, é eterno; pode dar a você a força e segurança que você busca.
- Na angústia: Clame ao Senhor
“ Atende o meu clamor porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu” ( Salmos 142:6 )
Você já se sentiu como se ninguém se importasse com o que lhe aconteceu? Davi tinha uma boa razão para sentir-se desse modo; por isso orou a Deus: “ atende ao meu clamor, porque estou muito abatido”. Você também pode clamar ao Senhor. Abandone a concha onde você está se refugiando, lembre-se Deus se importa com você.
- Nas decisões: Faça escolhas que agradam ao Senhor
Davi disse: “Não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos Filisteus” ( 1 Sm. 27:1.
Certamente não foi a melhor escolha que Davi fez, buscar proteção de um povo inimigo. As más escolhas da vida seguem o mesmo padrão, porém em direção oposta. Cada decisão que você toma em concordância com Deus contará com Sua proteção; mas se optar por não concordar, o resultado: confusão e destruição.
Para você refletir: Nas crises, busque sempre refúgio, no Altíssimo. Na angústia, clame ao Senhor. Nas decisões, escolha soluções que estejam sempre em concordância com a Palavra do Senhor. Quando você se sentir num beco sem saída, oportunidade para Deus agir. Deus está olhando para você, com olhar de misericórdia - Amem!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário