quarta-feira, 7 de março de 2012

MULHER VIRTUOSA! O SEU VALOR EXCEDE AO DE FINAS JÓIAS

    “.. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao  de finas jóias”
Provérbios 31:10

                                                                                                                                                                                
No dia  08 de março comemora-se o  Dia  Internacional da  Mulher”.
Uma data importante para homenagear pessoas especiais em nossa vida e, refletir o valor e o papel da mulher na família e na sociedade.

Começo pedindo permissão para homenagear,  seis  mulheres especiais na minha vida, que são:  minha esposa Elzi, minha mãe Anatil, minha sogra Ana, minha filha Anna Caroline, minhas noras Juliana e Melina. São mulheres virtuosas que excedem o valor de finas jóias.  Ao homenageá-las, estendo a lista a todas as mulheres que terão acesso a essa meditação.

Mulher virtuosa é uma designação bíblica que denota uma pessoa cheia de virtudes. Para preencher os quesitos de uma mulher virtuosa,  a mulher  passa pelo desafiante  caminho de filha, esposa, nora, mãe, sogra, avó, bisavó, tataravó.  São  papéis, que vão se incorporando na trajetória da vida.

Ao criar a mulher Deus não criou uma super criatura. Mas, com virtudes que a torne paradigma de confiança, diligência, organizada e amorosa. Deus  fez a mulher única e singular, fechando com chave de ouro toda obra de sua criação.  Ao  final, se deleitou, no que fez: “ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. E descansou de suas obras.

Ao capacitá-la com muitas habilidades,  o Criador não teve o propósito de fazer, dela, uma máquina humana para executar tarefas ou objeto sexual.   Mas sim,  para ser amada, honrada e valorizada.

O livro de  Provérbios descreve, no capítulo 31,  qualidades  de uma  mulher virtuosa; uma mulher de força e polivalente. Destacaremos algumas dessas qualidades:

. Inspira  confiança
 (v.12) Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”.

. Hábil na  condução  do lar
(v. 15 ) “ É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”.

. Apoiadora do marido
(v.23)  Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra”.

. Sábia na educação dos filhos
(v.26) “ Falas com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.

. Empreendedora
( v.16) “... Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho”.

A forma como Deus a fez é a forma como Deus  a vê.  E Ele a vê como mulher virtuosa e sábia.
A mulher sábia  edifica a sua casa” ( Pv. 14:1). Edificar uma família exige trabalho árduo sem nenhuma expectativa de recompensa.  E trabalho árduo requer um alto preço e renuncia,  que nem todas  mulheres estão dispostas a pagar.

Na Bíblia, encontramos exemplos extraordinários de mulheres que brilharam. Mulheres que alcançaram sucessos, e o topo, através do serviço e dedicação.E, por isso  tiveram seus nomes registrados no Livro Sagrado. Mulheres que fizeram história .        Alguns exemplos:
- Rute serviu a sua sogra, Noemi, em  circunstâncias das mais difíceis para ambas. O resultado de sua dedicação a sua sogra,  rendeu-lhe dividendos que  não ambicionava,  ser a avó do rei Davi.
- Ester, órfã e exilada, chegou ao posto de rainha, serviu o seu povo numa das horas mais difíceis de sua história.
- Débora,  dona de casa , não recusou  em servir o seu povo,  como juíza,   foi chamada  “´mãe em Israel”.
- Maria, mãe de Jesus, abdicou-se  de uma vida normal  e pagou um alto preço, para ser  a mãe do Salvador do mundo.
- Muitas outras mulheres serviram Jesus com seus bens e suas casas.
Entraram para a  história, através de suas vidas e ações.
Qual tem sido a sua história? O que você tem escrito no livro da sua vida???? O que seus filhos, netos, bisnetos, falaram sobre você?
 Pense nisso...

- Deus continua no seu projeto original. Você  é uma mulher  virtuosa, valorosa e vitoriosa. É assim que Deus a fez e  a vê!  Creia nisso, e desfrute desta vida abundante e abençoada que Deus tem pra você!

Nossa homenagem, especialíssima, as mulheres que abdicaram de  seus projetos pessoais para servir a Deus de forma integral. São mulheres virtuosas e especiais; não procriam  filhos biológicos, mas estão povoando os Céus,  com filhos espirituais.  São dignas de ser louvada!

Para você refletir:

“ Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” ( Provérbios 31:30)

A  mulher que honra a Deus, não fracassa - porque  ela...
.    Prioriza o seu relacionamento com Deus; 
.    Não abre mão do  comprometimento com seu lar e com a sua  família;
.    Responde com eficácia seus compromissos profissionais e as tarefas
     assumidas; 
.   Dedica serviços para Deus  através dos ministério da Igreja e na
    comunidade.
.   Preza a sua feminilidade, porque entende que é um dom de Deus.

Oração de graça:
“ Obrigado Senhor , por  ter criado um ser tão especial e com tantas habilidades. Que cada mulher, se sinta mulher, e tenha  orgulho em ser mulher. Que ela se   veja como o senhor a vê ,  sinta-se amada e honrada. E sinta que ser Mulher é um privilégio e não um fardo. Que o Senhor as abençoe  rica e abundantemente. ” Amem!
Por amor a Cristo!



2 comentários:

  1. Amém! Ótimo texto, meditação profunda e prática. Obrigada pela homenagem sogro. Somos abençoadas tb por homens como o senhor (e seus filhos, claro!).

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Queridos e amados irmão Arão e Elzi. Texto abençoado. Como não exaltar e ser magnãnimo que representa a imagem de Deus. Parabéns pela excelência do conteúdo. Texto de fácil entendimento, sempre à luz dos ensinamentos de Deus. Lendo seus textos ficamos mais entusiasmados para buscarmo o entendimento da Palavra e aplicá-la em nosso dia-a-dia. Abração. Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir