quarta-feira, 18 de abril de 2012

CONFISSÃO DE FÉ MOTIVADORA E TRANSFORMADORA


“... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo”
( Fp. 1:6)



A Fé cristã genuína é uma confissão que produz uma ação motivadora  e transformadora.  É motivadora porque nasce de uma experiência pessoal, gerando grande impacto em sua vida, que torna-se impossível não influenciar outras pessoas que estão à sua volta. É transformadora  porque  age na mente e no coração provocando transformações na maneira de pensar e agir.   
Sua fé se enquadra neste perfil?
A fé é uma confissão que deverá responder a duas  perguntas:
 Em  Quem cremos?               Por que cremos?.
  
 “Crer” significa: chegar a um entendimento de que Jesus é o Filho de Deus; recebê-lo como Salvador, Senhor e Mediador; colocar a confiança  e segurança, nEle, o único que  pode salvar; confessar, através de palavra e atitudes, que a palavra de Deus é  fidedigna  e que Jesus tem o poder de transformar-nos em alguém muito melhor.
O que motiva a sua Fé?
 A sua fé é motivada pelo medo de ir para o inferno? Ou é uma fé motivada pelo desejo de se tornar uma pessoa melhor qualificada para ser um agente de transformação em um mundo que está totalmente influenciado pelo maligno?  As multidões procuravam João  Batista, motivadas na busca de um batismo que as livrasse da ira de Deus  ( Lucas 3:7).    Muitas pessoas estão buscando um seguro contra o fogo do inferno, e não estão buscando uma confissão de fé motivadora e transformadora.

Quando uma confissão de fé não se torna  motivadora nem transformadora:

1-  Quando a fé é vivida no anonimato , uma vida cristã secreta
Uma fé vivida no anonimato é desprezível,  não serve para motivar vidas nem transformar o mundo. Deus é especialista em encontrar crentes anônimos e trazê-los ao palco da fé cristã. Nicodemos, uma autoridade judaica, viveu essa experiência; deixou o anonimato para se declarar um seguidor de Jesus.
Que tipo de fé você está vivendo?

2. Quando a fé é vencida pelas influências do mundo, fazendo o que o mundo faz.
Quando o crente perde o foco de influenciar o mundo, não vivendo  os valores eternos, está sendo vencido pelos valores do mundo. A sua fé deixa de ser real, não está frutificando obras espirituais. Tiago afirma que esse tipo de fé é morta ( Tg. 2:11). Uma fé morta Jesus compara a uma árvore  que não produz frutos. Essa arvora é cortada, e jogada fora porque está apenas ocupando espaço ( Mt.3:10). Uma fé meramente intelectual não terá nenhuma utilidade no Reino de Deus. Torna-se uma fé desprovida de práticas de boas obras, portanto, desqualificada.
A sua fé é influenciadora e motivadora?

Quando  uma confissão de fé se torna  motivadora e transformadora:

1.  Quando usamos nossa vida e recursos priorizando o Reino de Deus e quando nos posicionamos sempre  a favor da justiça.
Priorizar o reino de Deus e nos posicionar  em favor da justiça, são  mandamentos do Senhor Jesus que tornam a nossa fé motivadora e transformadora ( Mt. 6:33).  Buscar as coisas do alto, significa envidar todos os esforços para colocar as prioridades do céu, na prática diária, onde vivemos e influeciamos.

O que é mais importante para você?
Pessoas, metas, desejos e até objetos, disputam lugar em nossa vida. Se não formos firmes e escolhermos dar ao Senhor o primeiro lugar, em cada aérea da nossa vida, qualquer um desses interesses ocupam rapidamente o lugar de Deus. A Bíblia  chama de pecado de idolatria.

2. Quando vivemos uma confissão de fé  em que os valores  morais e éticos  honrem  a pessoa de  Jesus Cristo
Uma confissão  de fé motivadora e transformadora passa pelo crivo de uma conduta moral irrepreensível.  Viver uma confissão irrepreensível exige esforço e autodisciplina. Todo cristão deve almejar como meta de sua vida alcançar esse padrão elevado de  conduta  ( Ef. 4:12)

Uma conduta moral é um bem maior da fé cristã.  Não são os valores materiais, intelectuais que nos credenciam a sermos importantes no Reino de  Deus. Mas uma vida que aprendeu a governar bem a própria vida, a família, a carreira e os negócios. Só é possível governar bem construindo o caráter à semelhança   de Cristo.

Oração e súplica : “ Senhor Deus, suplicamos-Te por  Tua ajuda.  Faça-nos agentes de mudanças. Que  a nossa fé seja uma confissão  motivadora e transformadora. O mundo clama por pessoas que vivam esse tipo de fé. No nome de Jesus Cristo, Amem”.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário