“... Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmo; mas esses que se medem a si mesmo e se comparam consigo mesmo, estão sem entendimento”
( 2 Coríntios 10:12)
O metro é um instrumento indispensável em muitas atividades da vida. Não foi feito para medir a capacidade e o potencial de uma pessoa. Entretanto, indivíduos, circunstâncias e valores humanos tem servido de metro para medir a capacidade na vida de muitas pessoas. Muitas pessoas representam o que são, porque estão sendo medidas por esses tipos de metros.
Os pais podem ser esse tipo de metro medindo a capacidade do filho. Exemplo muito comum quando declaram ao seu filho ou filha: “ Você nunca vai ser ninguém na vida”. O filho carregará dentro si essa mensagem: “ eu não vou conseguir”. Esse filho enquanto não se libertar desse laço emocional, será um forte candidato a desistir dos seus sonhos.
As circunstâncias são tipos de metros que medem a vida de muitas pessoas. Essas pessoas são dominadas pela síndrome de que tudo é motivo para desistir. Conformam-se no ponto em que estão, não seguem em frente. Passam a usar o seu próprio metro. Medem a sua capacidade, as dificuldades, as críticas e perdem o melhor de Deus para as suas vidas.
Siga exemplos de pessoas que deixaram de usar metros humanos e passaram a usar o metro Divino. Alguns exemplos bíblicos.....
Abrão, quando Deus lhe disse que seria pai de uma multidão, deixou de usar o seu metro ( estou velho, minha mulher não tem mais idade para procriar) e usou o metro de Deus. Sara gerou Isaque, que gerou Jacó, que gerou as doze tribos de Israel.
Moisés, quando Deus lhe disse que iria conduzir e libertar o povo Hebreu da escravidão do Egito, deixou de usar o seu metro ( estou a quarenta anos fora do Egito, sou um pesado de língua...), e usou o metro de Deus. Moisés conduziu cerca de dois milhões de pessoas, a maior façanha que um homem já vez na façe da terra.
Davi, quando viu um filisteu afrontando o Deus vivo, deixou de usar o metro de Saul e do seu exército (que viam um gigante temível e invencível), e usou o metro de Deus, viu um homem grande que tinha uma grande testa, impossível de errar o alvo
JOSUÉ E CALEBE, quando receberam a missão de espiar a terra de Canaã, com mais dez companheiros, deixaram de usar o metro humano
( esta terra é impossível de ser conquistada, seu habitantes são gigantes....), e usaram o metro divino. Viram que a terra de Canaã era o melhor lugar para construir a nação de Israel.
GIDEÃO, quando Deus o chamou para livrar o seu povo das mãos dos Filisteus, deixou de usar o seu metro ( sou da menor tribo, da menor família), e usou o metro divino. Foi vitorioso em todas as suas batalhas.
RUTE, quando a tragédia familiar abateu a sua vida, deixou de usar o seu metro ( estou viúva, minha sogra viúva e amargurada....) e usou o metro de Deus. Casou-se com Boás, que veio a ser avô do rei Davi. Dessa linhagem veio ao mundo o Senhor Jesus.
E SUA HISTÓRIA.... como você a descreveria? Sua vida está sendo medida pelo metro de Deus ou de pessoas e circunstâncias?
Descarte o seu metro e passe a usar o metro de Deus, praticando pequenas ações – como:
Siga o exemplo do menino que entregou a Jesus o seu lanchinho ( cinco pães e dois peixinhos). Na prática ele descartou o seu metro e usou o metro de Deus, pensou: tem uma multidão que precisa se alimentar, o meu lanchinho pode contribuir para isso. O Senhor Jesus, que usa o metro divino, multiplicou o lanchinho e a multidão foi saciada.
Quando usamos o metro humano, nunca experimentaremos milagres. Quando usamos o metro divino, seremos sempre surpreendidos. Ele quer usar você, para escrever uma linda história através da sua vida. Creia e seja um vitorioso com o Senhor.
Para você refletir:
- Qual desses personagens bíblicos você mais se identificou?
- Que tipo de maldição foi lançada sobre sua vida que não se libertou?
- O que você gostaria de descartar?
Oração: “ Senhor Deus, que esta meditação alcance o coração das pessoas que podem estar se medindo com os seus proprios metros, para que se permitam ser medidas pelo Teu Metro.. E desfrutem da vida vitoriosa que o Senhor tem para cada uma delas. No nome de Jesus, Amem!”.
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário