quarta-feira, 25 de abril de 2012

VOCÊ SE PERMITE MEDIR COM O METRO HUMANO OU COM O METRO DE DEUS?






“...  Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que  se louvam a si mesmo; mas esses que se medem a si mesmo e se comparam consigo mesmo, estão sem entendimento”
 ( 2 Coríntios 10:12)



O metro é um instrumento indispensável  em muitas atividades da vida.  Não foi feito para medir a capacidade e o  potencial de uma pessoa.  Entretanto, indivíduos, circunstâncias e valores humanos tem servido de metro para   medir   a capacidade  na vida de muitas pessoas. Muitas pessoas representam  o que são,  porque estão sendo medidas por esses tipos de metros.

 Os pais podem ser esse tipo de  metro medindo  a capacidade do filho. Exemplo muito comum  quando  declaram ao seu filho ou filha:   “ Você nunca vai ser ninguém na vida”. O filho carregará dentro si essa mensagem: “ eu não vou conseguir”.  Esse filho enquanto não se libertar desse laço emocional, será um forte candidato a desistir dos seus sonhos.

As circunstâncias são tipos de  metros que medem a vida de muitas pessoas.  Essas pessoas são dominadas pela síndrome de que tudo é motivo para desistir.  Conformam-se no ponto em que estão,  não seguem em frente.  Passam a usar o seu próprio metro.  Medem a sua capacidade,  as dificuldades, as críticas e perdem o melhor de Deus para as suas vidas.

Siga exemplos de pessoas que deixaram de usar metros humanos e passaram a usar o metro Divino.  Alguns exemplos bíblicos.....

Abrão,  quando Deus lhe disse que seria pai de uma multidão, deixou de usar o seu metro ( estou velho, minha mulher não tem mais idade para procriar) e usou o metro de Deus. Sara gerou Isaque, que gerou Jacó, que gerou as doze tribos de Israel.

Moisés, quando Deus lhe disse que iria conduzir e libertar  o povo Hebreu da escravidão do Egito, deixou de  usar o seu metro ( estou a quarenta anos fora do Egito, sou um  pesado de língua...), e usou o metro de Deus. Moisés conduziu cerca de dois milhões de pessoas, a maior façanha que um homem já vez na façe da terra.

Davi,  quando viu um  filisteu  afrontando o Deus vivo, deixou de usar o metro de Saul e do seu exército (que  viam um gigante temível e  invencível), e usou o metro de Deus, viu um homem grande que tinha uma grande testa, impossível de errar o alvo

JOSUÉ E CALEBE,  quando receberam a missão de espiar a terra de Canaã, com mais dez companheiros, deixaram de usar o metro humano
( esta terra é impossível de ser conquistada, seu habitantes são gigantes....), e usaram o metro divino. Viram que a terra de Canaã era o melhor lugar para construir a nação de Israel.

GIDEÃO, quando Deus o chamou para livrar o seu povo das mãos dos Filisteus, deixou de usar o seu metro ( sou da menor tribo, da menor família),  e usou o metro divino. Foi vitorioso em todas as suas batalhas.

RUTE,  quando a tragédia familiar abateu a sua vida, deixou de usar o seu metro ( estou viúva, minha sogra viúva e amargurada....)  e usou o metro de Deus.  Casou-se com Boás,  que veio a ser avô do rei Davi. Dessa linhagem veio ao mundo o Senhor Jesus.

E SUA HISTÓRIA....  como você a descreveria? Sua vida está sendo medida pelo metro de Deus ou de pessoas e circunstâncias?

Descarte o  seu metro e  passe a usar  o metro de  Deus, praticando pequenas ações – como:

Siga o exemplo do menino que entregou a Jesus o seu lanchinho  ( cinco pães e dois peixinhos).  Na prática ele descartou o seu metro e usou o metro de Deus, pensou:  tem uma multidão que precisa se alimentar, o meu lanchinho pode contribuir para isso. O Senhor Jesus, que usa o metro divino,  multiplicou o lanchinho  e a multidão foi saciada.
Quando usamos o metro humano, nunca experimentaremos milagres. Quando usamos o metro divino, seremos sempre surpreendidos.  Ele quer usar você, para escrever uma linda história através da sua vida. Creia e seja um vitorioso com o Senhor.
Para você refletir:
-  Qual  desses personagens bíblicos você mais se identificou?
-  Que tipo de maldição foi lançada sobre sua vida que não se libertou?
-  O que você gostaria de descartar?

Oração: “ Senhor Deus, que esta meditação alcance o coração das pessoas que podem estar se medindo  com os seus proprios metros, para que se permitam ser medidas pelo Teu Metro.. E desfrutem da vida vitoriosa que o  Senhor tem para cada uma delas.  No nome de Jesus, Amem!”.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário