sábado, 30 de junho de 2012

BUSQUE NA FONTE AS RESPOSTAS DOS " POR QUÊS" DA VIDA...



  “... Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” ( Jeremias 29:11)

Os “Por quês” sempre nos acompanham  por toda a vida. Para as  crianças  os “Por quês ” têm  um significado de querer saber  coisas novas sobre a vida, ou  na busca de  explicações  do  por quê   “não pode”.  Para os adultos, os  “Por quês”  passam a ter outro significado:  Por que  aconteceu comigo? Por que fiz desta forma? Por que não me avisaram? Por que Deus não me protegeu? Você tem feito esse tipo de perguntas?

Muitos dos  “Por quês” não vamos encontrar respostas em teorias humanas. Deus ao  criar o mundo estabeleceu  princípios e leis para dar sentido e direção a vida. Leis como: “causa e efeito”, “semear e colher”,  "escolhas com consequências" e tantas outras.

A primeira consequencia da lei  da “causa e efeito” aconteceu no Edén, com Adão e Eva.  Gênesis 2:16 “ E  o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  O casal comeu do fruto e  foi punido. A “causa”? Desobediência. O “efeito”?  Morte espiritual.
             
Nem todas as experiências da vida passam pela lei da “causa efeito. Tomando como exemplo as experiências vividas por Jó, leva-nos a entender que nem sempre um efeito está ligado a uma determinada causa.

Jó ao passar por tanto sofrimento e perdas, recebe a visita de três amigos.  Acreditavam eles   que a lei da “causa” e “efeito” aplicava-se a todo tipo de experiências que as pessoas vivem. Entendiam,  que coisas boas acontecem as boas pessoas; e,   coisas ruins,  às pessoas más. Os seus amigos o massacraram com base nesse legalismo espiritual.
Diante de tantas confrontações e  buscas de respostas dos “ por quês” de Jó passar por tantas provações, eis que surge uma surpreendente  revelação. As respostas não vieram através de uma teoria religiosa, e sim, de uma  experiência pessoal  de  “ conhecer a Deus”.  Que experiência maravilhosa!

Você pode até questionar que as experiências vividas por Jó, foram atípicas. Entretanto, você  concordará que  a dor, as perdas e abandono das pessoas,  não são experiências atípicas.  Todos nós estamos  sujeitos a passar por isso. Quem sabe você já passou ou esteja passando  por algumas dessas situações.

 Busque na fonte as  respostas  dos “Por quês” da sua vida:

1- Acredite que sempre haverá   uma outra maneira de você  enxergar  o   “por quê”   das coisas acontecerem na sua vida. Jó 42:5-6, você encontrará a mais importante confissão que uma pessoa pode fazer na vida: “ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.  Você tem conhecido a Deus por experiência ou por ouvir dizer? A sua resposta fará toda diferença.

2-  Experiente conhecer a Deus na sua Pureza e Santidade. Você entenderá que muitos dos sofrimentos, perdas e dor,  são frutos de pecados e de atitudes errôneas.  Os “Por quês” da vida vão se revelando na medida que  você conhecer e desfrutar da santidade de Deus.

3- Conheça a Deus, o seu Amor e Misericórdia.   Você será movido por um profundo reconhecimento de quem você é.  O que levará a reconhecer os seus  pecados,  gerando um sentimento de arrependimento e confissão. E través do Sangue purificador do Seu Filho Jesus Cristo, receberá a  purificação.   (1 João.1,8,9)

Reflita sobre isso:
- A disposição de Jó, em arrepender-se e confessar os erros, é um bom exemplo para todos nós.
- As vezes o sofrimento nos molda para que possamos ajudar outras pessoas.
- Outras vezes, os sofrimento é um ataque de Satanás a nossa vida.  “...o meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não trate segundo a vossa loucura...”     ( Jó 42:8).  
- Que você tenha a maior experiência de sua vida,  e declare: “Eu te conhecia só de ouvir falar,  mas agora os meus olhos te vêem”.
- O mesmo Deus que encerrou o capítulo da vida de Jó, desta maneira: “Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro...”( Gn. 42:12);  quer fazer  também na sua Vida!  Busque ao Senhor e desfrute da vida abundante que Ele tem pra voce.    Amem!
           
Por amor a Cristo!