sábado, 9 de junho de 2012

A VIDA É UM CONSTANTE RECOMEÇO....


“... A quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a força do meu coração”  
( Salmo 73:25,26)


As exigências do mundo moderno tem levado muitas pessoas a um nível de cobrança acima de suas capacidades física, emocional e espiritual;  causando esgotamento,  fadigas e frustrações, até mesmo nas crianças.

O cientista e professor Dr. Herbert  define uma pessoa esgotada como:
 alguém que está num estado de fadiga ou frustração em conseqüência de sua devoção a uma causa, seu estilo de vida, seus relacionamentos, coisas que não lhe trouxeram a recompensa esperada”.

Na sua definição o cientista aponta quatro áreas que são geradoras de fadiga e frustração, que são: 
   
1ª -  Devoção a uma causa:  por vocação todos nós temos uma causa pela qual  lutamos na vida. Nela, investimos toda nossa energia, expectativas e recursos.  A pergunta é: tem valido a pena todo esse esforço pela causa que você elegeu para sua vida? Suas expectativas são reais, animadoras ou frustrantes?

2ª - Estilo de vida - a ostentação, que faz manter um padrão de vida acima da capacidade, tem levado pessoas a desestruturar sua vida financeira, causando  esgotamento e fadiga.
Como você tem conduzido seu estilo de vida? De ostentação ou de equilíbrio?

3ª- Nos relacionamentos: todos sabemos que  relacionamento é o que mantém as pessoas unidas, no casamento, na família e na comunidade.  Expectativas irreais, egoísmo, individualismo, são as principais causas de rompimento nos relacionamentos. Como você se vê nesta área?  

4 -  Resultados não esperados: nada mais frustrante do que lutar por uma causa e não colher  os resultados esperados.  Isso tem sido a causa de esgotamento de muitas pessoas:  lutaram pelo casamento, fracassaram;  lutaram pelos filhos, seguiram outros rumos; investiram na empresa, os negócios  não vão bem; profissionalizaram, enfrentam  concorrências desiguais; etc

Você se identificou numa dessas situações?  Temos uma boa noticia para você. Os fracassos, o horror de perceber a própria fraqueza, não é o fim;  mas,  a porta de entrada para uma nova perspectiva de vida.

Tenha um coração aberto e pronto para receber uma palavra de Deus que vai conduzi-lo a uma nova porta de oportunidades:

a) Considere o fato que vem de Deus, tanto a bonança como as dificuldades. Veja o que diz o sábio rei Salomão: “ Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: É Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã” ( Ecl. 7:14)

Procure entender  e aceitar que o Senhor tem permitido tempos difíceis na sua vida e tempos bons. Trata-se de  uma combinação perfeita do amor de Deus, para não permitir que gere, no seu coração: orgulho, soberba, achar que o mundo gira em torno de si mesmo, ou se sentir a pessoa mais desprezível do mundo.

b) Reveja, com um coração  ensinavel, a forma como você  se vê  sendo uma pessoa justa e sábia. Leia refletindo esta palavra de Salomão:  “ A minha vida tem sido uma ilusão, mas nela eu tenho visto de tudo. Há pessoas boas que morrem, e há pessoas más que continuam a viver a sua vida errada. Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir? Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo?  Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus terá sucesso em tudo”. ( Ecl. 7: 15-18).

O que você entende ser uma pessoa muito justa e muito sábia? Salomão nos leva  a seguinte  reflexão:  que não devemos fazer nada motivado pelo orgulho, nem pelo legalismo ou pela falsa retidão. São condutas que podem levar uma pessoa  a se achar tão boa, ou sábia,  aos seus próprios olhos, ao ponto de se iludir com a sua  performance de uma pessoa justa e sábia.
Atitudes como estas podem estar sinalizando sentimentos, como: preciso esforçar-me o máximo para obter aprovação e ser aceito; possuo mais qualidades, portanto, mereço mais que o outro; prefiro trocar de lugar com os ímpios para obter fama e riquezas. ( medite do Salmos 73).

Não permita  que causas ilegítimas  gerem em você, esgotamento e fadiga,  de forma que você venha  acordar tarde demais e perder de vista a realidade sobre  Deus  e sobre você mesmo. Veja a vida sob a perspectiva de Deus. Amem!

Por Amor a Cristo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário