terça-feira, 14 de agosto de 2012

CASAMENTO E O DINHEIRO – COMO LIDAR QUANDO OS ESTILOS SÃO DIFERENTES... (II)





“... Considerei todas as obras que fizeram minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” ( Eclesiastes 2:11)


A maneira como lidamos com o dinheiro influencia positiva ou negativamente o relacionamento conjugal. Como caminhar juntos quando os estilos de como lidar com o dinheiro são diferentes? O que é mais importante para você:  o dinheiro ou o seu relacionamento? Se  você for casado ou pretende se casar,  gaste um tempo para refletir em qual dos perfis se encaixa? Se for casado ou casada, que tipo de conseqüência tem trazido no seu casamento?

POUPADOR X GASTADOR
As discussões estarão sempre focadas  em poupar e gastar.  Se não houve bom senso o relacionamento será  de constantes crises e brigas.  A solução, buscar o ponto de equilíbrio onde o poupador seja convincente nas razões do porquê  guardar dinheiro,  e o gastador se convença da necessidade de refrear seus impulsos.   Perfil de casais  desse tipo: um tropeçando no outro.

POUPADOR X DESCONTROLADO
 Nesse tipo de relacionamento o poupador sabe que terá ao seu lado  um descontrolado.  Muitos dos sonhos e objetivos  comuns  serão frustrados. O   relacionamento  tende a manter o  equilíbrio, mesmo que  ambos não saibam exatamente para onde estão indo ou por que acumulam recursos.  Perfil de casais desse tipo:  um puxando o outro.

POUPADOR X DESLIGADO
 O poupador e o desligado caminham sem discussões quando o assunto é   dinheiro. O desligado tende a concordar com a necessidade de poupança para o futuro e até  colabora com  esse objetivo.  Esse perfil de casal  pode chegar à velhice acumulando duas coisas: dinheiro e frustração.  Um planejamento ajudará a saber quando  é a hora de gastar e quanto pode gastar.  Perfil de casais desse tipo: um puxando o outro, porém com o risco de envelhecerem com a sensação de que um tropeçou no outro.

POUPADOR X FINANCISTA
O  poupador é um conservador, pensa sempre alongo prazo. O  financista é girador, quer que as coisas aconteçam rapidamente.   Se ambos trabalharem bem as suas idéias , podem construir juntos bons resultados,  será a união do  sucesso financeiro.  Perfil de casais desse tipo: tendência de começar com “um  puxando o outro “  e evoluir para  “ a todo o vapor”.

GASTADOR X  DESCONTROLADO
Gastador e Descontrolado é o tipo de relacionamento que não vai durar muito para contar a história. O gastador gasta o que não tem, enquanto   o descontrolado gasta além da conta.  Essa conta nunca vai fechar.Tanto o gastador quanto o descontrolado perceberá que não conseguirá  atingir seus desejos pessoais de consumo porque a culpa é do parceiro.  Perfil de casais desse tipo:  a todo o vapor para a separação.

GASTADOR X DESLIGADO
É uma combinação que dá a sensação de viver em um mar de rosas. Como o gastador se  apega ao  consumo e o desligado não,  ambos se orgulharão do espaço concedido ao outro. 
O grande problema  é  chegar à velhice sem um plano de aposentadoria, não poder manter um razoável padrão de vida que acostumaram viver.
Perfil de casais desse tipo: um puxando o outro, não se sabe pra onde.

GASTADOR  X  FINANCISTA
É o tipo de relacionamento onde  predomina a razão, pelo lado do financista,  com a emoção, pelo lado do gastador. Tudo depende da capacidade do financista de provar que eles podem juntos garantir muito mais conquistas se agirem de forma planejada. O equilíbrio   deve ser  buscado permanente e conscientemente; quando obtido, será a base de um casal que saberá curtir a vida com segurança.  Perfil de casais desse tipo: um puxando o outro.

DESCONTROLADO  X  DESLIGADO
O destino que se dá no relacionamento  de um descontrolado com um desligado,  é como navegar rumo ao infinito, sem nunca saber onde aportar.  O descontrolado estará sempre levando o extrato bancário para o vermelho, mas terá o desligado o seu lado para culpar a todo mundo menos eles próprios: bancos, inflação, juros, governo, financeiras, etc. Nunca conseguirão acumular riqueza, pois acreditam que isso não depende deles. Perfil de casais desse tipo:  a todo vapor, mas no caminho contrário ao dos sonhos.

DESCONTROLADO  X  FINANCISTA
O descontrolado entende  a  importância do planejamento, mas, por mais que  o financista tente,  jamais convencerá a praticar.  O sucesso do relacionamento dependerá de  o financista assumir  as rédeas das finanças e ser criativo na hora de limitar gastos. Perfil de casais desse tipo: um tropeçando no outro.

DESLIGADO  X  FINANCISTA
O desligado sempre buscará  uma justificativa em achar que o financista exagera no controle das finanças.  Porém, se ambos souberem  lidar com o comportamento do parceiro, esse relacionamento tenderá a resultar em um verdadeiro sucesso  financeiro, pois o desligado não criará empecilhos à construção de planos e saberá  desfrutar cada conquista a seu tempo.  Perfil de casais desse tipo: um puxando outro.

Reflexão:
- Por mais que as diferenças são gritantes num relacionamento conjugal, nada pode justificar o fim do casamento. A busca de outras experiências  vai deparar com pessoas igualmente diferentes.  Busque ajuda, nesta área, faça cursos de finanças,  e  sobretudo, oriente-se na Palavra de Deus.
 Um planejamento familiar é importante. Sugestões de  Livros: “ FAMILIA S/A”;  “ O SEU DINHEIRO”;  “ BENS,RIQUEZAS E DINHEIRO”. Cursos promovido pela UDF (WWW.UDF.ORG.BR).
Por amor a Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário