domingo, 5 de agosto de 2012

ESTILOS DIFERENTES EM COMO LIDAR COM O DINHEIRO ( I )



“ Confia no Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos” (Pv.16:3)

Como você lida com o seu dinheiro?  A maneira  como lidamos com o dinheiro  pode estar ligado com a cultura familiar, com estilo pessoal ou pela  falta de compreensão sobre o assunto. Existem alguns estilos diferentes de como lidar com o dinheiro.Vamos dar a você a oportunidade de refletir sobre “ Qual é  o seu estilo de  lidar com o  dinheiro?”. Se for o caso, faça correções  de hábitos e busque  respostas na Palavra de Deus. 

QUAL DESSES CINCO ESTILOS  VOCÊ SE ENCAIXA? ( extraído e adaptado )

ESTILO POUPADOR: 
Considera importante guardar para o futuro. Restringe ao máximo os gastos atuais, seu objetivo  conquistar a independência financeira.  Pela obsessão em poupar, as suas intenções não são bem compreendidas,  recebem críticas por serem mesquinhos ou avarentos, verdadeiros “ Tios  Patinhas”.
Pontos Fortes: disciplina e capacidade de economizar; Pontos fracos: conformismo com um padrão de vida simples, restrições a novas experiências.

ESTILO GASTADOR:
Para  o gastador a vida é medida pela largura, não pelo comprimento.  É  importante viver bem hoje, pois o amanhã  pode não existir.  Gastam toda a renda, às vezes um  pouco mais.  Gostam de ostentar, destacam-se pelas roupas caras, não se sentem incomodados em encarar um financiamento se o objetivo é ser feliz.
Pontes Fortes:  hábitos  pouco rotineiros,  abertura a novas tendências, muitos hobbies. Pontos Fracos: insegurança em relação ao futuro, dependência extrema da estabilidade no emprego, aversão a controles, orçamentos e contas.

ESTILO DESCONTROLADO:
É o tipo de pessoa que não sabe quanto de  dinheiro entra, nem percebe   quanto sai da conta. A cada  mês, parece que o dinheiro dura menos. Tenta cortar alguns gastos, mas nunca é o suficiente. Usa com freqüência o cheque especial ou paga a conta do cartão de crédito   apenas parcialmente.  Não há a menor vontade  de  sentar e se organizar, considera  desperdício de tempo.
Pontos Fortes: é possível identificar algum? Pontos Fracos: indisciplina, propensão a conflitos, pagamento desnecessário de juros, desorientação.

ESTILO DESLIGADO:
Costuma gastar menos do que ganha,  mas  não sabe  exatamente  quanto.  Poupa o que sobra , quando sobra, sem planejamento.  Se não tem dinheiro na conta, parcela a compra.  Quando os extratos do banco chegam, vão para a gaveta  sem ao menos ser abertos.  A fatura do cartão de crédito é uma surpresa todo mês.  Sempre acha que ainda é cedo para pensar em aposentadoria. 
Pontos Fortes:  alguma folga financeira, espaço  para  reduzir gastos, se necessário. Pontos Fracos:  incapacidade de estipular e atingir objetivos, resistência a planos que exijam disciplina.

ESTILO FINANCISTA:
Rigoroso com o controle de gastos, com o  propósito de economizar.  Nem sempre o objetivo é poupar; às vezes pretende acumular para poder comprar mais pagando menos. Elabora planilha, anda com calculadora e lista de compras nos supermercados e shoppings.  Faz estatísticas e projeções com quantidades e freqüência impressionantes. Entende  de investimentos,  juros e inflação,  é  procurado por amigos e parentes  para orientações. 
Pontos Fortes:  facilidade de desenvolver planos e colocá-los em prática, seleção  crítica de investimentos, capacidade de empregar  melhor o dinheiro. Pontos Fracos: em geral é boicotado pela família , que não se conforma com tantas minúcias; se não souber se fazer entender, torna-se um chato.    ( Extraído e adaptado).

Reflexão:
“ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” ( Pv. 16:1)
Cada pessoa tem seu ponto fraco e seu ponto forte. Nenhum estilo será eficiente se não  estiver apoiado na Palavra de Deus. 
Faça os seus planos, busque respostas no Senhor. Que sua vida seja próspera e abençoada. 
-     Sugerimos a leitura do livro   "O SEU DINHEIRO",  autor Howard Dayton;
- Cursos sobre Finanças  desenvolvidos pela Universidade da Familia ( www.udf.org.br)

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário